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Para abrir um restaurante de sucesso, não basta saber cozinhar: para que o negócio seja lucrativo, é saber como administrá-lo, estabelecer metas e se esforçar para atingi-las.
O problema é que os empreendedores raramente pensam nisso, e imaginam que basta oferecer pratos saborosos basta para que tudo dê certo. O resultado? Milhares de bares e restaurantes fechando as portas nos primeiros anos de atividade.
Começar um negócio sem nenhum planejamento aumenta muito as chances de ele se tornar financeiramente insustentável em pouco tempo. Ou seja: a preocupação em fazer o plano de negócio de um restaurante é a melhor maneira de começar o projeto com o pé direito.
Subestimado por muitos empreendedores, o plano de negócio de um restaurante é uma peça fundamental para ter um negócio lucrativo. Nesse texto vamos te ensinar a melhor maneira de fazer o seu, além de explicar a importância desse processo. Veja só!
O Que é um Plano de Negócio?
Plano de negócio, também conhecido como plano empresarial, é um documento detalhado que descreve e analisa a viabilidade de uma empresa.
Com ele, realiza-se uma simulação:
- Dos resultados
- Da lucratividade
- De possíveis prejuízos
- Do modelo de negócio que se deseja implementar.
O ideal é que a elaboração do plano seja feita antes da abertura do negócio. Entretanto, dá para fazer depois de aberto também. Além de ser usado para o planejamento, o documento também é eficiente para criar metas de curto e longo prazo para o sucesso do negócio.
Assim, também auxilia a planejar e acompanhar os resultados da criação e implementação de novos produtos ou serviços e portanto, elaborar o plano de negócio do seu restaurante é uma forma eficiente de aprofundar o conhecimento e refletir sobre o seu empreendimento em detalhes.
Com ele, você tem em mãos informações sobre todos os aspectos do seu negócio, sobre o mercado, sobre a concorrência e sobre o seu público alvo. Tais informações são fundamentais para o empreendedor tomar decisões estratégicas, como expansão de mercado ou soluções para momentos de crise.
Qual a Importância de Fazer um Plano de Negócio para Restaurantes?
O Plano de Negócio exerce um papel fundamental para a gestão de um restaurante. Afinal, é ele que fornece a base e instrui o caminho para se gerenciar a empresa.
É a principal forma de:
- Organizar ideias
- Orientar a expansão da empresa
- Apoiar a gestão
- Facilitar a comunicação interna e externa
- Além de captar recursos e parcerias.
Basicamente, funciona como uma “bola de cristal” que ajuda a antecipar o futuro do negócio e preparar o empreendedor para encarar todas as situações. Sejam elas positivas ou caóticas. Além disso, também exerce papel fundamental em ajudar a alinhar todos os processos do restaurante, mostrando os pontos fortes e fracos do negócio.
Passo a Passo de como fazer um Plano de Negócio para o seu restaurante
O processo de elaboração do planejamento da empresa é bastante similar ao de um dossiê. Isso porque o arquivo deve conter todos os dados e documentos que dizem respeito ao restaurante que se pretende abrir.
Entretanto, existem alguns elementos que são essenciais no planejamento deste documento. Abaixo, iremos falar sobre cada um deles.
Conheça a estrutura do modelo de Plano de negócio passo a passo:
1. Sumário executivo
O sumário executivo é a primeira parte do plano de negócio. Trata-se da apresentação e do resumo do documento que guiará o empreendedor. Nele, deve constar a organização estrutural do arquivo, como em um sumário de livro, assim como os principais aspectos de cada parte do planejamento.
Por isso, é recomendado que ele seja escrito apenas quando o plano estiver pronto. Além disso, o sumário deve apontar as principais informações sobre o negócio, tais como a missão, a localização, o segmento de clientes, etc.
As principais características que o sumário deve apresentar são:
- Clareza e objetividade
- Ser escrito de forma que desperte o interesse de quem o lê
- Demonstrar profissionalismo
- Ressaltar as conclusões
- Proporcionar a visualização geral do plano
2. Pesquisa de Mercado
Sem clientes, nenhum negócio sobrevive. Muito menos consegue virar realidade. Assim, a análise de mercado é extremamente importante para descobrir e definir o perfil do seu público alvo e saber como atendê-los da melhor forma.
Além disso, a pesquisa de mercado também auxilia a traçar um panorama amplo dos seus concorrentes ao fornecer uma base para que você conheça a concorrência e crie diferenciais para se destacar dela. Em especial, o que será necessário ter em seu restaurante para que o cliente escolha o seu estabelecimento em vez do concorrente.
Outro elemento importante são os fornecedores. Com acesso aos dados da pesquisa, você pode avaliar e comparar preço, qualidade e prazo de entrega dos fornecedores.
Saiba que a pesquisa e análise de mercado também orienta as estratégias de marketing, vendas e precificação do seu produto ou serviço. Aspectos como a localização e horário de funcionamento, por exemplo, também são estabelecidos a partir dos resultados obtidos na pesquisa.
Portanto, a pesquisa e análise de mercado é uma parte fundamental do planejamento que não pode deixar de ser feita em hipótese alguma.
3. Plano de Marketing
O plano de Marketing é a etapa em que as estratégias de divulgação do restaurante, produto ou serviço são planejadas.
Aqui, define-se quais tipos de canais serão utilizados para alcançar os clientes e fortalecer a marca, criando uma identidade personalizada e marcante. Também é analisado quais valores serão propagados pela empresa, o que envolve sua missão e visão de negócio.
Além disso, detalha-se o perfil do público alvo do restaurante, as regiões em que atuará, os canais de vendas e as entregas, caso seu restaurante opte pelo Delivery.
4. Plano Operacional
Nesse passo, faz-se a descrição de como o produto ou serviço será produzido e ofertado em seu restaurante. Aqui, todos os processos operacionais de produção, execução e venda são descritos em detalhes:
- Os recursos e materiais utilizados
- O tempo para realizar
- O número de funcionários necessários
Por isso, produzir um fluxograma de processos pode ser um grande e ótimo aliado do planejamento. Afinal, ele ajudará a mapear e otimizar os processos, identificar retrabalhos e eliminá-los. Além de contribuir para saber o que fazer para que tais processos se tornem mais ágeis e simples. Como a implementação de um sistema de gestão.
Outro elemento é a planta do estabelecimento físico, pois você pode usá-la para dividir o espaço de acordo com cada setor. Isso facilitará a distribuição dos equipamentos e funcionários.
Por exemplo, no caso de um restaurante, o espaço poderá ser dividido entre salão de atendimento, balcão/caixa, escritório e cozinha. A partir de todas essas previsões, você terá uma estimativa da capacidade de produtividade do restaurante.
Assim, o plano operacional é essencial para a potencializar a funcionalidade do estabelecimento, sobretudo para negócios na área da alimentação.
5. Plano Financeiro
O penúltimo passo é o plano financeiro. É ele quem dará o resultado final e mais importante: a viabilidade econômica do restaurante.
Nesse ponto, calcula-se o investimento necessário para abrir e tirar o projeto de negócio do papel de maneira sistemática. Por isso, todos os investimentos e custos pós-operacionais devem ser projetados e levados em consideração. Inclusive – e principalmente – o capital de giro.
Estes são exemplos dos principais custos e investimentos a serem considerados:
- Sistema de gestão
- Embalagens
- Utensílios
- Estoque de matéria prima
- Equipamentos
- Móveis
- Aluguel
- Reformas necessárias e os custos com a papelada.
Ao final, você terá nas mãos um demonstrativo de resultados, envolvendo despesas e receitas, avaliando se o restaurante irá operar com lucro ou prejuízo. Assim, será possível avaliar se o negócio vale a pena ou não para o empreendedor.
6. Análise de cenários e avaliação plano
Com o plano de negócio pronto, é hora fazer as últimas análises antes de colocá-lo em prática. Aqui, entra em ação, a análise de possíveis cenários e a avaliação do planejamento do seu negócio.
Projete cenários positivos e negativos no seu ramo e tenha planos A, B e C para todos as situações.
Conclusões
O caminho para um negócio de sucesso começa antes mesmo de ele abrir as portas. No caso do mercado gastronômico, o planejamento estratégico de um restaurante é o que deve orientar os proprietários a respeito do que fazer ou deixar de fazer, com base tanto no cenário externo quando na proposta do negócio.
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