Escolher uma ferramenta de gestão para o seu hotel não depende apenas de entender quais as funções que você precisa, neste momento. É uma análise que deve ser feita considerando todo o negócio, desde o momento da criação, até os próximos 2 ou 3 anos.
Sim, considerar o passado, o presente e, principalmente, o futuro do negócio, induz bastante sobre qual sistema utilizar.
E para te ajudar nesse momento, a gente criou um post que funciona como um checklist. Ele vai te ajudar nesta decisão! Veja como.
1 – Liste o que ainda não é automatizado
A automação de processos faz toda diferença para o atendimento, financeiro e outros setores de uma empresa
Escolher uma ferramenta de gestão para o seu hotel que não traga essa facilidade, pode somente prolongar o surgimento de alguns riscos e erros.
Além disso, quando o atendimento é automatizado, as chances de fidelizar um hóspede só aumentam.
Já imaginou ter um processo super estruturado, onde o hóspede já tivesse todas as informações – ou a maioria delas – logo no primeiro contato? Ou se você pudesse responder uma solicitação, como as reviews de clientes, logo que elas são publicadas?
Tudo isso agrega valor para a comunicação e evita muitos transtornos.
Se você não tinha considerado optar por uma ferramenta que automatizasse os seus processos, comece a fazer isso desde já.
Leia mais: Veja por que é importante pensar na acessibilidade dentro da hotelaria
2 – Considere uma ferramenta de gestão para o seu hotel que seja intuitiva
Tudo simplificado, fácil de mexer e que funciona através de poucos cliques. A nova ferramenta de gestão para o seu hotel precisa ser acessível e prática.
Além disso, optar por um software intuitivo, onde não precisa de uma capacitação cara, complexa e demorada, é uma maravilha!
Hoje já não é mais aplicável ter um sistema hoteleiro pesado, que precise de grande maquinários ou manutenção presencial.
Opte pela praticidade. Ela fará toda diferença na qualidade dos seus serviços!
3 – Na dúvida, aplique o Método MoSCoW
O Método MoSCoW pode ser aplicado para qualquer tipo de empresa. Ele se caracteriza por algumas ações, relacionadas com as necessidades da empresa.
O nome MoSCoW é um acrônimo e significa:
- Must Have (Tenho que fazer)
- Should Have (Devo fazer)
- Could Have (Poderia fazer)
- Won’t Have (Não vou fazer)
Leia mais: Saiba quando fazer a troca do sistema de gestão do seu hotel
Nesse sentido, você vai considerar ações futuras para o hotel, para que elas se encaixem em cada um dos termos acima. Assim, a escolha da ferramenta de gestão para o seu hotel seguiria o seguinte padrão:
- Must Have: o que o sistema necessita ter e você não pode desconsiderar? Considere aqui todas as necessidade que você tem hoje e as que estão em implementação em curto e médio prazo;
- Should Have: o que a ferramenta de gestão do seu hotel deve ter? Considere as funções que melhorariam a qualidade do serviço hoje;
- Could Have: o que o novo software de gestão poderia ter? Considere seus planos para médio e longo prazo, mas que não foram decididos;
- Won’t have: o que o seu atual sistema atrapalha e que o novo não pode ter? Considere funções complexas ou aquelas que só causam entrave no atendimento.
Você perceberá que o primeiro e o último item se complementam. Se isso acontecer, você traçou seu caminho corretamente e já tem uma boa perspectiva de como a ferramenta de gestão do seu hotel precisa ser.
4 – Escute os seus funcionários e entenda mais sobre as experiências de usabilidade
Ninguém melhor do que seu time para dizer o que precisa ter na nova ferramenta de gestão do seu hotel.
Escute quais as maiores dificuldade, analise as demandas de cada setor e veja o que eles precisam e não estão sendo atendidos com o atual sistema.
A gente sabe que nesse momento surgirá uma lista grande de funções desejáveis, mas é só retornar para o Método MoSCoW e pontuar o que foi pautado antes.
5 – Custo-benefício
Vai parecer clichê dizer que é para considerar o custo-benefício na hora de escolher a nova ferramenta de gestão para o seu hotel.
Leia mais: Aumente as reservas do seu hotel com as avaliações online do seu negócio
No entanto, ainda há muito hoteleiro achando que esses softwares são caros, se forem realmente bons.
Ter um plano que se encaixe em seu orçamento e nas suas necessidades, de um sistema para hotéis que tem qualidade e segurança garantida.
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