A economia mundial vem tendo diversas mudanças, com isso os setores produtivos acabam sendo obrigados a tornar seus processos cada vez mais diferentes e eficazes. O objetivo é produzir uma quantidade maior, gastando menos tempo e custo. Isso gera impacto para as construtoras e outras empresas do ramo. Uma das melhores alternativas para se adequar à nova realidade do setor é a terceirização na construção civil.

O que é a Terceirização?

A prática da terceirização consiste na contratação de uma pessoa jurídica no lugar de pessoas físicas responsáveis pela execução de uma das etapas de uma empresa. Ou seja, ao invés de ter empregados próprios, as empresas contratam prestadores terceirizados e utilizam indiretamente seus funcionários, que geralmente são especializados em alguma etapa do processo produtivo em questão.

Quais as vantagens da terceirização na construção civil?

A prática da terceirização pode apresentar diversos benefícios para empresas de construção civil, dentre os quais podemos citar:

1. Redução de custos

A terceirização permite a redução de custos, pois a necessidade de muitos gastos fixos é eliminada. Assim, a construtora não precisa arcar com itens como a manutenção de equipamentos, capacitação de profissionais e encargos sobre os funcionários. Todos esses custos são substituídos pelo contrato com a empresa terceirizada contratada.

Os contratos também já levam em consideração possíveis riscos ao longo da execução da obra, de forma que não haja nenhum gasto inesperado para a construtora contratando os serviços.

2. Previsibilidade da situação financeira da construtora

Diante do que foi exposto acima, pode-se notar que os serviços terceirizados mantêm os custos quase sempre fixos ao longo da obra. Não existem custos adicionais em momentos eventuais de necessidade, como costuma acontecer nas relações tradicionais de trabalho.

Possíveis riscos já ficam previstos no contrato inicial e, caso haja algum problema na execução, cabe à própria terceirizada resolver e arcar com os custos. Além disso, por se tratar de uma empresa especializada naquele tipo de serviço, as chances de que algum erro ocorra são menores.

3. Foco na atividade-fim

A atividade-fim de uma empresa é a atividade principal dela, ou seja, é o que ela está buscando oferecer para o mercado no final de todas as etapas. Com a terceirização na construção, torna-se mais fácil a empresa concentrar seus esforços e sua energia na execução da obra em si. Ao fornecer mais atenção para ela, a chance de que ocorra alguma falha se torna menor e a qualidade é mais garantida.

A terceirização é feita geralmente na atividade-meio – aquela que é necessária para se alcançar a atividade-fim, mas não é o foco da empresa.

Por exemplo, a construtora é responsável pela execução da obra de um edifício, porém existem outras etapas necessárias para que ela seja possível.

4. Maior qualidade nas etapas da construção

Ainda seguindo o exemplo anterior, pode-se perceber que a construtora conseguirá se concentrar mais facilmente em pessoas especializadas relacionadas com sua atividade-fim. No entanto, é importante lembrar que as atividades-meio terceirizadas também contarão com profissionais especializadas. Isso acontece porque a atividade-meio da empresa contratante pode ser a atividade-fim da empresa contratada.

 No exemplo da construtora, a empresa responsável pelo dimensionamento das instalações teria esse serviço como seu objetivo final. Logo, todas as empresas envolvidas estariam concentradas em realizar e aperfeiçoar apenas a sua atividade-fim.

Você sabia que na Russel Serviços temos mais de 40 opções de profissionais para o setor de Construção Civil? De pedreiros a operadores de máquina e até mesmo engenheiros.

Entregamos a mão de obra em até 48 horas e você pode adquiri-la de forma 100% online. Para mais informações entre em contato através de contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *