Manter um canteiro de obras bem organizado e produtivo pode ser um desafio enorme. Além dos trabalhadores, é preciso dar conta de todos os materiais e ferramentas. Por isso, a locação de equipamentos para construção civil deve ser sempre uma possibilidade colocada na mesa antes de iniciar uma obra.

É claro que a organização não é o único motivo. Existem ainda outras vantagens que essa opção traz. Por outro lado, você precisa avaliar cada caso para ver se vale a pena alugar ou comprar certos equipamentos. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo que vai te mostrar os 6 principais passos para não errar na hora de alugar equipamentos para seu canteiro de obra.

Continue a leitura para descobri-los!

1. Compare preços

A primeira dica pode parecer óbvia, mas costuma cair no esquecimento de muitas empresas – principalmente pelo caráter de urgência na necessidade de alguns equipamentos. Assim como os materiais, é muito importante fazer uma comparação de preços e orçamentos com diferentes empresas de locação de equipamentos.

Estude quais empresas oferecem melhores condições de pagamento e tenha em mente quais máquinas serão utilizadas por mais tempo e, por isso, devem representar uma fatia maior do orçamento do aluguel. Confira também se as empresas oferecem flexibilidade na hora de ampliar ou reduzir o número de máquinas alugadas conforme o andamento da obras.

2. Avalie as condições dos equipamentos

Nem sempre o preço mais baixo vai ser o melhor: antes de aceitar qualquer proposta, visite as empresas e confira de perto as condições físicas e de funcionamento de cada equipamento. Certifique-se que a locadora também invista em manutenções periódicas do maquinário.

Com essas garantias, os riscos deles apresentarem problemas durante as suas obras são menores, e você ainda economiza com o conserto de algo que provavelmente já não funcionava bem há algum tempo.

Verifique também se as empresas dispõem de transporte próprio para levar os equipamentos alugados até o local da obra e depois buscá-los ao término dos trabalhos. Isso facilita o trabalho dos responsáveis pelos trabalhos em campo ainda representa uma economia de custos, já que não será necessário contratar transporte externo para fazer o deslocamento das máquinas.

3. Cálculo de produtividade

Não alugue um equipamento apenas para tê-lo disponível quando for necessário, e não invista em máquinas super tecnológicas apenas pela promessa do que elas são capazes de executar. Faça suas escolhas com base em cálculos e necessidades reais. Tenha como base a produtividade diária das equipes e de cada trabalhador individualmente, além da eficiência das máquinas a serem alugadas.

Um equipamento mais caro e com alta eficiência, por exemplo, pode acabar tendo menor custo quando comparado a um equipamento mais barato mas menos produtivo, que pode necessitar de mais unidades ativas para atingir a mesma produtividade da outra.

Leia também: Construção Civil: Saiba como calcular um dia de trabalho no canteiro de obras

4. Treinamento dos funcionários

A falta de mão de obra qualificada é um dos principais problemas da construção civil brasileira. Por isso, para otimizar o uso dos equipamentos alugados, é fundamental oferecer treinamento adequado aos funcionários que irão operá-los. Isso garante que elas sejam utilizadas da melhor forma possível e diminui as chances de avarias e acidentes durante o trabalho.

Algumas empresas de aluguel de equipamentos podem oferecer treinamento ao uso das máquinas. Isso pode ser interessante no caso de maquinários importados ou muito específicos, cuja operação pode ser mais complicada.

5. Gerencie os equipamentos alugados

Depois de alugar os equipamentos, é necessário manter um controle rígido do uso, da localização e do estado de conservação de todos. Isso impede que os trabalhos sejam interrompidos caso algum deles estrague, já que, com o monitoramento, é possível identificar problemas e desgastes com antecedência.

Também é importante respeitar as paradas planejadas, que envolvem a manutenção preventiva e configuração das máquinas. Isso evita acidentes, danos e economiza dinheiro para a construtora.

Uma ótima maneira de gerenciar estes equipamentos é através de softwares especializados. Com um inventário de todos os equipamentos alugados em mãos, é possível atribuir tarefas para os funcionários responsáveis pela operação e monitorar o uso deles de acordo com um prazo definido.

As paradas programadas também podem ser monitoradas pelo aplicativo, e todos os problemas, dúvidas e imprevistos com as máquinas podem ser comunicados instantaneamente, tornando a resolução dos problemas mais rápida e dinâmica.

6. Entrega do maquinário no local desejado

Por último mas não menos importante, para evitar gastos desnecessários e garantir a segurança do maquinário, verifique se a empresa fornece serviço de entrega do equipamento no local desejado.

Esse ponto vai te poupar muito esforço e dinheiro e vai acelerar muito os processos da sua obra, ja que o maquinário chega pronto pra ser utilizado já no local escolhido.


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