Para manter o cliente satisfeito, é fundamental que a equipe hoteleira apresente um desempenho que preserve a imagem do hotel. Ter colaboradores motivados e alinhados com os valores da empresa é uma garantia de serviço prestado com qualidade. 

Foi pensando nisso que listamos 5 dicas valiosas para gerenciar a sua equipe e ter sucesso. Vamos lá? 

Quem faz parte da equipe hoteleira?

Antes de te apresentar as dicas, acho melhor entendermos a composição de uma equipe hoteleira. Todos os colaboradores fazem parte de um departamento e exercem diferentes funções no hotel. 

Do pessoal da faxina até a administração, todos os setores formam uma equipe. Esses departamento são variáveis de acordo com o porte do hotel. Se for um estabelecimento pequeno, por exemplo, alguns setores podem não existir comparado a grandes hotéis.

Sendo assim, as equipes são formadas por departamentos considerados indispensáveis à rotina do hotel. Então nessa leva:

  • Recepção;
  • Governança;
  • Gerência.

Fora os departamentos fundamentais, o estabelecimento também pode precisar de setores como alimentos e bebidas, RH e reservas.

Como mencionado, cada setor tem suas próprias funções e para que tudo seja feito dentro de um padrão de qualidade, as equipes precisam de alinhamento. 

Se você deseja ter uma equipe hoteleira de alta performance, então continue a leitura. No próximo tópico estão listadas 5 dicas essenciais para chegar a esse padrão. 

Leia mais: Saiba qual é o impacto da LGPD no setor hoteleiro

Como formar uma equipe de alta performance para o seu hotel?

Proporcionar ao hóspede o verdadeiro conceito de hospitalidade não é uma tarefa fácil. Parte dessa missão começa no atendimento das demandas do cliente, o que é feito pelos departamentos da sua empresa. 

Formar uma equipe que seja prática, eficiente e capaz de prestar um atendimento humano, é preciso ter um visão estratégica para a gestão. Investir para que a equipe hoteleira se desenvolva e preste um serviço qualificado é apenas uma das tarefas fundamentais no setor. 

Neste caso, aposte nas 5 dicas que irei apresentar a você a seguir:

1) Invista no desenvolvimento da equipe

Não é incomum que os gestores tenham a visão de que ao investir no colaborador, ele será levado pela concorrência. Saiba que pensar assim é bastante preocupante e prejudicial ao seu hotel.

Quando a equipe se desenvolve, o resultado é sempre positivo, pois significa que ela será capaz de oferecer um atendimento competente ao cliente. Funcionários não treinados resultam em prejuízos ao hotel, tenha isso em mente. 

Se você investe em treinamentos, prepare a equipe hoteleira para as diversas situações que são parte da rotina do setor. Com isso, a prestação de serviço é qualificada, satisfazendo os hóspedes e gerando mais receita.

Caso a concorrência se interesse pelo seu colaborador, é sinal de que o seu hotel tem destaque no meio. E isso não é nem de longe algo ruim. 

Leia mais: Veja como a gestão especializada pode ajudar nos custos de um hotel

2) Utilize tecnologias para facilitar a gestão hoteleira

A automatização de processos é o futuro da hotelaria, por isso apostar em tecnologias que facilitem a rotina é indispensável. Softwares de gestão, por exemplo, diminuem os índices de erros e ampliam a administração.

Os processos quando feitos de forma automática entregam otimização de tempo, permitindo que o funcionário atue em tarefas mais importantes. Acertou se você pensou no atendimento ao cliente quando falei dessas tarefas. 

3) Dê atenção aos feedbacks

Receber feedbacks é uma métrica de avaliação e que se usada de maneira correta pode fazer total diferença na gestão hoteleira. 

O hóspede está dando a você uma consultoria sem custo de como é o atendimento em seu hotel. É a partir da avaliação dele que você pode estabelecer o que está ou não dando certo.

4) Motive a equipe hoteleira

Ninguém consegue trabalhar bem sem ter um objetivo, o que interfere no trabalho de outros colaboradores também. Um funcionário motivado se desenvolve melhor e é preciso criar meios de permitir essa sensação. 

Pense em formas de estimular o seu colaborador, seja com o cumprimento de metas ou bonificações. E não precisa ser nada muito elaborado, já que muitas vezes um elogio pelo bom desempenho já serve como gás. 

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5) Crie um processo seletivo humanizado

O primeiro passo para ter uma equipe alinhada à política do hotel é a admissão dos colaboradores. O processo de seleção precisa ter uma visão ampla, onde o candidato não é enxergado apenas pelas suas competências. 

Preencher os requisitos é um bom começo, mas é interessante definir um perfil ideal de funcionário que deseja contratar. A ideia é encontrar os melhores profissionais disponíveis, o que irá refletir no sucesso do hotel. 

Esse é um trabalho feito pela equipe de recursos humanos que tem grande importância no setor hoteleiro.


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