A comunicação é essencial em todos os tipos de departamentos e na construção civil não é diferente. Informação pela metade, excesso ou falta de informação são os principais problemas na comunicação de construção civil.

As empresas precisam ter comunicação entre as pessoas, entre os departamentos e também entre outras organizações. A comunicação é a base que permite que dezenas de pessoas realizem atividades diferentes em locais distintos, algo essencial no mercado da construção.

A comunicação bem sucedida dentro de uma organização é aquela que entrega informações precisas, nem em excesso nem pela metade, de maneira simples a todos que precisam. Mais do que conversar, se comunicar significa incluir todos os funcionários no caminho do mesmo objetivo.

Confira os maiores problemas de comunicação na construção e como revertê-los:

1. Excesso de informação

Compartilhar informações demais com a equipe pode demonstrar uma dificuldade em priorizar o que é relevante para cada um. Do ponto de vista dos empregados, perde-se tempo tentando entender o que há por trás daquelas informações.

O primeiro passo para resolver este problema é classificar as informações em ordem de importância. Depois, delimitar a quantidade de dados que cada um deve receber, ouvindo também o feedback da equipe. Outro passo é diminuir o tamanho dos relatórios, enviando menos quantidade de dados, mas com mais frequência, permitindo a assimilação completa das informações.

2. Falta de informação

O segundo problema é praticamente o oposto do primeiro: é limitar demais quem pode ter acesso a quais informações. Isso gera uma sensação de que existe um excesso de centralização na gestão de informações.

Para resolver este problema, é importante derrubar as barreiras e rever os privilégios para ter acesso a dados e relatórios. O primeiro passo é identificar quais são essas barreiras, quem as criou e porque elas existem. Em seguida, entenda por que as informações estão sendo filtradas e avalie se este filtro é mesmo necessário.

3. Informações distorcidas

Outro problema grave de comunicação na construção é o famoso telefone sem fio. Sem uma forma integrada e simples de comunicação, as chances de ocorrer erros de interpretação ou mesmo a propagação de informações erradas são grandes.

A distorção acontece, muitas vezes, porque o gestor não repassa as ordens ou informações direto para toda equipe, mas permite que o tal telefone sem fio se desenvolva.

Do ponto de vista do gestor, é preciso reduzir o uso de palavras abstratas, jargões ou frases ambíguas e solicitar o feedback de quem recebeu a mensagem para ter certeza de que o significado foi assimilado. Na equipe, é importante encorajar para que todos se sintam confortáveis em perguntar e esclarecer possíveis dúvidas, aumentando a relação de confiança e, assim, reduzindo a distorção.

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