Com o surgimento do Coronavírus, muitas mudanças que dizem respeito à limpeza e cuidados sanitários precisarão ser tratadas como prioridade em diversos setores, especialmente no hoteleiro. 

Por isso, a orientação é que os proprietários de hotéis e pousadas implementem as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a fim de diminuir os impactos da pandemia.

Sendo assim, para ajudá-los na implantação dessas práticas, no artigo que segue listamos quais cuidados devem entrar na rotina de limpeza e recepção do seu estabelecimento, para assegurar a prevenção contra o Covid-19, mesmo após a pandemia. 

Confira e aproveite para colocá-las em prática hoje mesmo.

Recomendações gerais para prevenir o Coronavírus

  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Evitar proximidade física;
  • Orientar todos os colaboradores sobre os sintomas, transmissão e prevenção do coronavírus;
  • Higienização constante de maçanetas, elevadores e outros locais de manuseio coletivo;
  • Manter uma boa ventilação nos ambientes e disponibilizar álcool em gel em diversos pontos do estabelecimento para que todos mantenham as mãos limpas e descontaminadas.

Além disso, é imprescindível notificar a Vigilância Sanitária e encaminhar para unidades de saúde caso haja suspeita de hóspedes e/ou colaboradores com sintomas.

Anvisa em ação

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está presente em todo o território nacional e tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário

No dia 23/03/2020 a Anvisa publicoua Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 353/2020, que delega aos órgãos de vigilância sanitária ou equivalentes nos estados e no Distrito Federal a competência para recomendar ações de controle sanitário.

A partir deste momento, cada estado/cidade passou a criar os seus próprios protocolos direcionados para o atendimento nos meios de hospedagem, a fim de garantir que as pessoas se mantenham seguras e minimamente expostas ao novo coronavírus.

Leia mais: Você sabe o que é PMS de hotel?

Fiscalização nos estabelecimentos

A Vigilância Sanitária e as equipes de Segurança Pública são as responsáveis por fiscalizar empresas de todos os setores. Caso não haja o cumprimento do regramento disposto na Portaria será aberto um processo administrativo sanitário.

O papel da governança em tempos de Coronavírus

Uma das áreas mais importantes do hotel durante este período é a governança. O setor que faz parte dos bastidores do hotel, passa a ser o protagonista dessa fase que estamos vivendo. 

São esses profissionais que atuarão de forma efetiva para garantir que as mudanças e práticas orientadas pelos protocolos sejam implementadas no hotel, deixando-o em perfeitas condições de higiene, limpeza e conservação, evitando a exposição dos hóspedes ao Covid-19.

Além disso, os meios de hospedagem deverão ter os mesmos cuidados que existe em um ambiente hospitalar. Será necessário desenvolver processos mais rigorosos, rever processos e ser criterioso com a limpeza, comprovando aos hóspedes que o ambiente não está apenas limpo, mas sim totalmente desinfectado.

Durante esse período de pandemia é fundamental também reforçar os treinamentos para o departamento de governança. Com funcionários devidamente preparados e insumos de trabalho sendo usados de forma inteligente, todos estarão prontos para lidar com a situação, e certamente, muitos desses processos serão aplicados mesmo quando tudo isso passar.

Hotéis Covid Free: um certificado pós-pandemia

O setor hoteleiro espanhol já está trabalhando em um certificado pós-pandemia que fará muito hóspede se sentir mais seguro e confiante na escolha de uma hospedagem: o “COVID Free Hotels”.

Leia mais: Veja quais os cuidados necessários precisa ter com piscinas em hotéis

O certificado será dado às hospedagens que estarão aptas a garantir a proteção da saúde de hóspedes e funcionários na retomada das atividades e irá avaliar as medidas adotadas para a padronização de limpeza dos quartos e áreas comuns, além de cozinhas, bares, cafeterias, restaurantes, recepção e outras áreas do hotel. 

No Brasil, a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) está observando essas mudanças e tem como referência essa ideia para adotar com seus associados.

O Coronavírus forçou todos os setores a rever os seus processos, que muitas vezes, eram feitos de uma forma automática. 

Todas as pessoas envolvidas para manter seu hotel funcionando precisam de informações claras e objetivas sobre os procedimentos daqui para frente. 

Oriente cada uma delas e tome as devidas precauções para minimizar os riscos envolvidos neste momento.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *