- Home
- Construção Civil
- Business Intelligence e constr ...
O uso do Business Intelligence na construção civil tem crescido nos últimos anos. O método permite que a empresa tenha acesso a informações precisas que poderão ser utilizadas de forma estratégica no futuro.
Esse processo depende do uso de ferramentas e recursos específicos, que permitam capturar, armazenar e manipular os dados, além de promover a integração dessas informações. Nesse artigo, você vai entender direitinho como funciona o uso dessa tecnologia no contexto da construção civil e as vantagens de apostar nessa inovação. Boa leitura!
O que é o Business Intelligence?
BI nada mais é é um conjunto de soluções que converte uma grande quantidade de dados em informações úteis para tomadas de decisões estratégicas.
Este processo se dá basicamente nas seguintes etapas:
- Coleta de dados;
- Organização e análise de dados;
- Formatação de relatórios e indicadores de gestão.
O principal objetivo do BI é dar suporte às tomadas de decisão no ambiente de negócios.
A grande capacidade de armazenamento e tratamento de dados faz do BI a escolha mais assertiva para empresas que desejam obter informações em alta velocidade, com a garantia da utilização de todos os dados disponíveis. Ele é capaz de compilar uma imensa quantidade de dados e entregar de forma resumida os principais indicadores no momento da análise.
A agilidade deste processo tem o propósito de munir o gestor de informações necessárias para tomadas de decisões mais rápidas e embasadas, podendo ser, muitas vezes, atualizadas em tempo real.
Como ela se encaixa no ramo da Construção Civil
É notável que a realidade atual na área da Engenharia Civil tem sido marcada pelo rigor do cliente e também por uma concorrência cada dia mais acirrada. E, justamente por isso, as empresas precisam se reinventar e se superar em seus planos de ação, focando em novas estratégias para se manter em constante movimento e conseguir destaque perante os concorrentes.
O conceito de Business Intelligence tem sido muito bem aceito no ramo da engenharia civil justamente por materializar diversos desses objetivos através da sua utilização correta e pode ser uma solução bastante ágil e adequada para andar lado a lado com as estratégias da empresa.
Aplicar o BI no dia a dia da organização pode trazer diferenciais como otimização de processos, controle e contenção de custos, elevação de produtividade, integração de setores e muito mais.
Como escolher a solução de BI adequada para a engenharia civil?
Antes de tudo é preciso definir o que se espera do BI. Para que todo o processo funcione perfeitamente é necessário fazer um estudo minucioso, desde o levantamento do seu ambiente e das suas necessidades, até a implantação do BI e entrega dos relatórios e indicadores de gestão.
Um serviço de consultoria especializada pode ser uma boa alternativa para ajudar na escolha da solução de BI adequada para o seu negócio. Ter a orientação de um profissional capacitado que domine as técnicas e soluções de BI pode evitar que você perca tempo e dinheiro com escolhas equivocas. Afinal, trazer prejuízos financeiros à sua empresa, é tudo que precisa ser evitado, não é mesmo?
Você deve investir somente naquela solução que vai trazer os recursos e funcionalidades que se encaixam na demanda da sua construtora. Para te ajudar com isso separamos algumas dicas sobre o que considerar na escolha da solução ideal:
- Praticidade na implantação e utilização;
- Segurança da informação;
- Conexão com diversas fontes de dados;
- Integração com o ERP ou sistema de gestão da organização;
- Dashboards intuitivos;
- Controle do acesso de dados;
- Disponibilidade em dispositivos móveis;
- Informações em tempo real;
- Suporte e consultoria;
- Custo de aquisição.
Todos esses pontos são de extrema importância quando se planeja contratar uma solução de BI. Pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado é uma das principais etapas para atingir o sucesso no projeto de BI.
Como utilizar os dados de forma estratégica na sua empresa de Engenharia Civil?
O céu é o limite quando se trata das possibilidades e dos ganhos com a utilização de uma solução de BI. No ramo da engenharia civil, é fundamental saber para onde direcionar os esforços, assim se tornará mais fácil obter o retorno esperado.
Os tópicos abaixo mostram as áreas mais comuns, entretanto mais importantes em que os dados podem fazer a diferença no planejamento estratégico, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas.
1. Controle de receitas e despesas
Com o BI é possível controlar receitas e despesas, acompanhar os resultados dos investimentos, comparando os custos de cada ação, fomentando ações positivas e revendo aquelas que não renderam bons frutos.
2. Avaliação do desempenho e produtividade dos profissionais
O BI permite que o gestor acompanhe através de gráficos intuitivos e objetivos como está a performance e a produtividade de cada colaborador, seja no setor de vendas dentro do escritório ou no canteiro de obras, bem como os próprios colaboradores poderão automatizar tarefas e otimizar o tempo para produzir mais e melhor.
3. Mobilidade
Tanto os drones, quanto os dispositivos móveis (smartphones e tablets) fazem parte da realidade na engenharia civil. Eles são grandes facilitadores na gestão dos projetos e obras. A solução de BI precisa ter integração com esses equipamentos, para que o acesso às informações possa ser feito em qualquer hora e lugar.
4. Gestão de obras
Para facilitar a gestão dos projetos e obras, os sistemas de gestão precisam conter dados consistentes sobre as etapas da obra, custos e estoque de materiais e insumos, cronogramas e prazos, investimentos, orçamentos e logística, por exemplo.
Esses dados são fundamentais para identificar os gaps de atuação, entender o cenário e suas variáveis, mapear, criar e gerenciar os indicadores de gestão e desempenho.
5. Integração de informações
A coleta e troca de dados e informações de vários sistemas possibilita a integração de setores gerenciais, administrativos e operacionais. Essa integração visa garantir execuções mais rápidas e eficientes, bem como otimizar recursos como os fornecedores, materiais, mão de obra e outros.
Para que o BI seja aplicado e opere correta e perfeitamente é preciso que esse conceito passe a fazer parte da cultura da empresa.
Não perca mais tempo, o momento de se destacar frente aos concorrentes é agora. Implante o BI, eleve sua gestão e obtenha resultados satisfatórios em todos os setores da engenharia civil e usufrua das informações privilegiadas que o BI pode entregar para fazer um planejamento estratégico efetivo na sua empresa.
E ai, está enfrentando problemas de produtividade no seu canteiro de obra? Que tal otimizar a operação terceirizando profissionais altamente qualificados e prontos para integrar seu projeto. A Russel Serviços é a parceria ideal para te ajudar com isso!
Temos mais de 15 anos de experiência nesse mercado e tem um catalogo com profissionais para atuar em qualquer atividade da sua construtora. A implantação é a mais rápida do mercado e acontece em até 48h, para você não perder tempo! Para saber mais ou requisitar um orçamento envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
business Intelligence e construção civil inovação na construção civil tecnologia e contrução civil tendenências na construção civil