A cotação de frete para empresas dos mais diversos setores é extremamente importante, uma vez que acompanhar todas as etapas do processo é fundamental para garantir uma eficiência na gestão das áreas envolvidas.

Entender de maneira clara o valor a pagar ou receber em relação ao transporte evita erros que podem afetar a lucratividade e, consequentemente, gerar prejuízos aos negócios.

Por esse motivo, uma alternativa é contar com ferramentas para automatizar essa atividade e promover processos mais dinâmicos e precisos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar como é possível aprimorar a cotação de frete do seu negócio. Acompanhe!

Qual a importância da cotação de frete?

O frete deve ser visto como um aspecto estratégico na empresa, já que uma boa negociação gera impactos diretos na rentabilidade dos produtos e no custo da operação em geral.

É necessário conhecer o perfil da carga do negócio e buscar as parcerias mais adequadas para adquirir ganhos e evitar erros que podem causar penalidades contratuais e gastos com danos, avarias e atrasos na entrega.

Entre as vantagens dessa cotação, podemos citar:

  • auxilia na rentabilização das operações da organização;
  • gera redução de tempo na execução dos processos, além de aumentar o uso de recursos alocados nessa atividade;
  • o domínio da informação é fator decisivo e diferencial competitivo na gestão de recursos de qualquer negócio, já que por meio de dados claros e precisos é possível tomar as melhores decisões.

Tipos de frete

Os tipos de frete podem ser divididos em 3 fatores diferentes. Veja quais são!

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Responsabilidade pelo frete

CIF

A sigla representa custos, seguro e frete, e estabelece que a responsabilidade referente ao pagamento do frete e gestão de riscos seja do remetente da carga.

Nessa situação, o pagamento é realizado na origem do transporte e o cliente apenas faz a compra. Dessa forma, o compromisso do embarcador só termina quando ela é recebida pelo destinatário final. É o modelo mais usado nas relações comerciais.

FOB

Nesse caso, o cliente é o responsável por efetuar o pagamento no momento em que recebe a carga.

Tipo de contratação

Normal

Ocorre quando a transportadora é contratada pela empresa para fazer o transporte e coleta a mercadoria no local de origem e entrega no destino final, sendo a única a realizar o percurso.

Subcontratação

A transportadora contratada decide solicitar que outra empresa realize o transporte. Prática muito usada com o intuito de aumentar a abrangência dos locais atendidos, oferecer melhores prazos e gerar eficiência nos processos.

Redespacho

Nesse caso, duas transportadoras oferecem o serviço, no qual a empresa contratada pelo cliente percorre um determinado trajeto e a sua parceira de negócios fica responsável por terminar o percurso. Então, as duas transportadoras realizam o processo.

Característica da carga

Lotação

A lotação ou carga fechada, abrange um grande volume, que normalmente ocupa a capacidade total do veículo e vai diretamente para o local de destino.

Fracionada

São formadas por diversos pedidos de pequeno volume, atendendo vários clientes. Nesse caso, existe mais de um ponto de atendimento no decorrer do transporte.

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Quais são os principais desafios de uma empresa no que diz respeito ao frete?

Entre os principais desafios ligados ao assunto está o de encontrar um equilíbrio entre custo de frete e prazo de entrega, pois é cada vez mais comum que as exigências e particularidades impostos pelas áreas da cadeia logística provoquem impactos na conta de frete.

Nesse caso, é importante ter em mente que, quando condições são impostas aos parceiros, pode ocorrer o aumento de custos aos clientes e fornecedores, além de tornar o prazo de entrega pouco atrativo.

Por esse motivo, conhecer os fatores que influenciam na composição do frete é primordial para que uma negociação positiva seja realizada.

Quais são as etapas envolvidas para fazer uma cotação de frete?

É preciso conhecer as etapas que englobam todo o processo de entrega, não apenas na hora da cotação. Por exemplo:

  • identificar o perfil de carga;
  • compreender o modelo de negócio;
  • ter ciência de quando o cliente precisa receber o produto em um prazo estipulado;
  • entender quando será preciso alocar ajudantes para separação, se será necessário usar paleteira ou algum equipamento na descarga;
  • projetar o tempo que o veículo ficará esperando;
  • se existe a necessidade de agendar a entrega;
  • avaliar se é uma zona de difícil acesso etc.

Todas essas informações são fundamentais para o direcionamento da operação e a homologação de parceiros de transporte.

É feita, então, a cotação de frete com a certeza de que bons aliados foram capacitados e que todas as decisões foram tomadas, em conformidade com as necessidades da companhia.

Quais fatores devem ser considerados ao realizar o cálculo de um frete?

Existem vários aspectos que influenciam na cotação de frete. Conheça os principais!

Local de origem e de destino

A quilometragem percorrida tem influência direta no momento de fazer o cálculo do frete, além da quantidade de combustível consumidos, desgaste de pneus e a dificuldade de acesso em determinados lugares.

Peso e volume (cubagem)

Geralmente, o valor do frete de uma mercadoria mais pesada e que ocupa um espaço maior é mais alto, independentemente do trajeto a ser realizado.

Isso acontece pelo fato de essa situação propiciar mais desgaste do caminhão a ser usado no transporte, além de requerer um tempo maior para o carregamento.

Tipo de carga

Nos casos em que a empresa presta serviços de transporte para vários tipos de carga, é importante que o preço seja determinado conforme cada mercadoria.

Afinal, não é possível comparar as particularidades e gastos que envolvem cada entrega de uma forma geral.

Além disso, existem pontos que exigem maiores cuidados, como conservação da temperatura, embalagens específicas, entre outros, que contribuem para a cotação de frete.

Impostos

Os impostos também devem ser considerados nesse momento, por exemplo:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Programa de Integração Social (PIS).

Os impostos apresentados são aqueles considerados fixos, contudo, existem alguns casos em que serão cobradas outras taxas — estaduais e municipais do local que será atendido pela transportadora, tarifa e pedágios.

Valor aduaneiro

O valor aduaneiro é caracterizado pelo preço da mercadoria importada, seguro e frete internacional, conforme o estabelecido na Instrução Normativa SRF nº 327. Ao calcular o frete aduaneiro, é preciso ter esse valor como base e não o preço indicado na nota fiscal.

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Gerenciamento de Risco em Transporte Rodoviário de Cargas (GRIS)

O GRIS se trata de uma taxa que é cobrada sobre o preço do produto para eventuais custos preventivos de riscos.

Em alguns casos, a transportadora considera a dificuldade da entrega ou o perigo envolvido para realizar essa cobrança. Outro exemplo é quando existe a possibilidade de furto ou extravio durante o trajeto.

Pedágio

Diversas rodovias do Brasil são gerenciadas por meio de uma concessão privada. Nesse caso, o pedágio cobrado durante o trajeto deve ser considerado para compor o preço do frete.

Cobranças extras

Além das questões apresentadas anteriormente, outros valores podem ser englobados no preço final do frete, que vai depender de cada transportadora, como:

  • tarifas pela coleta, despacho, atrasos ou reentrega;
  • quantidade de remessas a serem realizadas;
  • rotas em locais com tráfego pesado ou sem chance de carga durante o retorno;
  • agendamento, onde um horário é predeterminado evitando o risco de atrasos na entrega etc.

Benefícios em otimizar a cotação de frete

A cotação de frete é uma atividade complexa, considerando que é preciso assegurar que as melhores contratações serão feitas por meio da análise de diversas variáveis como prazo, preço e qualidade do serviço prestado.

Para automatizar esse processo, é possível encontrar no mercado ferramentas que ajudam na otimização do fluxo de trabalho.

Veja os benefícios que essa otimização pode oferecer:

Aumento da produtividade

Ao investir na tecnologia é possível fazer com que algumas rotinas logísticas sejam finalizadas de forma automática, o que reduz a quantidade de tarefas repetitivas sob responsabilidade da equipe e o tempo gasto nas operações.

Assim, é possível delegar atividades mais estratégicas para os profissionais, que gerem melhoria e desenvolvimento do setor.

Padronização dos processos

Outra vantagem da otimização é a padronização dos processos. Por exemplo, reunião de dados importante para a constituição do frete, colaborando para a minimização de custos e redução de erros.

Agilidade no processo de cotação

A automatização da cotação de frete também gera agilidade. Dessa forma, as cargas passam a ser liberadas em menor tempo, impactando no prazo informado para os clientes, o que aumenta a satisfação.

Como economizar na cotação de frete?

Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para tornar o processo de cotação de frete mais econômico. Veja algumas delas!

Faça um bom planejamento

Nesse caso, o mais adequado é definir a quantia do orçamento que será usada para custear os gastos com transporte em um tempo determinado. É necessário que as metas sejam realizadas e que se enquadrem na realidade do negócio.

Também é importante realizar um monitoramento eficiente para entender se existem gastos excessivos e o que fazer para reduzi-los sem perder a qualidade dos serviços oferecidos.

Conte com preços mais acessíveis

Para isso, o recomendável é incluir várias opções em uma cotação. Isso eleva o poder de negociação e possibilita uma contratação com melhores condições para a prestação do serviço.

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Faça parcerias de confiança

É fundamental avaliar alguns critérios antes de escolher uma transportadora como parceira, por exemplo, a reputação e tradição da empresa no mercado, prazos e condições de pagamento, atuações em casos de ocorrência (atrasos, extravios, avarias e devoluções), investimento em tecnologia e demais.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são usados com o intuito de analisar os resultados dos processos e identificar se tudo está ocorrendo dentro do planejado.

Isso permite averiguar se os recursos aplicados e práticas implementadas foram suficientes para atingir os objetivos. Entre os pontos a serem analisados estão: frete sobre o valor do faturamento, por região, por mercadoria, custo de reentregas, etc.

Com esses dados em mãos fica mais fácil detectar erros, suas possíveis causas, bem como medidas a serem colocadas em prática para solucioná-los.

O processo para cotação de frete engloba vários fatores. Por isso, é necessário investir na automatização da atividade por meio de uma solução adequada às características do negócio e, assim, conquistar benefícios como a melhora no relacionamento com parceiros estratégicos, eficácia na utilização dos recursos e minimização dos custos operacionais.


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