O relacionamento com o o cliente é uma das coisas mais importante de uma empresa, uma vez que o mercado se encontra cada vez mais competitivo. Sendo assim, se faz necessário recorrer a estratégias eficazes para conquistar cada vez mais a preferência do consumidor.
Para isso, ter um bom relacionamento com o cliente é essencial, pois sem um público fiel não existe negócio e, na área logística, isso deve iniciar pela administração eficaz da cadeia de suprimentos.
Quando feita da forma adequada, proporciona uma integração positiva em todo o processo produtivo, gerando satisfação tanto para quem adquire os produtos quanto para quem contrata os serviços, o que é crucial para a fidelização.
Fizemos este texto justamente para mostrar como aprimorar o relacionamento com o cliente por meio da logística. Boa leitura!
Cumpra o prazo de entrega
Esse é um dos pontos principais quando se trata da experiência do cliente com a empresa. É imprescindível que o empreendimento respeite o prazo de entrega definido no momento da compra, pois, caso contrário, a satisfação do consumidor pode ser comprometida.
Por esse motivo, aposte em frequentes melhorias nessa área, adotando algumas ferramentas e práticas que possibilitem o monitoramento das informações relacionadas às rotas, fretes, rastreamento de produtos e desempenho dos condutores.
Um transporte de qualidade e eficiente se torna um diferencial entre os demais.
Mantenha a qualidade dos produtos
Além da logística na obtenção de insumos e na linha de produção, é necessário estar atento ao momento de transportar as mercadorias. O manuseio inadequado e o acondicionamento incorreto podem danificar os produtos.
Isso compromete a imagem da empresa e prejudica o processo de fidelização do cliente. Portanto, o ideal é avaliar e conhecer bem a transportadora que vai prestar o serviço e monitorar constantemente a performance dos colaboradores.
Tenha um valor competitivo
As atividades logísticas representam muitos custos para a companhia, o que acaba influenciando no valor de seus produtos e serviços.
Dessa forma, apostar numa operação mais enxuta pode gerar reflexos na precificação, que, quanto menores, mais competitivos e satisfatórios se tornam para os consumidores.
Um exemplo é o serviço de frete. Os preços altos inibem a compra e os clientes acabam optando pelos concorrentes.
Para conseguir um melhor custo nessa área, algumas alternativas são contar com várias transportadoras, criar trajetos mais inteligentes e reavaliar as políticas de frete conforme os locais de entrega.
Diversifique as formas de envio
É importante oferecer meios alternativos de envio com a finalidade de satisfazer a necessidade de um púbico maior. Se a organização possui apenas uma maneira de entrega, o cliente pode até desistir da compra.
Algumas pessoas preferem a entrega via PAC ou agendada, mesmo que tenham que esperar mais tempo para receber o produto, enquanto outras optam pela entrega expressa, mais ágil e com um custo maior.
Isso quer dizer que nem sempre o envio mais rápido é o melhor. Apesar de ser o tipo mais comum, existem algumas exceções, pois, com o intuito de economizar com as despesas com frete, o consumir pode preferir uma forma de envio mais demorada.
Leia mais: CIOT: o que é, para que serve e como emiti-lo de forma prática
Aproveite o overdelivering
O overdelivering significa um serviço agregado à entrega do produto que vai além do que o cliente espera, como um brinde simples, um item que complemente a mercadoria adquirida, entre outros.
Existem diversas opções de overdelivering. Ceder descontos nas compras futuras é uma forma efetiva de satisfazer o cliente, já que a diminuição do preço é sempre um desejo do consumidor.
Uma prática que garante ainda mais a satisfação do público é entrar em contato no dia da entrega para confirmar que se encontra em casa e evitar retrabalhos para a empresa em situações nas quais não tenha ninguém em casa para receber a mercadoria.
Outro método é reduzir o preço do frete ou oferecer frete grátis. Nas compras por meio da internet, essa prática torna-se ainda mais relevante.
Facilite a logística reversa
Geralmente, a logística reversa costumar ser muito usada para estruturar melhor o procedimento de trocas ou devoluções. Ela trata do fluxo inverso da operação logística.
Ou seja, o retorno da mercadoria do endereço do cliente até o ponto de distribuição. Esse processo é importante para melhorar a experiência e o relacionamento com o cliente em relação ao estabelecimento.
Algumas lojas optam por um processo em que o cliente não necessita se preocupar em fazer o envio e monitorar a tratativa que a instituição oferece. Nesse caso, o produto é retirado da residência do consumidor, evitando o seu deslocamento até o posto de coleta.
Além de auxiliar na minimização dos custos com transporte, tendo em vista que o percurso é otimizado por aproveitar os veículos que saem para as entregas e coletas, ela ajuda na redução dos infortúnios gerados pelo processo de troca ou devolução das mercadorias.
Leia mais: Veja os 8 maiores custos que podem causar impactos nos seus processos logísticos
Ofereça o rastreio das entregas
A realização das compras online pode gerar uma certa ansiedade nos consumidores, que desejam recebê-las o mais rápido possível.
Para diminuir essa situação e tornar o seu processo mais transparente, ofereça o rastreio dos pedidos. Dessa forma, os clientes podem acompanhar cada etapa até a conclusão.
Realize uma pesquisa de satisfação
É preciso mensurar o índice de satisfação do cliente. Isso possibilita a avaliação do desempenho das operações logísticas da empresa, propiciando a elaboração de ações corretivas.
Para isso, você pode utilizar indicadores de desempenho no gerenciamento de frotas, perguntar aos colaboradores o que eles pensam sobre a execução dos processos, fazer pesquisas diretamente com os consumidores, entre outros.
As companhias têm percebido que, além de diminuir os custos, é preciso gerar valor para seus clientes, ocasionando em vantagens competitivas importantes.
Investir no relacionamento com o cliente é cada vez mais necessário para enfrentar os desafios do mercado atual e a grande oferta de serviços.
Como podemos perceber, existem diversas medidas que podem ser implementadas na logística para tornar o relacionamento com o cliente mais próximo e alcançar sua fidelização.
Por isso, não espere mais para analisar as práticas mais adequadas e adotá-las agora mesmo.
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