Quando se fala em marketing sensorial citamos o uso das estratégias de marketing para mexer com as sensações do cliente, aqui, mais precisamente dos hóspedes do seu hotel.
Sendo o marketing o conjunto de técnicas e métodos que identifica necessidades e desejos não realizados de um mercado, as possibilidades são inúmeras aqui. Com isso, criam-se estratégias para o mercado identificado e o potencial de lucro.
Sobre o marketing sensorial abre-se um leque de possíveis campanhas, pois existem muitas possibilidades de usá-lo, já que ele contempla os 5 sentidos corporais: tato, olfato, visão, audição e paladar.
Neste artigo trouxemos dicas valiosas de como aplicar o marketing sensorial na sua pousada.
Ou seja, vamos explicar o que é marketing sensorial, em quais momentos utilizar o marketing sensorial e que impactos ele pode causar na experiência do hóspede. Além de dicas práticas para você colocar em uso imediatamente.
Siga com a gente nessa leitura!
O que é marketing sensorial?
Antes de tudo é importante entender que o marketing sensorial é uma estratégia de vendas e tem o intuito de aumentar as suas reservas. O foco dele é a atração e geração de vendas, utilizando a estimulação dos 5 sentidos: tato, olfato, visão, paladar e audição.
O marketing sensorial apela para a emocionalidade do cliente, para o desejo de impulsividade de compra. Uma vez comprovado que a maioria das pessoas compra mais por impulso do que por razão.
E é esse o ponto que o marketing sensorial deve explorar.
Buscar nos sentidos dos hóspedes as sensações para que desejem estar mais tempo na sua pousada, e, mais importante, queiram voltar e assim criar a fidelização do cliente. E como fazer isso?
Desta forma, para que seja um sucesso, primeiro você deve entender sobre estratégias de marketing e, nesse caso, ter uma visão de como agem os cinco sentidos dos clientes nas experiências que vivem nos meios de hospedagem.
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Os cinco sentidos dos seus hóspedes
Aqui queremos que você e a sua equipe voltem o olhar para os cinco sentidos, não os seus, mas os de seus clientes. Observem como cada um desses sentidos tem papel fundamental no gostar ou não, do lugar em que o cliente está, pois as sensações vividas ajudam a criar conceitos e memórias do local.
VISÃO
Pode-se dizer que a visão é o sentido mais utilizado para o marketing sensorial em meios de hospedagem, pois grande parte das impressões que se tem do mundo é dada pelos olhos. Esse sentido é super aguçado no início da relação hóspede e pousada, porque é pelas fotos, cores e organização que o hóspede tira a primeira impressão.
AUDIÇÃO
Você já parou para pensar que tipo de música sua equipe ouve na recepção? É muito importante que se procure saber, pois essa é a impressão auditiva que o seu cliente terá marcada já no início da sua experiência.
A audição é o sentido responsável por perceber as ondas sonoras e possibilitar a compreensão dos sons ao redor e isso é automático. Então, na pousada é importante verificar se o que se ouve está de acordo com o que você deseja que seus clientes vivenciem. Visto que o que ele ouve influencia na sua emoção.
OLFATO
Nunca subestime o poder de um cheiro, pois a memória olfativa é de longe a mais alcançada por meio dos sentidos. Por isso, observe como é o aroma dos espaços da sua pousada. Esse sentido fará com que seu hóspede goste ou não de estar no seu estabelecimento.
Será que o aposento tem um cheirinho de limpeza e traz à memória o prazer de se hospedar?
TATO
O tato é o sentido responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura. Com esse sentido é preciso pensar na sensação do toque, seja em qualquer parte do corpo. Isso diz respeito a sentir uma textura de tecido, o peso de um cobertor, o tipo de material usado nas paredes do quarto e a temperatura dos objetos.
PALADAR
O paladar é um potente ativador da memória de lembranças, mas antes disso, é um grande meio de oferecer momentos de prazer. Os sabores salgado, doce, amargo e azedo são os que o paladar pode sentir, além de um novo que é chamado umami, este presente nos queijos fortes, cogumelos e leite materno, por exemplo.
A textura, temperatura, ardência e cor dos alimentos também influenciam nas sensações palatais. Percebe como a alimentação da sua pousada vai fazer um grande serviço de marketing sensorial?
Em que momento utilizar o marketing sensorial?
No caso de proporcionar uma experiência inesquecível para o hóspede e conquistá-lo pela subjetividade e pelo desejo, o ideal é utilizar o marketing sensorial já na pré-venda, mas também durante a estadia e no pós-venda. Fazer isso trará maiores chances de sucesso para o seu estabelecimento.
Na pré-venda invista no sentido visão com fotos e organização perfeitas do site da pousada. Faça as fotos do seu espaço e não use muitos filtros, pois podem desconfigurar o que de fato a sua pousada é.
Seja real nas fotos, apenas escolha os melhores ângulos e luminosidade para engrandecer seu estabelecimento. Não queira que seu hóspede crie uma expectativa irreal, pois isso o fará ter uma impressão ruim.
Durante a estada abuse de todos os sentidos do seu hóspede, faça-o viver uma bela experiência. Na estada vale investir nas sensações agradáveis que a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato proporcionam. Desde o check-in, a passagem por todos os espaços do seu estabelecimento, até o check-out. Veja as dicas que separamos para você logo abaixo.
E, por fim, no pós-venda utilize toda a memória boa que o hóspede criou do seu estabelecimento e mexa com aquelas sensações. Por exemplo, faça uma pesquisa referente ao cardápio oferecido e no e-mail mande uma foto bem bonita desse cardápio.
As possibilidades são muitas de usar o marketing sensorial. Pode parecer um pouco trabalhoso pensar nos sentidos do outro, mas podemos garantir que os resultados valem a pena.
Dicas para aplicar o marketing sensorial no seu hotel
Primeiro pense nas formas que pode encontrar para aguçar os sentidos do seu hóspede e fazê-lo viver uma experiência memorável.
Depois trace planos de marketing para fazer chegar até seus clientes o desejo de estar na sua pousada.
Ajudando nessa missão, seguem algumas dicas para agradar e fidelizar o seu hóspede por meio do marketing sensorial:
PELA VISÃO
Invista nas cores, nos formatos e na iluminação. As cores são essenciais para ativar as emoções por meio desse sentido.
Estando de acordo com o seu meio de hospedagem as cores farão o trabalho de acolher o cliente. Em uma pousada mais rústica é importante escolher tons mais terrosos que remetem à natureza, já em uma pousada mais holística deve-se primar pelos tons de branco e lilás.
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Veja como a cromoterapia pode ajudar nessa escolha:
· Branco: paz, harmonia.
· Prata: brilho, distinção.
· Dourado: riqueza, prosperidade.
· Vermelho: entusiasmo, energia.
· Amarelo: concentração, comunicação.
· Castanho: rústico, natureza.
· Lilás: espiritualidade, purificação.
· Preto: modernidade, sofisticação.
É sempre bom lembrar que, a limpeza, a organização e a conservação do ambiente, trazem muitas imagens marcantes para o seu hóspede. Nunca descuide desses itens.
PELO PALADAR
É um momento especial se deliciar com algum prato feito com extremo cuidado e que seja muito saboroso. Assim, como degustar alguma bebida sofisticada ou até mesmo aquele café fresquinho.
Essas são experiências que podem agradar ou desagradar em muito o seu hóspede.
Por esse motivo, treine o seu pessoal para manter um bom padrão no feitio das refeições. Mantenha um cardápio possível de ser atendido e deixe algo para beber sempre fresco na recepção e áreas comuns.
Uma ideia que pode agradar o cliente é oferecer um prato especial ou um welcome drink com o nome da pousada como cortesia.
PELO OLFATO
Para garantir que os clientes tenham uma experiência olfativa agradável é necessário investir na aromatização dos ambientes de seu hotel ou pousada.
Descubra qual fragrância combina mais com o seu espaço e utilize nos ambientes comuns. Os aromas florais combinam mais com ambientes abertos, por exemplo. E nos aposentos o aroma precisa produzir um ambiente agradável e aconchegante, onde o hóspede sinta vontade de permanecer por mais tempo.
Sendo assim, pesquise sobre aromaterapia ou converse com um profissional especialista, essa metodologia tem o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.
Por isso, saber escolher qual aroma vai fazer o seu hóspede se lembrar, positivamente, da sua pousada é um diferencial.
A escolha certa do aroma mexe com o humor e as energias da sua pousada e, por conseguinte, do seu hóspede. Portanto, invista nos difusores e sachês, podendo inclusive, presentear o seu hóspede com um desses mimos especiais.
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PELA AUDIÇÃO
Treine a sua equipe para ser o mais cordial possível, não permita discussões desnecessárias nos ambientes comuns. Ninguém quer que o hóspede saia com essa experiência, não é mesmo?
Para criar uma ótima experiência sensorial mantenha músicas neutras nos ambientes comuns. Para os quartos, crie uma conta do hotel em uma plataforma de streaming de música e disponibilize diversas playlists para diferentes momentos.
Uma família em férias vai curtir uma playlist que combine com seu estado emocional, por exemplo.
Quem deseja ficar mais quieto, meditando, vai gostar de músicas para concentração e assim por diante.
Lembre-se de divulgar esse seu feito para que os clientes saibam e apreciem que você preparou essa seleção musical especial para eles.
PELO TATO
Quem não adora se secar com uma toalha fofinha e deitar em um colchão com lençóis lisinhos e macios ao chegar no seu quarto de hotel? Isso é tudo o que o seu hóspede espera.
Ou seja, garante satisfação, e fará com que ele pense que os serviços da pousada são de ótima qualidade.
Crie uma boa experiência de tato para os seus hóspedes em todos os ambientes.
Mantenha um sofá no lobby bastante confortável, proporcione um enxoval de qualidade, invista no conforto e aconchego das cadeiras do restaurante, cuide da temperatura dos ambientes comuns e ofereça ar-condicionado nos quartos. O que toca no seu hóspede toca na experiência dele com você.
Essas são algumas maneiras de usar o marketing sensorial em favor da sua pousada. Utilize as dicas ou aprimore-as.
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