Pode ser difícil, mas a hotelaria precisa se adequar aos novos protocolos de higiene e atender aos novos hábitos e às novas demandas do mercado e dos hóspedes, diante da pandemia do novo Coronavírus.
Dessa maneira, assim como o cenário e o contexto do turismo mudaram, as preferências e exigências dos hóspedes também passaram a ser outras. Para seguir as regras de distanciamento e se manterem mais seguros, muitos têm preferido, por exemplo, realizar as refeições no quarto.
Por isso, aquela mesa grande do buffet de café da manhã precisou ser condensada para ser servida nas suítes. Outras necessidades têm aparecido no caminho da hotelaria e, para que hotéis e pousadas possam seguir em movimento, é preciso que haja criatividade e flexibilidade.
Então, acompanhe o artigo que preparamos sobre as mudanças e evoluções da hotelaria para receber esse novo normal e se preparar para uma longa estadia.
Vamos lá?
Quartos de hotel: saem as camas, entram mesas de escritório e aparelhos de academia
Uma primeira ideia é aproveitar espaços ociosos para outras finalidades. Dessa maneira, hotéis e pousadas, sentindo o baque da ausência dos viajantes a passeio, podem oferecer os quartos como salas de home office para executivos e profissionais autônomos da própria cidade.
Em busca de um lugar silencioso, com WiFi de qualidade e certo conforto para trabalhar, as pessoas podem encontrar esse combo, que pode incluir ainda um café da manhã ou lanche da tarde, em um hotel próximo, longe do burburinho dos cafés, por exemplo, e perto de casa.
Com esse novo serviço de home office de uso diário, os hotéis e pousadas garantem rotatividade e as portas abertas para receber com segurança e responsabilidade.
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Outra ideia para transformar espaços é fazer das suítes pequenas salas de academia individuais. Equipamentos personalizados e esterilizados podem ser disponibilizados para a prática de exercícios físicos.
Nesse esquema de sala fitness, de uso privado, o novo “hóspede” pode realizar o treino com um personal trainer e ainda tem à disposição banheiro para um banho relaxante e revitalizante pós-treino.
Hotel para quem está perto: experiências para moradores locais
Com o turismo de longas distâncias não sendo incentivado – em razão das medidas de contenção da Covid-19 -, apostar nos moradores da região e oferecer experiências gastronômicas e de day use para quem mora perto e deseja um momento diferente, é outra possibilidade para a hotelaria.
O day use pode ser feito com um número restrito de pessoas para que elas possam usufruir da estrutura de lazer do hotel ou pousada – como a piscina e churrasqueira. Claro, tudo de acordo com os protocolos de higiene e respeitando o distanciamento.
É possível ainda criar um menu personalizado para quem deseja uma experiência gastronômica em uma data especial, por exemplo, em um ambiente mais reservado, com distância segura entre as outras pessoas.
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Estabelecer esse relacionamento com as pessoas do entorno pode gerar uma nova modalidade na hotelaria, que permite receber até quem more na mesma rua, mas esteja em busca de uma nova vista para a retina, de uma nova perspectiva da cidade, de um café da manhã ou jantar diferente do da rotina.
Para os hóspedes, refeições no quarto para mais segurança e bem-estar
Entre tantas novas possibilidades que se abrem à hotelaria nesses novos tempos, há ainda a mudança de comportamento e de preferências dos hóspedes. Muitos têm optado por pedir as refeições no quarto e, assim, os hotéis e pousadas precisam se adequar a essa nova demanda.
Certamente, é preciso reestruturar a equipe da cozinha e o pessoal do serviço de quarto, além de rever a forma de oferecer os itens das refeições.
O famoso buffet de café da manhã de hotel, bonito e com variedade de comidinhas, precisa ser condensado e embalado, para caber em uma bandeja e ser transportado pelos andares.
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Um exemplo é o açúcar, antes servido em um açucareiro compartilhado na mesa do buffet, diante das novas preferências, deverá ser oferecido de outra forma, como em sachês individuais.
Além do café da manhã, há quem prefira realizar as outras refeições no quarto, para evitar o contato com outras pessoas, e acabam por fazer um pequeno lanche ou pedir por um aperitivo na suíte mesmo.
Por isso, a estrutura de serviços e de preparo das comidas do hotel precisa ser transformada com o objetivo de atender com segurança e cuidado ao seu novo estilo de hóspede e hospedagem.
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