- Home
- Construção Civil
- Conheça as diferenças entre ...
Uma das etapas mais importantes na realização de um projeto é a etapa de planejamento e, no que diz respeito à Instalação Industrial, duas fases do projeto são essenciais para essa etapa. Por isso é importante compreender a diferença entre o projeto Conceitual e Básico, para entender melhor a interação entre eles e a finalidade de cada um, bem como a existência de cada uma das fases e seu grau de detalhamento, o qual dependerá do nível de complexidade do projeto.
Quer entender mais sobre as diferenças entre os projetos? Iremos explicar neste texto!
Projeto conceitual
Esta é a fase inicial do processo de elaboração de um projeto de uma obra. Neste momento acontece a validação de uma ideia e a confirmação de uma solução para a atender à uma determinada necessidade nas diversas áreas da construção.
Logo, o projeto conceitual se inicia após a decisão de investir em uma oportunidade identificada. E é ele que define o interesse e objetivo do empreendimento.
Observe a seguir as cinco fases na sua elaboração:
- Entendimento: neste momento deve-se descrever claramente a oportunidade escolhida, ou seja, formular o problema;
- Informações: aqui o objetivo é definir com maior precisão as necessidades do cliente e buscar informações sobre sistemas construtivos, tecnologias e materiais que podem ser adotados;
- Compreensão: a compreensão traduz as necessidades e restrições identificadas em requisitos técnicos, funcionais e arquitetônicos;
- Elaboração: esta fase desenvolve as possíveis soluções que atendam aos requisitos e estabelece uma gama de alternativas que podem ser adotadas;
- Verificação: aqui são avaliadas as soluções encontradas na fase anterior e é selecionada a que melhor atenda.
Projeto básico
Durante o processo básico são definidas as etapas, elementos e serviços que constituirão a obra ou serviço.
Seu objetivo é identificar com precisão as características básicas do que será construído. Este momento é caracterizado pelos estudos preliminares e de viabilidade, levando em consideração os impactos sociais, humanos e ambientais do empreendimento.
Confira na lista abaixo alguns exemplos de atividades realizadas no projeto básico:
- levantamento topográfico;
- sondagem;
- projeto arquitetônico
- de fundação;
- projeto estrutural;
- projeto de instalação elétrica;
- de instalação hidráulica;
- projeto de sistema de ar-condicionado;
- projeto de paisagismo;
- entre outros.
A partir destas atividades é possível identificar os serviços que serão contratados e as melhores técnicas a serem adotas, como os métodos construtivos e instalações provisórias — canteiro de obra.
Ou seja, o projeto básico, compõe os processos base para a elaboração de todo o resto de uma obra, que são essenciais para a realização dos cálculos de custos e montagem dos cronogramas de execução. Ele é um esboço do que será feito, e deve ser realizado anteriormente ao executivo.
Está com problemas de gestão no seu projeto de Construção Civil? Que tal terceirizar uma parte da sua operação contratando mão de obra extremamente qualificada com rapidez e eficiência? A Russel Serviços é a parceira perfeita para isso!
Contrate profissionais em 48h para qualquer atividade do seu canteiro e otimize seus processos para ganhar muito em produtividade. Para saber mais ou requisitar um orçamento envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
construção civil construção civil terceirizada gestão de projetos contrução civil projeto básico projeto conceitual Russel Serviços terceirização em construção civil