Terceirizar não significa trabalhar em conjunto, monitorar as atividades por meio de uma gestão de fornecedores e, claro, buscar soluções e alternativas viáveis em parceria com a empresa contratada.

Será que a sua empresa desempenha bem esse papel e consegue acompanhar de perto todas as ações dos fornecedores de logística? Sendo assim, não deixe de conferir as dicas que separamos neste post e saiba quando é necessário revisar seus acordos e contratos. Vamos lá?!

Qual é a importância de revisar a gestão de fornecedores?

Ainda que suas operações estejam atendendo bem às necessidades da sua empresa, é normal que, com o tempo, alguns acordos e práticas se “afrouxem” com os fornecedores, seja por adaptações dos negócios, seja por falta de monitoramento mesmo. Porém, se isso começa a impactar nas atividades em si e coloca em risco, ainda que minimamente, qualquer ponto das operações, é fundamental acompanhar e tomar as devidas decisões, antes que o impacto seja maior.

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Exemplos como o não cumprimento da tabela de fretes acordada, mudanças nos procedimentos de transporte, atrasos nas entregas, desrespeito às regras e práticas da empresa, entre outros, podem ser classificadas como falhas dentro de uma gestão de fornecedores. E cabe aos gestores saberem identificar isso e revisar tais pontos junto ao parceiro.

Como revisar a gestão de fornecedores?

Há algumas práticas-padrão que podem ajudar a manter a gestão de fornecedores em dia e dentro dos procedimentos acordados. Evidentemente, esse trabalho precisa ser contínuo dentro da empresa, e os colaboradores devem estar atentos e devidamente cientes de qualquer mudança, a fim de conseguirem monitorar a qualidade e o desempenho dos parceiros.

A seguir, destacamos alguns exemplos de práticas úteis para uma boa gestão de fornecedores. Confira!

Auditorias

As auditorias de fornecedores são uma prática fundamental dentro de qualquer empresa e ainda mais essenciais na logística de transporte, tendo em vista a dinâmica e a capacidade de mudanças rotineiras das operações de entregas e coletas.

Para isso, é importante que haja uma política interna definida e bem detalhada para a realização dessas auditorias junto ao fornecedor, destacando os principais pontos críticos e não críticos dos acordos e contratos que devem ser monitorados e checados durante as visitas.

Reuniões

Outra prática muito recomendada para uma gestão de fornecedores é cumprir uma agenda de reuniões periódicas, com o intuito de abordar resultados, debater pontos importantes e apontar melhorias nas operações. Como dica, organize sempre os assuntos e temas a serem abordados nessas reuniões e tenha em mãos dados e números reais para apresentar durante os encontros.

Treinamento de equipe

Para que uma gestão de fornecedores seja realmente eficiente, é fundamental investir em treinamento, tanto de seus colaboradores, quanto de terceiros. Para isso, busque criar uma programação de cursos, visitas técnicas e distribuição de materiais educativos entre todos os envolvidos nas operações.

É muito importante que todos esses colaboradores, internos e externos, conheçam a fundo as práticas e os acordos realizados entre as empresas, a fim de detectarem mais facilmente alguns gargalos e descumprimentos, tomarem decisões a tempo e buscarem melhorias contínuas para a parceria.

Quais pontos precisam ser levados em consideração?

Uma gestão de fornecedores visa, principalmente, monitorar e fazer a manutenção dos acordos entre empresas e seus parceiros. No entanto, quando essa prática identifica constantes descumprimentos, falhas e, até mesmo, dificuldades em atender às exigências dos contratos, ela pode indicar, também, a hora certa para possíveis mudanças.

Para exemplificar melhor, destacamos a seguir alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração no trabalho de uma gestão de fornecedores e que são essenciais para a tomada de decisão do gestor. Confira!

Uso de tecnologias e inovação

Em tempos de logística 4.0, o uso da tecnologia aplicada à distribuição faz-se mais do que essencial para operações mais eficientes e inteligentes. Se o seus fornecedores não se atualizam, insistem em usar ferramentas obsoletas e não demonstram esforços para tais investimentos, suas atividades certamente poderão ser impactadas.

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A gestão de fornecedores tem papel fundamental para essa análise e no acompanhamento das tendências do mercado. Portanto, cobre de seu parceiro o uso de novas tecnologias ou, se for preciso, busque por novas empresas com soluções mais modernas e que trarão mais resultados à sua.

Custo-benefício

Um dos pontos indispensáveis na análise de fornecedores é o custo-benefício que essa parceria rende. Ou seja, não se deve frisar apenas preços de mercado, mas, sim, os possíveis retornos que esse acordo pode trazer para o seu negócio. Como dica, compare tabelas de fretes no mercado, os tipos de soluções tecnológicas que as empresas estão oferecendo, os impactos que isso traria na prática de suas atividades, a qualidade da frota etc.

Pontualidade de entregas

Na logística, o cumprimento de prazos é fator crucial para manter o contrato com um fornecedor. Caso seja identificado constantes falhas nesse quesito, sem previsões para solução, é hora de repensar a parceria. Para que isso seja mensurado de forma justa e transparente, recomenda-se monitorar e cobrar resultados de todas as entregas realizadas. Sendo assim, crie KPIs específicos, tenha controle detalhado das operações (dias, horários, dados etc.) e tente detectar os pontos mais críticos.

Qualidade no atendimento

Sua empresa tem dificuldade em solucionar problemas nas entregas, perde tempo para rastrear pedidos e nem sempre recebe os devidos retornos do fornecedor? Então, esses são mais alguns pontos a serem levados em consideração na sua gestão de terceiros.

A qualidade no atendimento e a transparência das informações são fatores essenciais dentro de qualquer parceria. E quando há falhas aqui, é bom ficar atento para não gastar tempo, dinheiro, paciência e, claro, colocar em risco a sua operação.

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Enfim, essas são as dicas de por que e como realizar um trabalho de gestão de fornecedores. Vale reforçar que essa prática tem por princípio uma manutenção constante de monitoramento e das atividades, visando sempre a manter os acordos e contratos em dia. Porém, ela pode ser essencial também para apontar mudanças necessárias e até a troca de terceiros mais competentes e eficientes para sua empresa.


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