Estabelecer um planejamento hoteleiro é muito importante para que seu hotel seja bem avaliado e tenha sucesso no mercado.
Pensando nisso, para te ajudar a entender como definir um plano e como executá-lo no seu hotel, desenvolvemos este artigo completo, com os 3 principais passos para um planejamento de sucesso. Confira!
Qual a importância de um planejamento hoteleiro?
Se você deseja que o seu hotel proporcione a melhor experiência possível ao hóspede durante sua estadia, é preciso planejar cada etapa e seus detalhes.
Sem um planejamento estratégico, ou plano de ação, seu sonho de ter um hotel 5 estrelas nunca sairá do papel. Além disso, o sucesso econômico do seu empreendimento depende muito do quão organizados e bem definidos são os seus processos de gestão.
É importante ressaltar que o planejamento também dita o nível de engajamento, dedicação e realização dos funcionários envolvidos.
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É impossível, por exemplo, que uma recepcionista goste do seu emprego e dê o seu melhor se ela ganha mal, por falta de organização financeira, e tem que lidar com críticas constantes de hóspedes insatisfeitos devido a um treinamento ineficiente do serviço de quarto.
Entende como o planejamento é essencial para o bom funcionamento de um hotel? Sem ele, todos ficam insatisfeitos: você, os hóspedes e seus funcionários.
Porém, caso o seu hotel esteja com um planejamento ruim ou defasado, não se desespere! Ainda existe salvação. Veja a seguir como mudar a situação com 3 passos simples.
3 passos para o seu planejamento hoteleiro
Dito de maneira simples, o planejamento pode ser comparado a um quebra-cabeças, onde todas as peças são importantes para o cenário final. Aqui, você verá como desenvolver ou melhorar seu planejamento em 3 etapas.
1 – Esteja atento ao que o mercado está fazendo
Para comparar a situação atual do seu hotel, busque por referências no mercado e estude a concorrência, especialmente na sua região. Esta etapa é essencial para levantar dados e analisar o desempenho obtido até então.
Busque na internet preços, classificações de clientes de vários hotéis diferentes e compare-os aos seus. Tente entender qual a principal diferença entre o seu hotel e os concorrentes.
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Não obstante, dê atenção às reclamações de seus hóspedes e analise como melhorar. Esta fase de diagnóstico pode ser um pouco frustrante, mas é necessária para entender os pontos de melhoria.
2 – Tenha um bom planejamento financeiro
Por mais assustadores que os dados encontrados possam parecer, quantifique o retorno sobre o investimento, despesas e lucros que seu hotel teve até agora.
A princípio, talvez seja uma boa ideia reunir a equipe e colher sugestões e ideias para melhorias, a fim de definir um novo orçamento para o hotel. Analise:
- é possível cortar gastos?
- quais despesas têm sido desnecessárias ou superficiais até o momento?
- quais são as despesas fixas indispensáveis para o bom funcionamento do hotel? Alguns exemplos são: energia, aluguel, salário de funcionários e fornecedores;
- seja realista, preveja cenários de crise e de aumento de vendas e estabeleça ações para cada ponto, como armazenar os ganhos extras.
Algo que pode ser útil é usar softwares ou planilhas mensais e semanais, com o objetivo de ter um controle exato e acompanhar o desempenho financeiro.
3 – Trace uma rota para promover a melhor experiência possível ao cliente
A experiência que o seu hotel proporciona ao cliente determinará se ele retornará posteriormente e fazer um marketing positivo e espontâneo ou não.
Nesse sentido, estude bem qual o perfil do cliente ideal do seu hotel e analise o que mais chamaria a atenção dele, ou seja, defina a persona ideal para o seu hotel.
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Cafés da manhã diversificados, itens tecnológicos nos quartos, arquitetura do ambiente e serviço de quarto personalizado e eficaz podem ser grandes diferenciais.
Um último ponto é fazer pesquisas de satisfação e perguntar diretamente ao cliente o que ele pensa que poderia ter sido melhor em sua estadia.
Percebeu como o planejamento é essencial? Unido a ele, a gestão hoteleira estratégica também determina o sucesso ou fracasso do seu hotel.
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