Saiba um pouco mais sobre o conceito de cadeia produtiva que, bem feita, pode te transformar em um concorrente extremamente competitivo no mundo da construção civil

A construção civil é uma área extremamente ampla, com vários setores e profissionais dos mais diversos. Um dos termos mais conhecidos do meio é a cadeia produtiva, que engloba, por exemplo, mais de 20 segmentos possíveis que são presentes nas fases pé, durante e pós construção.

A Construção Civil

Num geral, o termo construção civil engloba diversos tipos de obras (casas, loteamentos, edifícios, pontes, barragens etc), técnicas, leis (EPIs etc) e profissionais.

Aliás, lá nos primórdios, os termos construção civil e engenharia civil só tinham duas classificações na engenharia: civil e militar. Como o próprio nome diz, a opção militar era destinada apenas aos militares e a civil aos demais cidadãos.

A engenharia civil englobava todas as áreas, e com o tempo foi se criando novas divisões como, por exemplo, engenharia elétrica, mecânica, química, naval etc.

A cadeia produtiva da construção civil está dividida em três: cadeia montante, cadeia principal e cadeia jusante, que são essenciais para um bom funcionamento de uma obra.

Leia Mais: Construção Civil: Conheça as 5 máquinas que não podem faltar no seu canteiro de obras

Leia Mais: Economia de água no canteiro de obras: conheça 4 dicas infalíveis para reduzir o consumo

Leia Mais: Esses são os conhecimento necessários que você precisa ter para trabalhar em um projeto de construção civil

Cadeia montante

A cadeia montante está diretamente ligada com o que ocorre antes de iniciar uma obra, ou seja, envolve indústrias (madeireira, cerâmica, telecom e redes, segurança etc), insumos diversos (cimento, areia, cal, rejunte etc), materiais elétrico, siderúrgica, equipamentos de segurança (EPIs), entre outros.

Cadeia principal

Já a cadeia principal relaciona o que está diretamente conectado com as etapas durante a execução da obra, como desenvolvimento de projetos, serviços técnicos especializados, tecnologia e inovação (softwares de gestão, automação etc) e o uso de ferramentas e equipamentos.

Cadeia jusante

Por fim, a cadeia jusante reúne desde transporte e aproveitamento residuais à indústria moveleira, serviços de decoração (arquitetos e decorações), manutenção de imóveis, entre outros.

Apesar de ser um tema objetivo, fique sempre atento aos detalhes que envolvem o mundo da construção civil. Muitas vezes, um pequeno detalhe pode fazer a diferença para a sua empresa e te transformar em um concorrente extremamente competitivo.


Se você preza pela eficiência e qualidade, contrate funcionários da Russel Serviços. A Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e entrega o profissional em 48 HORAS.

Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *