Velha companheira de inúmeros estabelecimentos, a comanda auxilia bares e restaurantes em todos os seus processos. Sem ela, são grandes as chances do negócio do seu cliente não funcionar adequadamente. Isso porque, imagine anotar os pedidos de cabeça! Ou ainda pior, perguntar a cada pessoa, no fechamento da conta, o que ela consumiu.

Não parece muito eficiente, certo? Esse tipo de atendimento pode comprometer bastante o fluxo de caixa do seu cliente. Já que no caso da tradicional comanda de papel, seu custo é mais acessível, mas os benefícios não são tão interessantes. Pelas suas limitações, é recomendada apenas para estabelecimentos com baixo fluxo de clientes, devido à lentidão dos seus processos manuais.

Além disso, apresenta poucas opções de preenchimento e de customização. E em caso de perda, é preciso considerar o relato do cliente para realizar a cobrança, uma vez que a multa por perda de comanda é uma prática indevida.

É por isso que a informatização já é uma realidade, inclusive no setor da gastronomia. Proprietários de bares e restaurantes tem reconhecido cada vez mais a importância da tecnologia para a gestão de seus estabelecimentos e aplicação dela na utilização das comandas vem ganhando bastante adeptos pela facilidade e praticidade de implantação.

Nesse texto vamos conhecer um pouco mais sobre essa tendência e e entender como investir nela pode melhorar o desempenho do seu estabelecimento. Confira!

O que é a Comanda Digital?

A Comanda Digital é uma solução usada para realizar o atendimento por mesas em bares e restaurantes usando tablets ou smartphones.

Assim, em vez de anotar pedidos em blocos de papel, como se faz no atendimento tradicional, o garçom anota os pedidos em um software com um dispositivo eletrônico móvel. Portanto, trata-se de uma opção moderna e prática para substituir os blocos de papel pela tecnologia para restaurantes.

Além disso, ela é recomendada para bares e restaurantes de médio e grande porte, pois otimiza a linha de produção para uma maior demanda de consumidores, tornando muito mais fácil administrar os pedidos em massa do que usando apenas papel. Mais adiante entenderemos o porque.

Por que Usar a Comanda Digital no seu Restaurante?

Se o seu restaurante ou bar costuma receber uma quantidade razoável de clientes no salão, então a Comanda Digital é ideal para o seu atendimento. Afinal, a comanda de papel pode dar a falsa impressão de que você está economizando. Entretanto, a realidade é que você está perdendo vendas por não ter um sistema de atendimento eficiente.

Isso porque, com uma comanda de papel, o atendimento leva mais tempo, pois o garçom precisa escrever o pedido e depois deslocar-se até a cozinha. Além disso, há o risco de anotar o pedido errado, perder a comanda, esquecer de levar para a cozinha, enfim, vários contratempos que podem acontecer.

Usando um sistema de comanda digital, você não terá problemas como esses. Além de fazer a automação do atendimento por mesas, ela diminui consideravelmente os riscos de erros humanos, que se multiplicam principalmente quando o estabelecimento está lotado.

Portanto, a comanda digital é acima de tudo, um investimento no seu restaurante, que proporcionará uma ótima experiência ao cliente e diversas vantagens para o seu negócio. Esse é um grande diferencial para destacar o seu restaurante da concorrência. Afinal, todo cliente deseja um atendimento rápido e sem erros, não é mesmo?

Principais vantagens da comanda digital para restaurantes

Entre as principais vantagens que a comanda digital oferece para o seu restaurante, podemos citar:

  • Menos chances de erros nos pedidos
  • Maior capacidade de atendimento
  • O garçom não perde tempo indo até a cozinha para levar o pedido
  • Otimização dos custos com equipe, já que a solução permite que um garçom atenda mais clientes em pouco tempo
  • Modernização do atendimento, transmitindo mais profissionalismo
  • Ajuda a ter um atendimento padronizado
  • Aumenta o ticket médio

Para quais tipos de estabelecimentos a Comanda Digital é Indicada?

A comanda digital é indicada para todos os segmentos de estabelecimentos na área da alimentação. Por exemplo:

  • Bares
  • Hamburgueria
  • Pizzaria
  • Lanchonete
  • Restaurante japonês
  • Espetarias
  • Casas de show/boates

Entretanto, ela é ainda mais recomendada para restaurantes que recebem um número maior de clientes no salão, uma vez que facilita o trabalho dos garçons em dias de muito movimento. Com ela, seu cliente pode organizar os produtos por categorias, sendo que todas são personalizáveis de acordo com suas principais necessidades.

Assim, a aquisição de sistemas de comanda eletrônica para bares e restaurantes não é um gasto, mas um investimento, pois acima de tudo facilita a vida do cliente e garante um melhor atendimento, o que pode gerar uma fidelização maior por parte do consumidor que visitar seu estabelecimento.

Isso porque suas melhorias são notáveis tanto na movimentação – ou seja, no quanto o ambiente é frequentado pelos clientes – como no fechamento do caixa, ao final do expediente.

O que é necessário para implantar a comanda eletrônica?

Após a escolha da comanda eletrônica ideal para o estabelecimento do seu cliente, alguns equipamentos serão necessários para que o sistema funcione corretamente e com o máximo de seu potencial. Geralmente, esses equipamentos também serão semelhantes para todas as implantações de comanda eletrônica, independente do modelo escolhido.

Assim, temos:

  • Computador: você precisará de uma boa máquina com capacidade de processamento e armazenamento para registrar informações e realizar gestão do caixa.
  • Impressora USB: para a impressão da conta dos clientes, aspecto que garante a transparência do atendimento.
  • Impressora Ethernet: essencial para a impressão dos cupons de produção do estabelecimento, uma vez que são por eles que a equipe da cozinha se organiza.
  • Impressora Fiscal: integrada ao sistema de gestão dos  integrada ao sistema de gestão dos bares e restaurantes para a emissão de notas e documentos ?scais.
  • Roteador WiFi: indispensável para a gestão de clientes, isso porque é por meio dele que os dados dos pedidos serão transmitidos.
  • Tablet ou Smartphone: equipamentos essenciais para a parte operacional da comanda eletrônica.

Como garantir a segurança do sistema?

Permitir que o seu negócio esteja sujeito à fraudes não é uma boa alternativa. Uma vez que você optou pelo seu software de gestão, é porque con?a na sua solução. Nesse sentido, é essencial garantir que o sistema de comanda eletrônica escolhido faça um bom registro e integração das operações do estabelecimento.

Isso porque ele serve como uma segunda camada de proteção contra eventuais erros ou tentativas de se tirar algum tipo de vantagem. Assim, quanto mais livre e aberto o processo de atendimento aos clientes, maior a possibilidade de fraudes.

Com o uso da comanda eletrônica você assegura que qualquer prato ou bebida seja produzido apenas mediante a impressão do cupom de produção, que também ?ca registrado no sistema. Dessa forma, você diminui as chances de manipulação dos dados do estabelecimento do seu cliente e colabora com a redução do seu prejuízo, oferecendo mais segurança para suas operações.


Russel Serviços entrega mão de obra terceirizada da melhor qualidade em apenas 48 horas. Não perca mais tempo com um funcionário desqualificado no seu restaurante e contrate já nossos serviços! O processo é feito de forma 100% online!

Para mais informações ou para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *