A gestão de estoque é uma rotina da logística pensada com o objetivo de aprimorar resultados e tornar o setor cada vez mais eficiente. Para isso, é necessário planejar alguns pontos essenciais, e um deles é o layout de armazém.
Definir o layout do armazém é o primeiro passo no trabalho de desenho da instalação. A distribuição do espaço é aparentemente uma questão simples, porém se mostra complicada de ser resolver na prática e precisa de muito estudo prévio.
Geralmente, o projetista de um armazém costuma encontra um espaço físico em que alguns fatores representam uma séria limitação da superfície disponível e é por isso que a distribuição deve ser cuidadosamente estudada.
Pensando nisso, no artigo de hoje, explicaremos em detalhes com o definir o espaço de um armazém, qual é a importância de manter sua organização e quais são as características de um bom modelo de layout. Confira a seguir!
A importância do layout para a otimização da operação
Um dos pontos essenciais na hora de criar o layout do armazém é facilitar a localização dos itens. A prática consiste em organizar as áreas de estoque com estratégia, de modo a impactar positivamente o seu processo operacional. Isso acontece com um planejamento que favorece tanto a otimização de tempo das tarefas quanto a economia de esforço e a eliminação da movimentação desnecessária de materiais.
Ficou interessado? Ao longo deste post, vamos falar como isso acontece na prática. Podemos adiantar que a principal dica é criar categorias e agrupar os produtos de acordo com elas. Dá para segmentar por peso, tamanho, característica, frequência de compra ou outro critério específico do seu negócio. A seguir, detalharemos alguns aspectos para você analisar antes de organizar o seu layout do armazém.
Frequência de compra
O layout do armazém tem que deixar a sua rotina de trabalho ágil, sem perder a eficiência ou comprometer o fluxo. Então, a lógica a ser seguida envolve encurtar a distância percorrida pelas mercadorias dentro do seu espaço.
Tente estocar os itens com mais giro em um espaço perto da área de expedição (saída para carga). Além disso, fique atento à altura dos produtos na estante. Se eles vão ser acessados com frequência, não os coloque nas prateleiras mais altas.
Deixe os lugares mais inacessíveis e distantes da porta reservados aos artigos menos populares, ou seja, que não são tem a saída tão alta. A recomendação também vale para os produtos que costumam ter períodos de venda sazonais, como em datas comemorativas.
Tamanho dos produtos
Muitas vezes, o profissional da logística tem que fazer um verdadeiro milagre se quiser armazenar todo o volume de produtos no espaço disponível.
Apenas se o layout do armazém for inteligente, vai ser possível aproveitar o ambiente de maneira estratégica. No processo de organização, considere o tamanho dos itens. Não deixe uma área extensa reservada a artigos pequenos, por exemplo. Evite o desperdício.
Outro ponto é não deixar objetos muito pesados em posições altas. Parecem dicas pequenas, mas feitas regulamente geram um ganho significativo de tempo para toda a operação.
Características dos itens no layout do armazém
As necessidades especiais de cada produto devem ser respeitadas, também, durante a armazenagem. Portanto, fique atento às condições de ventilação, temperatura, exposição à luz, proteção contra umidade e poeira demandadas por eles. Preservar a integridade das mercadorias é algo que não pode ser deixado de lado. O descuido tem potencial de gerar grandes prejuízos ao negócio.
Ao cumprir as recomendações apresentadas ao longo deste post, você terá acesso a uma série de benefícios. Para começar, destacamos o melhor aproveitamento do espaço. Desde que os itens ocupem as posições certas, o volume de materiais pode aumentar. Em seguida, ressaltamos a movimentação adequada de pessoas, equipamentos e produtos — sem desperdício de energia em ações desnecessárias.
Para fechar, concluímos que criar um layout do armazém inteligente significa investir em produtividade. Isso porque o posicionamento dos produtos passa a ser estratégico, permitindo que a operação flua com eficiência.
Por que é importante planejá-lo com cuidado?
Como dissemos ali em cima, um bom layout de armazém ajuda a aprimorar os resultados logísticos. Quando o planejamento é bem estruturado, ele proporciona importantes benefícios para a área, como:
1. Melhor aproveitamento do espaço
Uma boa organização do layout faz com que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Assim, é possível armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente.
2. Movimentação eficiente
Os corredores devem ser projetados para garantir uma boa movimentação de pessoas, máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que não comprometem a área que é destinada ao estoque.
3. Aumento da produtividade
Outra grande vantagem de se investir na organização do layout é conseguir aumentar os níveis de produtividade. Afinal, os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica mais eficaz.
Como você pode ver, o layout do armazém é fundamental para o sucesso da logística. Para que isso se torne possível, porém, é necessário fazer um planejamento mais organizado e, principalmente, escolher galpão que tenha uma estrutura adequada para armazenar os produtos.
A Russel Serviços pode oferecer o melhor serviço de terceirização de logística em apenas 48 horas. O serviço chegará rapidamente, com muita eficiência e qualidade. Torne sua empresa mais competitiva no mercado com mais funcionários de qualidade.
Não perca tempo, para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter