A geolocalização não apenas consiste em localizar geograficamente um produto, já que ela é uma importante ferramenta na indústria logística que melhora a experiência do cliente e transforma o seu negócio mais competitivo.
O auge do comércio eletrônico aproximou as companhias de otimizar e tornar seus processos mais eficientes, incluindo o armazenamento e o rastreamento de mercadorias por terra, mar e ar, em tempo real.
O sistema de posicionamento global (GPS, por suas siglas em inglês) é um sistema de navegação que permite localizar um objeto em todo o mundo com uma precisão quase exata. Para conseguir isso utiliza vários satélites e o método matemático de trilateração.
Os receptores de GPS calculam os valores necessários de longitude (meridianos), latitude (paralelos) e altitude para situar o objeto em um mapa eletrônico.
Ainda que em seus inícios, os sistemas de rastreamento por satélite somente eram usados pela indústria logística para conhecer a localização de veículos.
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Vantagens confiabilidade, controle de custos e eficiência dos sistemas
- Permite visualizar e controlar a mercadoria, as plataformas de distribuição e os veículos de carga em tempo real;
- Proporciona informação vital, como tempo de entrega e velocidade, para tomar melhor decisões em relação a pausas desnecessárias e tempos mortos;
- Evita a perda de combustível ao vigilar que os motoristas respeitem as rotas previamente estabelecidas, e reduz o risco de roubo ou manuseios incorretos;
- Determina a proximidade da localização dos clientes em relação à unidade para realizar um melhor planejamento de rotas;
- Complementa a administração de rotas ao gerar relatórios periódicos sobre as entregas e melhora o desenho destas rotas para maior produtividade;
- Garante que as unidades estejam sendo utilizadas somente para viagens relacionadas com o negócio;
- Garante que as unidades sejam para uso exclusivo da companhia;
- Coleta informação de campo que permite definir a estratégia, os planos e as políticas sobre administração de riscos e segurança no trabalho;
- Torna possível que os motoristas sejam informados em tempo real sobre mercadoria a ser coletada que não havia sido considerada no início do percurso;
- Facilita o planejamento de paradas técnicas, como postos de gasolina com preços mais baratos, estacionamentos e outros;
- Controlar hábitos de direção que possam colocar em risco a integridade das pessoas e da mercadoria, como os excessos de velocidade, ou o aumento no consumo de combustível;
- Monitorar a temperatura (especialmente benéfico para a cadeia de frio).
A geolocalização também serviu como ferramenta de comercialização personalizada e de atenção ao cliente.
Graças ao geomarketing, as webpages e os aplicativos agora apresentam informação -anúncios, promoções, qualificações e resenhas de lojas, negócios e grandes corporações, segundo a localização desde onde se entre e de acordo com suas preferências ou necessidades.
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Tecnologia por trás da geolocalização
A tecnologia mais nova para rastreamento e seguimento por satélite está enfocada na comunicação bidirecional entre o pessoal administrativo e a frota de veículos em tempo real.
Ficaram para trás os processadores de informação por satélite para computadores; os novos são menores e consomem menos energia, o que permite maior portabilidade.
Geralmente se utiliza a internet das coisas (IoT) e identificação por radiofrequência (RFID) para muitos dos protocolos de comunicação atuais já que facilitam a interação entre pessoas e objetos a distância, minimizam erros e aumentam a produtividade, segurança e mobilidade.
Os atuais sensores ajudam a detectar a carga de combustível, o estado mecânico e elétrico da unidade, o comportamento do motorista e a eficiência da frota em geral, além de frear o motor em caso de roubo.
Além disso, alguns dispositivos de geolocalização contam com a função de geofence,geobarreira ou geocerca que envia alertas para notificar quando uma unidade sai do perímetro estabelecido e atualiza sua localização em tempo real para seu rastreamento e recuperação.
Sem dúvidas, a indústria logística deve avançar ao ritmo destas tecnologias para poder administrar a crescente complexidade das cadeias de suprimento.
O seguimento por satélite através de GPS pode ajudar as companhias a oferecer um melhor serviço ao cliente, não apenas a entregar as ordens a tempo, como também a solucionar problemas que podem se originar no caminho e inclusive a prevê-los.
Operadores logísticos como a Solistica contam com sistemas para administração de transportes (TMS) que recebem informação de GPS em tempo real, o que permite maximizar a produtividade das unidades em rota e aumentar a lealdade do cliente.
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