- Home
- Terceirização
- Frota própria x transportador ...
Veja as vantagens e desvantagens de ter uma frota própria ou transportadora. Vale dizer que a resposta não é única, dependendo do formato de operação do seu negócio. O ideal é avaliar as possibilidades dentro de cada empresa e definir o melhor formato.
Transportadora
O core business de uma transportadora é o transporte, portanto os recursos financeiros, tempo e conhecimento estão e, devem estar, concentrados nesta atividade.
Alguns ativos são necessários, como exemplo dos caminhões, veículos utilitários e empilhadeiras. O valor do investimentos é alto, por isso são majoritariamente viabilizados por empréstimos bancários.
A gestão do transporte demanda uma equipe especializada e focada. São diversas atividades com pessoas e diferentes fornecedores trabalhando juntos. Algumas das principais funções dentro das empresas de transporte são:
- carregamento/descarregamento de veículos;
- emissão de documentos fiscais (CT-e, MDF-e, NFS-e, etc);
- manutenção preventiva e corretiva da frota;
- controle de impostos, multas, financiamentos, controle da jornada dos motoristas, entre outros.
Os transportadores trabalham com grande volume de cargas de diferentes clientes. Isso pode dificultar a flexibilidade para atender demandas específicas. As atividades costumam ser definidas em procedimentos operacionais padrão.
Leia mais: Conheça os 6 principais tipos de caminhões de cargas existentes
Tipos de transporte
Existem milhares de empresas de transporte de cargas no Brasil, porém atendendo clientes com necessidades variadas. Muitos dos transportadores são especializados em determinado tipo de transporte, como: milk run, crossdocking, transferência ou last mile.
Outros pelo tipo de material transportado, com isso sua frota pode ser composta de reboques e implementos como: open top, sider, tanque, betoneira, graneleira, furgão refrigerado/congelado, etc. Este mercado ainda é segmentado em transportadores de carga fracionada (LTL – Less than Truck Load) ou dedicada (FTL – Full Truck Load).
Neste modelo os custos de transporte são variáveis, pagos quando utilizados. Em alguns casos o custo unitário pode ser alto.
Leia mais: Entenda como investir em tecnologia logística pode te ajudar a reduzir os custos da sua empresa
Frota Própria
Quando uma organização, cujo negócio principal não é transportes, assume essa atividade, ela incorpora tudo que mencionamos acima.
A necessidade de maior flexibilidade, especialidade e o impacto do transporte na satisfação do cliente pode justificar essa escolha.
Um negócio que requer entregas rápidas com disponibilidade imediata para coleta de poucos volumes é um exemplo de flexibilidade que uma transportadora raramente conseguirá oferecer.
Entrega diferenciada, incluindo um serviço de montagem ou outro tipo de assistência que foge do negócio das empresas de transporte de cargas torna-se específico.
Leia mais: 6 dicas para melhorar o rendimento do seu armazém
Históricos problemas com qualidade no transporte, quando não passível de solução conjunta com os prestadores de serviços. Neste modelo de transporte os custos são fixos, independente do volume de vendas. Em alguns casos o custo unitário pode ser menor.
A mudança de um modelo de transporte para outro pode se tornar vital para uma empresa, principalmente num período de conturbação econômica generalizada ou de segmento. Portanto a avaliação deve ser feita através de uma análise detalhada.
Também é possível trabalhar num modelo híbrido, com frota própria e transportadora. Ao optar pela terceirização do transporte é imprescindível escolher o parceiro ideal ao negócio.
A Russel Serviços pode ser o diferencial para o crescimento da sua empresa. Oferecemos mão de obra terceirizada de qualidade e extremamente qualificada para os seus objetivos. São dezenas de profissionais para atuar em todas as etapas da cadeia logística com eficiência e excelência na prestação dos serviços.
Não perca tempo! Para mais informações ou para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter