O conjunto de políticas, operações, métodos, tecnologias e informações utilizados para criar valor aos clientes é denominado de conjunto de negócios. Sendo assim, ele deve estar mais ligado às características de cada empresa do que propriamente ao conjunto mercadológico que atua.

Por isso, o modelo de negócios pode ser visto, às vezes, sob os aspectos comuns de mercado, sem perder a oportunidade de ser única e, assim, explorá-lo de forma diferente para obter resultados também diferentes.

Evolução da logística

Mesmo quando não havia noções tão claras acerca da importância da logística, como as expedições marítimas que se deram no comércio antigo e que resultaram em grandes descobertas, seu papel sempre esteve voltado à geração de possibilidades para atender eficientemente suas proposições e à concretização de resultados.

Com a evolução dos modelos comerciais, a Logística foi ganhando mais importância e tornando suas atividades tradicionais, antes desenvolvidas quase que isoladamente, em uma conjunção harmônica – pelo menos no que diz respeito à cadeia de suprimentos (Supply Chain), já que ainda há muito da infraestrutura carente do desenvolvimento de maior interação com as demais atividades.

Leia mais: Descubra agora a diferença entre logística e cadeia de suprimentos 

As atividades logísticas há anos atrás

A contribuição da Logística para os modelos de negócios estava voltada unicamente aos custos e à eficiência de suas atividades de armazenagem, estoques e distribuição física sem muita relação uma com a outra e sem a preocupação com os efeitos negativos recaídos sobre o desempenho das atividades subsequentes.

Por mais incrível que possa parecer, as atividades começaram a se relacionar com o aumento da percepção das empresas sobre a importância de seus clientes, antes vistos apenas como uma etapa no cumprimento de um ciclo que, por volta da década de 1950, dava início ao que passaríamos a conhecer por Cadeia de Suprimentos, que engloba os seguintes pontos:

  • aquisição;
  • produção;
  • armazenamento e distribuição.

Porém, com o avanço da informação plantada desde o século XVIII na Europa, com a Revolução Industrial e sua abertura à tecnologia, os aspectos relacionados à competitividade findavam sempre no seu principal pilar: o atendimento ao cliente –, agora sob os olhos da globalização.

Hoje é impossível falar de negócios sem destacar os planos logísticos, relacionando o nível de serviço à satisfação dos clientes, agora vistos em sua real importância.

Sendo assim, é impossível não perceber a Logística atendendo as expectativas de empresas e clientes, não como dois lados, mas como um propósito.

Leia mais: 6 dicas para melhorar o rendimento do seu armazém

O atual papel da Logística nos negócios

O desenvolvimento dos negócios colocou a Logística dentro das organizações como um elemento estratégico e, o que antes era visto como um elemento transacional, adquiriu uma forma relacional, com novos conceitos sobre cadeia de valores.

Dada a importância às parcerias e uma evolução constante, a Logística acrescentou às suas atividades básicas (armazenagem, estoques e distribuição física) o processamento de pedidos e a gestão de tecnologia de informações para que suas atividades deixassem de ser vistas de forma independente e fossem organizados os fluxos de materiais e de informações da Cadeia de Suprimentos.

Leia mais: Conheça os 6 principais tipos de caminhões de cargas existentes 

A Logística estará presente nos principais elementos que formam o negócio da empresa: 

  • O espaço negocial (área geográfica e os segmentos em que pretende atuar);
  • Os bens e serviços (ofertados em seu território de atuação);
  • Os recursos (como fonte de suprimentos e tecnologias).

Isso deixa bem claro o quanto a logística, estrategicamente falando, é indispensável a qualquer modelo de negócios, seja nos citados elementos concretos ou nas condições internas da organização para a cultura da eficiência em todas as suas atividades.

Por um longo período de tempo, a logística foi ligada única e exclusivamente com as atividades voltadas ao transporte. Porém, como foi explicado aqui, essa área engloba muitos outros setores e serviços completamente distintos do esperado.


Se você preza pela eficiência e qualidade, terceirize funcionários com a Russel Serviços. A Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e implanta o profissional em 48H!

Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *