Os pick up points começam a ganhar relevância e estão sendo cada vez mais utilizados no mercado brasileiro, os clientes tem gostado e essa tendência parece que veio para ficar.
Essa tendência que já faz muito sucesso na Europa, Estados Unidos e Austrália, começa a ganhar fãs no mercado nacional e se torna uma ferramenta importante e inovadora da logística, trazendo diversos benefícios e entre eles temos questões como a diminuição de custos de transporte e uma garantia da qualidade dos serviços.
Muitas pessoas que fazem compras online ou por telefone acabam tendo problemas para receber a mercadoria solicitada. Como muitos trabalham e suas casas ficam fechadas o dia inteiro, acabam optando pelo endereço da empresa como opção de entrega, o que nem sempre é confortável e acaba comprometendo a privacidade do comprador.
Isso foi resolvido em muitos países justamente através desses pick up points, que além de facilitarem o recebimento das mercadorias, acabam diminuindo os custos sem comprometer a qualidade dos serviços logísticos. Para saber exatamente o que são, como funcionam e como incorpora-los a sua cadeia logística, fique com a gente e continue lendo esse texto!
O que são os pick up points e sua relação com o mercado de logística
Em tradução livre, pick up points significa pontos de retirada. Se, por acaso, você se deparar com a expressão click and collect, saiba que é um sinônimo do termo. Contar com esses locais pode ser muito útil para a estratégia logística da sua empresa.
Podemos entender os pontos de retirada como as lojas conveniadas ao negócio, nas quais o cliente poderá buscar o produto adquirido por meio da compra on-line. Em outras palavras, os estabelecimentos parceiros dão continuidade ao ciclo que começou no e-commerce.
Assim, o consumidor tem a facilidade de retirar o produto no endereço que ele escolher, entre as opções oferecidas, a partir de uma determinada data. A solução atende quem não pode ficar em casa esperando a entrega por conta do trabalho ou por outro motivo.
O seu empreendimento reduzirá os custos ao passo que a satisfação do consumidor aumentará. Definir ambientes de entrega implica centralizar o serviço, economizando tempo, combustível e mão de obra. Da mesma forma, as lojas conveniadas são beneficiadas. Elas contarão com uma comissão pelo serviço e receberão um fluxo maior de pessoas em seus pontos de venda.
Devido a essas vantagens, é possível, em muitos casos, fazer com que o comprador não pague nada pela entrega. Mais um passo rumo à satisfação garantida, certo? Basta que ele escolha o ponto mais conveniente e busque o pedido. Pode ser perto de casa, do emprego ou mesmo no caminho entre um compromisso e outro.
Por que aplicar a estratégia?
Você vai ver, a seguir, algumas das principais vantagens proporcionadas ao investir em pontos de retirada conveniados ao seu negócio.
1. Entregas eficientes
Ao aderir o modelo com pick up points, sua empresa tem muito a ganhar. Para começar, o trajeto a ser percorrido pela transportadora diminui consideravelmente. Não há a necessidade de deslocamento até a casa de cada cliente, uma vez que há um espaço destinado à centralização da entrega.
Dica: ao contar com parceiros distribuídos em pontos diversos da cidade, a cobertura geográfica será ampla, de forma a aumentar, ainda mais, a adesão da estratégia. Com isso, a capacidade dos veículos será melhor usada por conta do grande volume de itens endereçados aos locais definidos.
Já pensou economizar com combustível, com a manutenção da frota e diminuir os riscos associados ao transporte (como avarias e acidentes)? Devido à otimização do trajeto proporcionada pelos pontos de retirada isso é possível.
2. Solução para a logística reversa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos define que as empresas são responsáveis pelos seus produtos mesmo quando eles são descartados. Nesse sentido, entra em prática a logística reversa, partindo do cliente até retornar ao negócio.
Os pick up points são interessantes também por se tornarem pontos de coleta dos materiais após seu “ciclo de vida”. O custo do serviço passa a ser menor, já que o próprio consumidor toma a iniciativa de levar o item ao espaço destinado para recebê-los. Como as lojas parceiras, que fazem parte de sua rotina logística, cumprirão esse papel, tudo fica mais fácil.
3. Entrega garantida
Sabe aquele problema de tentar entregar algo e não ter ninguém para receber o pedido? A sensação de perda de tempo é inevitável. Infelizmente, a situação é mais comum do que parece. A boa notícia é que a definição de pick up points soluciona a taxa de insucesso. Afinal, o cliente terá liberdade para retirar o produto no ponto que ele escolheu, quando for mais conveniente.
Apostar nos pick up points constitui uma alternativa inteligente com muitos benefícios ao seu negócio. Neste texto, você viu o que significa a estratégia e quais são essas vantagens reservadas às empresas que apostam nela.
A melhor alternativa para lojas virtuais
As lojas virtuais que não possuem estabelecimentos físicos, tem como alternativa o fechamento de parcerias com outros negócios que mediante um comissionamento podem receber e fazer a entrega das mercadorias.
Esse modelo, já utilizado ao redor do mundo, começa também a ser formatado no Brasil. Acordos com redes de lojas físicas são oportunidades que agradam a todos:
- a loja virtual diminui seus custos com transporte,
- o cliente fica satisfeito em poder facilmente buscar a sua mercadoria,
- o empreendimento que recebe o produto tem um maior público circulando em suas lojas e é remunerado por fazer a entrega.
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