Você sabia que os hóspedes com boas experiências em hotéis, têm maior facilidade de escolher sempre voltar para o mesmo local?  Essa probabilidade de retorno do seu hóspede quando você consegue fidelizar o cliente é de 60% a 70%. Enquanto o percentual de sucesso para conquistar novos é de 5% a 20%.

Bom, deu pra perceber que a fidelização é muito mais vantajosa. Portanto, resolvemos te explicar como fazer isso na prática. Confira!

Entenda agora como fidelizar o cliente do seu hotel

Para fidelizar o cliente, não basta oferecer um serviço de quarto impecável.

Também é necessário recorrer a estratégias, com a finalidade de proporcionar a melhor experiência de hospedagem a todos que estão no hotel pela primeira ou décima vez.

Um cliente fiel passa a amar o seu estabelecimento. Por isso, torna-se aquele tipo de pessoa que faz propaganda do seu hotel para os amigos e posta nas redes sociais sem pedir nada em troca.

Assim, você e sua equipe devem fazer de tudo para ter um hóspede assim e mantê-lo sempre com as expectativas superadas quando se tratar do seu negócio.

Descubra 8 maneiras de encantar os seus hóspedes!

Vamos te mostrar agora como você pode fidelizar o seu cliente na prática. Veja as nossas 8 dicas!

1. Tenha um atendimento rápido

Hoje em dia as pessoas vivem com muita pressa. Então desde o primeiro contato do cliente, seja ele por telefone, aplicativos de mensagens ou e-mail, não o deixe esperando por respostas por longas horas. Sem falar que isso é algo bem simples de ser resolvido, por exemplo, você pode ter alguém apenas para isso.

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2. Deixe o cliente encantado

Tenha uma equipe altamente qualificada para atender bem o seu hóspede. Para isso é necessário gentileza, educação, e que o funcionário demonstre sempre saber o que está fazendo, ou seja, um funcionário seguro, e que jamais seja arrogante.

3. Tenha empatia

O atendimento precisa ser além da recepção do seu estabelecimento.

Todos os funcionários e serviços, incluindo os recepcionistas, as camareiras, manobristas, dentre tantos outros, devem estar envolvidos no mesmo objetivo de fidelizar o cliente.

4. Mantenha um ambiente sempre limpo e cheiroso

Pode parecer bobagem, mas um cheiro agradável no ambiente ativam os sensores de prazer no subconsciente das pessoas. E você não vai querer que seu estabelecimento seja conhecido como um local de limpeza duvidosa, né?

5. Tenha presença na internet

É essencial utilizar as ferramentas de comunicação modernas. Neste caso, estamos falando de blogs e redes sociais – Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook, WhasApp, Telegram, etc.

Cada rede social possui um foco e que você pode abordar diferentes formas de alcançar e engajar o seu público-alvo.

6. Ofereça recompensas através de programas fidelidade

Até as grandes organizações mundiais estabelecem programas e estratégias voltadas especificamente para reter e fidelizar o cliente.

Elas entendem a importância e relevância que essas estratégias tiveram e continuam a ter para que as empresas sejam mundialmente conhecidas e tenham sucesso.

Um programa ou cartão fidelidade pode oferecer conveniência, crédito, prêmios ou qualquer outro benefício que fidelize o cliente.

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7. Mantenha toda a equipe treinada e informada sobre eventos e atrações turísticas

Muitos dos hóspedes chegarão no hotel ou pousada sem o roteiro definido de sua viagem.

Por isso é interessante e agradável que os funcionários do estabelecimento se informem sobre os mais variados assuntos. Por exemplo: horários de funcionamento do comércio, endereço dos pontos turísticos, linhas de ônibus, pontos de táxi, festas, restaurantes e outros.

Você pode ter material como mapas impressos ou digitalizados e oferecê-los aos hóspedes.

8. Tenha um sistema de reservas, check-in e check-out  de fácil utilização e manuseio.

É muito importante e necessário investir em um sistema com design atrativo.

Informações claras e objetivas na hora de realizar a reserva, também fazem parte de uma boa estratégia para fidelizar o cliente. Pois, como disse mais acima, as pessoas vivem com pressa hoje em dia.

Se o seu sistema de reservas for complicado de manusear, há uma grande possibilidade de o cliente começar a desistir do seu hotel antes mesmo de fazer o check-in.

Desenvolva o seu sistema pensando que ele deve funcionar muito bem nos mais diversos tipos de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Isso quer dizer que o seu sistema precisa ser responsivo.

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No segmento hoteleiro, o cenário econômico do mercado sempre muda, pois o movimento é bastante sazonal (ou seja, muitos períodos em baixa temporada). Planeje bem toda a sua estratégia para não comprometer o orçamento do seu negócio.

Sendo assim, a necessidade de fidelizar o cliente talvez seja considerada tão ou  mais importante quanto a de outros setores. Os clientes, em sua maioria, sabem reconhecer quando o hotel é prestativo. Eles percebem quando os responsáveis oferecem informações que possam contribuir para que suas estadias sejam perfeitas.

Use a criatividade de várias maneiras e surpreenda os seus hóspedes dando-lhes motivos de sobra para retornar. E se lembre sempre de que são exatamente os pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de fidelizar o cliente!


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