- Home
- LogÃstica
- Entenda o conceito de unitizaà ...
Se você trabalha com logÃstica, provavelmente já deve ter ouvido falar do termo “unitização” de cargas, mas você sabe o que ele de fato significa? A unitização de cargas refere-se ao processo de reorganização e agrupamento de produtos com o objetivo de conquistar uma gestão unificada na armazenagem e transporte.
Trata-se de um fenômeno muito presente no setor logÃstico devido à s vantagens que oferece principalmente quanto à redução de custos e melhoria da produtividade. No caso do transporte, a unitização consiste na combinação da mercadoria de vários clientes em um caminhão (ou contêiner, se for transporte marÃtimo ou intermodal) para evitar uma viagem com meia carga de produtos para um único cliente.
No armazém, a unitização de mercadorias é aplicada como parte de diferentes operações no recebimento, armazenagem, preparação de pedidos e expedição de mercadorias.
O objetivo desse post então é ir mais a fundo nessa prática e entender sua importância para quem trabalha todos os dias com processos logÃsticos e como você pode aplica-la na sua cadeia de operação. Boa Leitura!
A importância de uma gestão de logÃstica unificada
Quando falamos de gestão unificada, é impossÃvel ignorar a prática de unitização de mercadorias. Afinal, ela aperfeiçoa processos, garantindo a eficiência desde a armazenagem até o transporte dos produtos.
O planejamento é a palavra-chave para a aplicação do procedimento, isso porque, é necessário analisar com bastante critério a relação de pedidos e clientes antes do despacho da carga. Problemas como liberar um caminhão sem preencher sua capacidade máxima ou separar a frota por contratante podem ser erros grave e a unitização tem o papel de promover justamente a redução de custos e a melhoria da produtividade de todo o time.
Para entender como isso funciona na prática de um galpão logÃstico, basta seguir com a gente nesse texto.
Como acontece a unitização de cargas no transporte?
De maneira geral, as transportadoras disponibilizam dois serviços. O primeiro deles é conhecido como carga completa. Nesse caso, o caminhão é preenchido com itens exclusivos de um único cliente. Para ser vantajoso em termos financeiros, o contratante precisa contar com grande volume de materiais a ser transportado.
O segundo serviço é, também, o tema deste artigo: a unitização de cargas. A lógica consiste em unir produtos de empresas diversas a fim de preencher a capacidade total de um caminhão. Priorizando, portanto, a otimização do serviço.Â
Entre as inúmeras vantagens, destacamos a possibilidade de pequenas organizações aproveitarem o preço acessÃvel do transporte de longa distância. Se não se unisse a outras empresas, o frete poderia ser inviável. Todos ganham com a prática, inclusive o consumidor que não precisa pagar caro para receber uma mercadoria em casa.
O custo pago pela empresa à transportadora corresponde somente à parte do caminhão efetivamente utilizada. Em relação à transportadora, ela consegue oferecer mais entregas, com ainda mais agilidade. Por outro lado, a precisão do prazo de entrega não é a mesma que a modalidade de carga completa.
Afinal, na unitização podem ser incluÃdos vários pontos de parada no itinerário. Contudo, um bom gestor logÃstico pode traçar um planejamento bastante seguro.
Como acontece a unitização de cargas em armazéns?
A armazenagem dos itens provenientes da unitização de cargas deve ser pensada com atenção. Estamos falando de produtos de diversos clientes que precisam ser dispostos de maneira inteligente, para garantir a segurança e a otimização do processo. O risco de misturar mercadorias precisa ser totalmente eliminado. O local escolhido tem que estar posicionado estrategicamente, considerando toda a rede de distribuição.
Nesse sentido, você já ouviu falar em centros de consolidação urbanos? Eles ficam no interior das cidades e cumprem protocolos de organização. Por exemplo, é recomendado a classificação e a separação do estoque no momento que ele chega. Tudo pensado para distribuição no momento correto. Por vezes, é necessário aplicar a gestão das localizações, ou seja, a movimentação interna das cargas para otimizar o espaço.
As vantagens da unitização
Vimos as caracterÃsticas da unitização de cargas tanto no transporte quanto no armazém. Em ambos os casos, os principais benefÃcios são evidentes:
- Economia de custos operacionais: a unitização de cargas permite compartilhar custos de envio e armazenamento aproveitando a sinergia entre empresas. Dessa forma, aquelas que não movem um volume suficiente de mercadorias por si sós têm a possibilidade de acessar e pagar apenas pelo serviço necessário.
- Serviço de maior qualidade: a unitização de mercadorias oferece um verdadeiro leque de possibilidades, que se traduz em uma melhor frequência de envios e maior abertura de rotas. Ao unir empresas focadas em um mesmo objetivo, as opções e a flexibilidade crescem nas operações logÃsticas.
- Melhor aproveitamento do espaço: a grupagem de mercadoria maximiza a ocupação do espaço ao erradicar o desperdÃcio e tratar de completar as localizações disponÃveis tanto em caminhões e contêineres quanto em armazéns e centros de distribuição.
Lidando com a complexidade na unitização de mercadorias
Para que a unitização de cargas seja uma tática bem-sucedida, a coordenação e integração das operações é fundamental. Diante da crescente complexidade, ferramentas como os Sistemas de Gerenciamento de Armazém (WMS) se tornam indispensáveis para ter um controle exaustivo das entradas e saÃdas de mercadoria no armazém.
Portanto, nesse sentido, o WMS permite registrar cada movimento de estoque dentro do armazém e manter atualizado o inventário após a consolidação e desconsolidação de cargas, além de guiar os operadores no momento em que realizam tais tarefas.
Se você deseja aproveitar todas as possibilidades oferecidas pela unitização de cargas na preparação e expedição de pedidos, procure uma consultoria especializada que analisará os fluxos de materiais de seu armazém e prestará assessoria em busca da solução logÃstica que mais se adapte à s suas necessidades.
Conclusões
Vamos recapitular as vantagens da unitização de cargas? A primeira é a redução de custo no transporte independentemente do volume a ser transportado. Com isso, é concedido o acesso das pequenas empresas ao serviço.
Outra questão é que a prática traz segurança, agilidade e qualidade, beneficiando tanto empresas quanto clientes. Há mais frequência de viagens, abertura de rotas e melhor aproveitamento do espaço de armazenagem. Praticamente não existe espaço vazio e/ou subaproveitado.
A unitização de cargas é apenas um processo a ser avaliado pelo seu negócio em um movimento de pensar em melhorias no seu processo logÃstico e mostra resultados em diversos contextos, podendo ser a solução que faltava para sua cadeia logÃstica decolar.
A Russel Serviços pode oferecer o melhor serviço de terceirização de logÃstica em apenas 48 horas. O serviço chegará rapidamente, com muita eficiência e qualidade. Torne sua empresa mais competitiva no mercado com mais funcionários de qualidade.
Não perca tempo, para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter