Para medir a qualidade de um hotel, basta verificar os serviços oferecidos por ele. Assim, também é possível qualificar a experiência do cliente na hotelaria, um dos fatores de base para a oferta.
Seu papel é de garantir uma estadia completa a todos. Por isso iremos tratar nesse texto sobre os serviços considerados essenciais na hotelaria e como aplicá-los visando a satisfação do hóspede. Continue a leitura para entender!
Quais os tipos de serviços hoteleiros considerados essenciais?
As preferências dos hóspedes são variadas e em relação aos serviços não seria diferente. Cada pessoa tem aquilo que mais gosta no atendimento, seja o wi-fi disponível nos quartos ou a cama confortável.
Há serviços de hotelaria que são considerados essenciais e se fazem sempre presentes na estadia. Um dos motivos é a valorização por parte dos clientes, fazendo com tê-los à disposição torne o hotel mais atrativos.
Listamos eles pra você a seguir:
Café da manhã
Indispensável na rotina de quem está viajando e deseja aproveitar o destino, o café da manhã acaba chamando atenção. Ele entra para a memória afetiva do hóspede que vai sempre lembrar como algo positivo se o serviço tiver qualidade.
Oferecer uma refeição completa e boa variedade de opções é uma estratégia para deixar os hóspedes satisfeitos.
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Banheiro full resource
O conceito de full resource vai além de oferecer um banheiro e roupas de banho limpas, chuveiro com água quente. Esse é o mínimo que o hóspede espera ao chegar nas acomodações, mas você pode surpreendê-lo.
Nesta estratégia o hotel oferece itens de higiene pessoal, como shampoos, cremes e sabonetes, para maior conforto do cliente. Itens adicionais como secadores, escovas de dente, também são bem-vindos.
Uma opção é tentar parcerias com marcas reconhecidas elevando a credibilidade do serviço de hotelaria disponibilizado.
Reservas online
A praticidade também interfere na qualidade dos serviços de hotelaria, fazendo com que a categoria busque formas de atendê-la. Hoje é possível que os hóspedes reservem a estadia em alguns cliques pelo smartphone, sem tomar muito de seu tempo.
Hotéis que apresentam essa possibilidade tornam-se mais atrativos, além de ganhar pontos para a satisfação do cliente. Essa estratégia pode ser ampliada para canais de atendimento, destinado para transmissão de informações e sanar dúvidas dos hóspedes.
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Manutenção e limpeza
De todos os itens, o mais básico está nas rotinas de manutenção e limpeza que fazem parte de uma gestão hoteleira eficiente. Ambientes e rouparia limpos com a manutenção em dia são essenciais para a boa imagem do estabelecimento.
Imagina oferecer ao cliente o contrário disso. A estadia do público seria bastante negativa, tal como a reputação do hotel.
Como os serviços de hotelaria impactam a experiência do cliente?
Vivemos hoje a era da internet, onde a tecnologia dita muito do nosso comportamento em atividades cotidianas. Na hotelaria isso é traduzido através dos que a categoria tem a oferecer, que não se resume ao básico.
Os serviços disponíveis devem atender às características do consumidor. Mesmo que o café da manhã seja lembrado com saudades, ele não é o motivo exclusivo para o cliente voltar a se hospedar com você.
Esses são serviços básicos que um hotel deve oferecer ao público, tal como a manutenção e limpeza citada anteriormente. Para ter boas avaliações da OTAs, é imprescindível que o setor invista em melhorias estruturais e de processos.
Para o hóspede é ágil e simples ter um serviço de atendimento online, ampliando a segurança e conforto desse relacionamento.
O estabelecimento não deve focar apenas nessa estratégia, mas pode abordar outras como:
- Wi-fi grátis por todo o hotel;
- Disponibilizar tomadas e cabos USB;
- Implementar QR Codes para transmissão de informações, como cardápios e disposição dos serviços.
Essas são apenas algumas opções do que pode ser feito, visando sempre uma experiência agradável ao cliente.
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O que fazer para melhorar a experiência em seu hotel?
A eficiência dos serviços de hotelaria só é conquistada através de uma gestão bem estruturada. É imprescindível que tudo esteja alinhado no estabelecimento para oferecer o melhor ao cliente.
Para garantir uma gestão hoteleira que funcione, de modo a impactar positivamente nos serviços oferecidos, temos algo que pode ajudar.
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