São diversas opções de piso no mercado, com estilos, acabamentos e texturas totalmente diferentes um do outro. Com isso, conhecer as particularidades dos diversos tipos de piso é fundamental para o seu projeto.

Ao decidir qual piso será utilizado é necessário analisar vários fatores, como: a qualidade, instalação, facilidade de limpeza, orçamento e o projeto arquitetônico. Assim, será possível optar pela opção mais adequada para as suas necessidades.

Neste post, vamos apresentar os diferentes tipos de piso e suas vantagens e desvantagens para que você tome a opção mais adequada à sua obra.

Cerâmica

A cerâmica é um dos tipos de pisos mais populares e usados no Brasil. Existem opções de diversos tamanhos (20×30, 40×40, 60×60, 80×80, 100×100), cores e texturas, por isso o valor pode variar bastante.

De alta resistência e fácil limpeza, ela pode ser usada em ambientes internos e externos. A cerâmica é uma alternativa mais barata do que o porcelanato (veja logo abaixo) e ainda ajuda a manter o ambiente menos quente durante o verão.

É importante observar alguns fatores ao escolher a cerâmica que será utilizada, como a resistência à abrasão e o coeficiente de atrito. O primeiro é indicado pelo número do PEI, quanto maior o PEI maior é a resistência da cerâmica. Já o coeficiente de atrito aponta quão escorregadio é o material, o número fica na embalagem do produto e quanto maior mais rugoso é o piso.

Leia mais: Veja como alguns retrabalhos podem disparar seu custo de obra

Porcelanato

O porcelanato se destaca por sua qualidade, resistência e diversidade de acabamentos. Por contar com modelos em várias texturas – que imitam madeira, cimento, mármore, entre outras – ele combina com diferentes estilos de decoração e pode ser usado em inúmeros ambientes.

Os principais acabamentos de porcelanato encontrados são: polido, acetinado, esmaltado, struturato e natural. O porcelanato polido é revestido por uma camada de proteção que dá brilho ao piso. Ele é mais indicado para ambientes secos como quartos e salas, pois fica muito escorregadio quando molhado.

Já o porcelanato acetinado tem menos brilho, mas é mais resistente e ideal para áreas de maior umidade como o banheiro e a lavanderia. O porcelanato esmaltado, como o nome já diz, é coberto por uma camada de esmalte, que permite a aplicação de estampas e desenhos.

Ele pode ser usado em ambientes secos e úmidos, entretanto, assim como no caso da cerâmica, ao comprá-lo é preciso ficar atento a resistência do esmalte indicada pelo PEI. O porcelanato struturato e o natural são os mais indicados para áreas externas.

Laminado

O piso laminado é ideal para quem procura um acabamento em madeira, mas quer economizar. Fabricado a partir de madeira aglomerada, esse tipo de piso tem um custo muito menor do que aqueles feito puramente da madeira.

Com um estilo versátil, ele combina em diversos ambientes, como escritórios, salas e quartos. O uso dele não é recomendado, entretanto, em locais como banheiro, cozinha e lavanderia, pois ele não pode ser molhado. Para a limpeza, é recomendável utilizar apenas um pano úmido.

A instalação do laminado é simples e pode ser feita, inclusive, por cima de outro piso (desde que este esteja bem nivelado). Os laminados são encaixados em um sistema tipo Click e presos nos rodapés, onde são colados.

Cimento queimado

Indicado tanto para ambientes externos quanto internos, o cimento queimado é uma opção de baixo custo muito utilizada em galpões de fábricas. Entretanto, com a tendência da decoração industrial em alta, ele tem sido cada vez mais usado em casas, dando um ar de modernidade aos cômodos. Outra vantagem é que, se fabricado de maneira apropriada, ele é resistente e tem uma boa durabilidade.

Piso vinílico

Fabricado com resina de PVC, o piso vinílico tem um acabamento que remete à madeira, mas com um valor mais barato. Produzido a partir de materiais recicláveis, ele é encontrado em versões variadas como placas, mantas e tapetes, o sistema de instalação dependerá do modelo escolhido.

Por ser antirruído, ele é uma alternativa ideal para ambientes com muito barulho, em casas com crianças e animais de estimação, por exemplo. Se comparado ao laminado, ele é mais resistente à água, entretanto seu uso também não é recomendado em locais de alta umidade.

Leia mais: Saiba como se organizar no acabamento da sua obra

Tábua corrida

O piso de tábua corrida é feito com madeira natural, portanto, não é sustentável e apresenta um custo elevado em comparação aqueles que simulam o acabamento de madeira. Também conhecido como assoalho, as tábuas são dispostas entre si paralelamente e encaixadas de forma com que fiquem bem firmes.

A tonalidade, o tamanho e a espessura podem variar dependendo do que é solicitado no projeto arquitetônico e, também, de acordo com o tipo de madeira. Alguns dos tipos mais usados são Ipê, Jatobá e Cabreúva, mas é possível utilizar madeira de demolição.

A madeira deixa o ambiente mais elegante e sofisticado, mas é um elemento sensível, os tipos de pisos feitos a partir dela exigem alguns cuidados especiais. Ela não deve ser molhada, para limpar o piso é indicado utilizar produtos próprios. A cera, por exemplo, deixa a madeira com mais brilho.

Além disso, a madeira pode ser riscada facilmente, é aconselhável colocar uma proteção nos pés dos móveis, quando for arrastá-los.

Taco

Muito utilizado entre as décadas de 1960 e 1990, o taco é outra alternativa de piso de madeira, normalmente fabricado do Ipê, Cumaru ou Grápia. Formado por pequenas peças, o taco ganhou um ar vintage e pode dar um toque interessante na decoração.

Leia mais: Veja 3 dicas para organizar o seu canteiro de obras

Ele também tem um custo mais elevado e os cuidados são similares com os do piso de tábua de madeira.

Existem vários tipos de pisos para optar. É primordial analisar com cuidado as características de cada um deles para evitar custos e problemas no futuro. Mantenha em mente quais são a necessidades específicas do seu projeto e faça a melhor escolha a partir disso.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *