Antes de começar a ser feito o empreendimento, é necessário planejar a sua obra, fazendo a conta dos custos, organizar as distribuições de tarefas e ver a viabilidade do projeto. O controle de obras ajuda a antecipar possíveis falhas no processo.

Empresas do setor da construção civil normalmente passam por problemas para ter controle da execução de uma obra, isso acontece, porque muitas deixam de fazer o planejamento e o controle de obras de um jeito correto.  A falta de fazer essas duas coisas primordiais, pode gerar atrasos e cair a qualidade do serviço.

1. Orçamento

Definitivamente, a etapa do orçamento da obra precede o Planejamento. O orçamento é definido pela soma de todos os custos diretos e indiretos, ou seja, quanto a obra deverá custar. Logo, somam-se os valores de Materiais, Mão de Obra, Equipamentos, Verbas, Leis Sociais, Despesas indiretas e BDI.

Dessa forma, para fazer o orçamento é fundamental que sejam levantados os serviços que estarão presentes bem como os seus quantitativos. Assim, em seguida deve-se estimar os custos de cada serviço com base na composição de custos unitária e multiplicá-los pelo seu quantitativo, para se obter o custo direto total da obra.

Em suma, as composições de custos levam em consideração o consumo de mão de obra, materiais, equipamentos e despesas por unidade de serviço.

Primeiramente, sobre a origem das composições, é mais recomendado a utilização de composições próprias da empresa, com base em serviços anteriores e na expertise do orçamentista. Por outro lado, podem ser utilizados bases de referências existentes no mercado, como por exemplo a SINAPI, fornecido pela Caixa.

Assim, após levantado dos custos diretos, deve-se se considerar as despesas indiretas, tais como: impostos, pessoal administrativo, aluguel de escritório, telefone, internet, dentre outros. Simultaneamente, isso é importante para calcular o BDI, e chegar ao preço final da obra.

Um orçamento de obras bem elaborado é fundamental para a realização do planejamento e posterior sucesso na execução.

2. Planejamento

Com o orçamento da obra aprovado, é hora de trabalhar no planejamento, etapa anterior a execução. O planejamento irá definir o quê, quando e como será executada a obra, considerando seu orçamento. O objetivo é evitar imprevistos e falhas durante a execução, a fim de otimizar os trabalhos e reduzir riscos.

O planejamento deve conter informações detalhadas sobre todas as fases da obra. Dados indispensáveis são os custos totais, métodos de execução de serviços e prazos de início e fim estimados. Essas informações precisam estar acessíveis a todos os responsáveis pela obra, a fim de serem consultadas sempre que necessário.

É comum que as obras atrasem devido à insuficiência de mão de obra ou erros nas solicitações de materiais. Por isso, é importante trabalhar com projeções d compras e contratações, procurando estar sempre à frente das etapas definidas no planejamento.

Fique atento a alguns pontos importantes que devem constar no planejamento e controle de obras da sua obra:

  •       conhecimento do método construtivo;
  •       cronograma de execução detalhado da obra;
  •       provisionamento de fluxo de caixa;
  •       ferramentas e equipamentos que serão utilizados na obra;
  •       necessidade de contratação de mão de obra e/ou terceirização;
  •       licenciamento e regularização da obra;
  •       estudo prévio para montagem do canteiro de obras;
  •       necessidade de financiamento;

3. Gestão operacional e logística

A gestão operacional e logística da obra é importante para otimizar a produção e evitar atrasos no cronograma. Deve-se analisar fatores como:

  •       A organização do canteiro de obras;
  •       O fluxo de materiais e de pessoas no local;
  •       A proporção das instalações provisórias;
  •       A seleção de equipamentos de transporte.

Também é preciso garantir a integridade física dos colaboradores do canteiro de obras. Acidentes na construção civil podem ser muito prejudiciais para o trabalhador, a equipe e a empresa.

Para garantir a segurança e aumentar a produtividade no canteiro de obras, é aconselhável:

  •       manter o canteiro de obras limpo e organizado;
  •       fiscalizar o uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs/EPCs;
  •       utilizar andaimes, tapumes e telas de segurança, para evitar acidentes com pedestres;
  •       obedecer às normas de segurança;
  •       manter os materiais e equipamentos em locais apropriados.

Outro procedimento operacional que deve ser realizado durante a execução da obra é o diário de obras. Ele possibilita uma visão realista dos acontecimentos do dia a dia da construção e proporciona uma melhor compreensão de como as etapas e tarefas estão sendo cumpridas, sua evolução e o motivo de eventuais atrasos.

Por exemplo, se um serviço que estava agendado para um determinado dia precisou ser reagendado por motivos de chuva ou por falta de material, é importante que essas ocorrências sejam registradas no diário de obras. Assim, o gestor poderá analisar o cenário e replanejar para recuperar o prazo do empreendimento.

Se você preza pela eficiência e qualidade, terceirize funcionários com a Russel ServiçosA Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e implanta o profissional em 48 HORAS.

Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *