A tecnologia está presente em diversas empresas na atualidade, provando ser um elemento determinante para a eficiência e a melhora dos resultados. Uma prova do alcance da revolução digital é o atendimento automatizado em restaurantes, que é uma forte tendência e tornou-se a peça fundamental para o sucesso na gestão desses estabelecimentos.

Suas vantagens são inúmeras: o atendimento de pedidos se torna mais ágil, fluido e menos suscetível a erros e desperdícios. Ao mesmo tempo, com o uso de ferramentas digitais, é possível integrar dados sobre o que acontece tanto no salão quanto no caixa, na cozinha e até no estoque. Dessa maneira, o empresário tem total controle do seu negócio e é capaz de acompanhar números e métricas facilmente.

Todas essas facilidades que a tecnologia proporciona não são sentidas apenas pela equipe e pelos gestores. A experiência do cliente, foco principal para que o restaurante tenha êxito, ganha muito com a informatização, visto que o atendimento melhora em qualidade, rapidez e precisão.

A tecnologia faz toda a diferença no dia a dia e na administração de um estabelecimento. Neste post, você conferirá 6 dicas de como começar a implantar ferramentas digitais no seu restaurante e automatizar seus processos. Continue a leitura e veja como modernizar seu negócio!

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1. Aposte no WhatsApp Business

É difícil encontrar alguém, hoje em dia, que não esteja ligado o tempo todo no popular aplicativo de mensagens, o WhatsApp. Logo, tire proveito do fato de que muitas pessoas estão conectadas lá para se aproximar dos seus clientes e facilitar o contato.

A versão do aplicativo para empresas, o WhatsApp Business, é amplamente usada para atendimento ao consumidor e é muito benéfica para os estabelecimentos. Com essa conta empresarial, você cria um perfil do seu restaurante, contendo seus dados principais, como endereço, horários, formas de contato e descrição — você pode, inclusive, cadastrar um telefone fixo nessa modalidade, se preferir.

O aplicativo corporativo permite que você envie mensagens rápidas e inteligentes para responder mais rápido aos clientes. É possível também avisar que está ausente, diminuindo a ansiedade do cliente que deseja ser atendido imediatamente.

No mais, uma grande vantagem de ter um atendimento automatizado com o WhatsApp Business é ter acesso a relatórios e estatísticas sobre as conversas, que podem ser usados para analisar a performance do restaurante e saber quantos clientes receberam e leram suas mensagens. Essencialmente, ter uma conta empresarial nesse aplicativo tão usado passa mais profissionalismo, segurança e credibilidade para o cliente.

2. Adote os chatbots

A adoção de chatbots — programas que simulam, automaticamente, uma interação humana — está crescendo nas empresas, sobretudo nos restaurantes. Isso acontece porque essa tecnologia pode ser usada em uma infinidade de funções nesses estabelecimentos.

O maior benefício que proporciona é agilizar o atendimento. O cliente pode fazer consultas, tirar dúvidas e finalizar seu pedido com o auxílio desse robô, sem ter que esperar ser atendido por um funcionário. O chatbot pode ser aplicado para:

  • guiar clientes, passo a passo, na hora de fazer um pedido;
  • sugerir pratos de acordo com suas preferências;
  • dar suporte no atendimento ao cliente;
  • reservar mesas.

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3. Implemente o cardápio digital

Uma forma inteligente de atendimento automatizado se dá por meio do cardápio digital, no qual os produtos disponíveis no seu restaurante são apresentados online. Desse jeito, o cliente facilmente acessa suas ofertas e pode escolher o que deseja via tablet ou smartphone.

Além de facilitar o processo de pedidos, o cardápio eletrônico é uma ótima ferramenta de marketing, já que é uma forma de divulgar seus pratos e mostrar detalhes sobre suas comidas e especialidades.

4. Ofereça tablets aos garçons

Outra maneira de informatizar seu estabelecimento é equipando seus atendentes com tablets para que eles possam anotar pedidos digitalmente. Esse recurso é muito interessante, pois substitui a comanda manual, em papel, e torna o atendimento muito mais rápido. O que for computado no tablet, no sistema, vai direto para a cozinha e começa a ser preparado. Ao mesmo tempo, o pedido fica registrado para o caixa, facilitando na hora de fechar a conta.

Para muitos gestores, pode parecer um grande investimento substituir as comandas de papel por tablets, mas esse gasto a mais vale a pena e logo se paga. O atendimento automatizado reduz drasticamente o índice de erros e prejuízos e agiliza o fluxo de pedidos, o que deixa clientes mais satisfeitos.

5. Adote a comanda eletrônica

A comanda eletrônica é uma forma prática e fácil de oferecer atendimento automatizado para os clientes. Ela funciona da seguinte forma: ao entrar no restaurante, o usuário recebe sua comanda numerada. Os garçons, com seus tablets, anotam os pedidos no número da comanda, que segue seu fluxo no sistema até a cozinha e para o caixa. No fim da refeição, o consumidor tem acesso à sua conta separada, na qual está registrado exatamente tudo que ele solicitou.

A comanda eletrônica é vantajosa, pois torna o atendimento personalizado, ágil e seguro, permitindo que cada cliente, mesmo em um grande grupo, pague apenas pelo que consumiu com maior facilidade. Paralelamente, o gestor acompanha detalhadamente as suas vendas, a quantidade de clientes e o número de comandas em aberto em tempo real.

6. Invista em um sistema especializado

Aliado a todas essas iniciativas para ter um atendimento automatizado, adote um sistema especializado em gestão de restaurantes que integre todos os processos do seu negócio. Afinal, usar tablets e comandas eletrônicas para os pedidos, por exemplo, demanda um software que dê suporte a essas tarefas. Com ele, o serviço prestado aos clientes torna-se eficaz e dinâmico, o que ajuda a colocar o estabelecimento à frente dos concorrentes.

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Ademais, esses sistemas inteligentes são capazes de integrar as atividades do negócio, munindo o gestor de informação qualificada sobre tudo o que acontece no seu estabelecimento. Dessa forma, o software não será apenas útil para a rotina do restaurante, mas, com ele, o empresário poderá controlar a movimentação e o fluxo de caixa, ver contas a pagar e a receber, monitorar o estoque, emitir notas fiscais, ou seja, controlar e gerenciar toda a operação da empresa.

Ignorar as inovações tecnológicas e as boas práticas do mercado pode fazer com que seu restaurante passe uma imagem de antiquado e seja superado pela concorrência. Portanto, é imprescindível se manter atualizado e apostar em ferramentas para o atendimento automatizado. Assim, o trabalho fluirá melhor e sua gestão será ainda mais estratégica.


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