Contar com serviços de consultoria em logística é uma decisão estratégica na empresa que cumpre a função de fazer com que se diferencie competitivamente falando.
Graças a esta consultoria a empresa adquire conhecimentos, experiências e habilidades para tomar melhores decisões e alcançar eficientemente as metas na cadeia de suprimento.
Neste sentido, uma empresa de consultoria em logística ajuda seus clientes a entender e melhorar sua cadeia de suprimento e suas operações logísticas, como: compras, processamento e acondicionamento de produtos, armazenamento e entrega.
Sua função é analisar a informação para identificar e resolver problemas logísticos, assessorar em temas de produtividade, gestão e transporte de materiais através de planejamento, desenho de redes de distribuição, tecnologia e software especializado e processos de reengenharia.
Objetivos da consultoria
A consultoria é uma relação de uma empresa e um especialista em logística com o fim de alcançar objetivos organizacionais e desenvolver competências profissionais por meio da incorporação de novos conhecimentos, perspectivas, valores, habilidades e know how, com o que se pode conseguir:
- Redução de custos logísticos com maiores níveis de serviço ao cliente
- Entendimento das técnicas e metodologias de gestão atuais
- Busca por soluções tecnológicas aplicáveis em toda a cadeia de suprimento
- Aumento da produtividade e da lealdade do cliente
- Aumento da cobertura ou presença de pontos de venda e distribuição
- Transformação da cadeia de suprimento em uma vantagem competitiva
- Enfrentamento de desafios logísticos com maior segurança
- Melhores negociações com fornecedores e clientes
- Redução do capital investido e do fluxo de fundos em atividades que não agreguem valor
- Aprendizagem sobre como agir diante de crises ou riscos que poderiam surgir em algum processo
- Desenvolvimento de competências e habilidades (liderança, flexibilidade, colaboração e autogestão)
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Áreas de atuação
O consultor ou a companhia consultora pode se concentrar em diferentes processos logísticos, como por exemplo:
- Compras: estratégias de aquisição de componentes, insumos ou mercadorias que respondam às necessidades de produção e qualidade de entrega levando em conta preços e condições de pagamento, além de sistemas de controle que permitam controlar o processo.
- Inventário: estratégias para satisfazer as demandas variáveis e evitar falta ou acumulação de inventário que possa gerar outros custos, como o armazenamento.
- Armazenamento: estratégias para melhorar o espaço físico e a manipulação e segurança da mercadoria, o que melhora a previsão da demanda e evita problemas com os suprimentos internos e externos.
- Transporte e distribuição: estratégias de planejamento de rotas, acondicionamento de veículos, logística inversa e definição de modalidades de carga (completa ou consolidada).
- Produção: estratégias relacionadas com o abastecimento e reposição de mercadorias e matéria prima e sua integração à cadeia de suprimento depois de sua fabricação.
- Planejamento de estrutura: reorganização logística global, ou seja, ver os processos como um todo, independentemente do número de empresas que intervenham.
- Definição estratégica: análise de processos, desenho de modelos logísticos, controle de qualidade e escolha de sistemas tecnológicos.
- Auditoria logística: revisão e implementação de modelos de rastreabilidade industrial.
- Reengenharia de processos: estabelecimento de processos e projetos tecnológicos e de automatização de operações.
- Administração da mudança: gerenciar os aspectos relacionados com as pessoas e a organização.
- Construção logística: desenho de espaços e desenho de ferramentas.
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Etapas em uma consultoria logística
A consultoria ajuda os diretores da área de logística a romper paradigmas, enfrentar situações e fatores que não tinham sido considerados.
Complementa os métodos, procedimentos e metodologias utilizadas e é um excelente apoio nos processos de mudança cultural. Acontece em quatro etapas:
- Etapa de diagnóstico: análise para identificar as expectativas e problemáticas da companhia. Através de análises de processos se conhecem, constroem e fortalecem as vantagens competitivas em relação a custos, velocidade, qualidade e manutenção. Da mesma forma, através da análise de distribuição e layouts se melhora a integração das áreas operativas e funcionais e as instalações desde um ponto logístico.
- Etapa de definição: determinação de metas e objetivos logísticos, assim como as competências, pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores.
- Etapa de intervenção: se buscam e propõem soluções e planos de ação dentro e fora da empresa em função das metas logísticas e objetivos estratégicos.
- Etapa de seguimento: consiste na constante avaliação e supervisão do desempenho.
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Através desta relação, o consultor se converte em um parceiro estratégico que melhora o desempenho dos colaboradores ao ampliar suas possibilidades e capacidades de ação, o que aumenta a efetividade e a rentabilidade.
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