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Saiba os prós e os contras de se ter um galpão de rua ou um condomÃnio logÃstico. Escolha o mais rentável para a sua empresa
Entre galpão de rua e condomÃnio logÃstico, você deve estar se perguntando qual é o melhor caminho. Antes de escolher, leia aqui os prós e os contras de cada um e descubra o diferencial de cada um.
Neste artigo, você irá explorar melhor esse assunto, explicando por que o condomÃnio pode ser a alternativa mais adequada para os seus negócios ou o galpão de rua. Quer entender melhor? Então, confira agora:
Desafios da gestão de logÃstica
O Brasil, em geral, tem um parque industrial obsoleto, com cerca de 150 milhões de m² de galpões espalhados e uma grande concentração na região sudeste.
Historicamente, o segmento industrial e logÃstico tem um gargalo com relação a bons ativos que tenham uma infraestrutura adequada para atender à logÃstica moderna. Isso acontece, principalmente, se estivermos tratando do mercado imobiliário profissional, chamado de mercado Classe A.
Esse mercado ainda é recente no Brasil e a concentração ocorre especificamente no eixo Rio-SP, com cerca de 80% do imobiliário. O estoque no paÃs é de aproximadamente 15 milhões de m².
No que diz respeito aos desafios da logÃstica, as dificuldades são inúmeras como, por exemplo, o gargalo com a infraestrutura nos diversos modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo e portuário.
Além disso, ainda temos outros pontos a se considerar:
- custos altos com frete;
- estradas e rodovias com baixa qualidade e falta de manutenção;
- grande burocracia portuária e aérea para o desembaraço de cargas;
- ferrovias ineficientes, com falta de padronização de linhas e bitolas.
Para o mercado imobiliário industrial e logÃstico, o maior desafio é a falta de bons ativos nos principais mercados consumidores. O Brasil é um paÃs continental e, com esse gargalo logÃstico dos modais, faz-se necessária a qualidade no armazenamento das mercadorias. É aà que entram os galpões logÃsticos.
CondomÃnio logÃstico
CondomÃnio logÃstico nada mais é do que um complexo que viabiliza as operações logÃsticas de diversas empresas em um único lugar. Cada uma delas fica instalada em um galpão — de acordo com suas necessidades — e os custos são rateados entre cada organização.
Os diferenciais do condomÃnio logÃstico
Quando comparado ao galpão de rua, o condomÃnio logÃstico sai na frente, já que oferece algumas vantagens que se sobrepõem e mostram como essa opção é uma excelente alternativa para as empresas. Entre as principais, podemos citar:
- maior segurança patrimonial, segurança para os colaboradores e, se o proprietário for um player profissional, a segurança de ter um proprietário profissional na gestão do ativo;
- compartilhamento de custos com serviços que não são o core business da empresa, tais como: segurança, limpeza, refeitório, paisagismo, manutenção, entre outros;
- localização estratégica nos principais mercados;
- possibilidade de expansão com a locação modular;
- alta eficiência operacional com padrão construtivo Classe A, entre outras.
Quando falamos de diferenciais, o condomÃnio ganha um destaque ainda maior, uma vez que oferece localização estratégica e alta performance operacional, além da alta eficiência de armazenagem.
Vantagens do condomÃnio logÃstico em relação à infraestrutura e tecnologia
Tecnologia interligada aos diversos segmentos da indústria é uma tendência cada vez maior no mundo. Com o crescimento do e-commerce, por exemplo, as demandas por inovações têm aumentado de forma contundente.
Por isso, caracterÃsticas como o pé-direito e a eficiência operacional dos galpões tornam-se tão importantes. Todavia, indo além disso, também tem a relevância da tecnologia dentro da estrutura.
A automação na movimentação dos produtos dentro dos galpões, por meio de robôs, já é uma realidade presente no Brasil. Além disso, cada vez mais as empresas querem a instalação de tecnologias como essas em suas operações.
O investimento em modernização faz a logÃstica ser mais eficiente para as companhias, gerando ganhos operacionais, reduzindo tempo de entrega, otimizando rotas e, com isso, elevando as margens dos lucros operacionais.
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Economia oferecida pelos galpões em condomÃnio logÃstico
O principal benefÃcio é a diminuição do Capex no projeto, não sendo necessários os investimentos com aquisições, construção, manutenção e despesas com os ativos, uma vez que existe uma gestão especÃfica que se responsabiliza por esses gastos.
Isso diminui drasticamente os investimentos iniciais do projeto, levando as empresas a focarem no core business. A locação entra como despesa operacional, podendo, ainda, trazer benefÃcios tributários para as companhias.
Também apresenta o ganho de eficiência logÃstica com a locação, ou seja, a empresa pode até pagar um valor de m² mais caro no condomÃnio, mas, no fim do mês, o custo operacional é menor.
Além disso, existem possÃveis ganhos tributários com a locação de imóveis e economias com o compartilhamento dos serviços com outras empresas, principalmente no item de segurança patrimonial.
Um dos grandes diferenciais do condomÃnio é a possibilidade da locação modular, ela possibilita o crescimento da empresa ao longo do contrato. A expansão acontece com bastante frequência nos empreendimentos logÃsticos.
Então, a sua empresa pode começar com uma unidade um pouco menor e investir na expansão, à medida que os negócios vão crescendo e demandando uma operação maior. Assim, a escalabilidade também pode ser apontada como uma vantagem.
Considerações ao procurar um galpão
Ao procurar um galpão para sua operação logÃstica no Brasil, busque um condomÃnio de qualidade, que:
- ofereça uma localização estratégica;
- tenha um nÃvel de serviço ideal para a sua operação;
- proporcione segurança para sua mercadoria e sobretudo aos seus colaboradores;
- contribua para aumentar a eficiência operacional da sua logÃstica.
Como você pôde ver, o condomÃnio logÃstico é uma opção ainda mais vantajosa para as empresas. O custo-benefÃcio que se consegue ao escolher essa alternativa é bem satisfatório e pode ser facilmente percebido na prática.
O fato de conseguir um galpão modular, totalmente de acordo com as necessidades da empresa, só torna a estratégia ainda mais atrativa. Dessa forma, você conseguirá ser cada vez mais competitivo no mercado e mais atraente para o seu consumidor.
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