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Que a pandemia mudou completamente as relações de trabalho já é de conhecimento geral, durante esses últimos dois anos praticamente qualquer empresa e negócio teve que se readaptar as novas práticas estimuladas por uma necessidade de distanciamento social.
Isso significou transformações não só na gestão desses profissionais como nas próprias habilidades pessoais de cada um, como forma a se adaptar e continuar produtivo diante de tantos novos desafios em uma realidade inédita para a maioria das pessoas.
A constante mudança dos paradigmas do mercado é, no entanto, um caminho natural que vem do advento de novas tecnologias e práticas no mercado. Porém a pandemia da COVID-19, com certeza, acelerou esta mudança de maneira nunca antes vista. As habilidades que ontem estavam em alta, talvez já não sejam mais tão importantes para o futuro do trabalho.
Por conta disso, pode apostar que as empresas em seus processos seletivos daqui pra frente valorizarão muitas habilidades especificas e estar preparado para para elas é essencial para se sair bem no mercado de trabalho. A seguir separamos o que consideramos as mais valiosas e procuradas dessas habilidades, para que você fique por dentro. Olha só!
Comunicação
Em tempos de trabalho remoto e adaptações na forma como as pessoas fazem e gerenciam suas tarefas acontecendo em tempo real, saber se comunicar se torna tão importante quanto as competências técnicas necessárias para cumprir determinada tarefa.
Isso é ainda mais importante quando pensamos em cargos de liderança. Hoje os líderes precisam ser ainda mais comunicativos (sabendo ouvir e compartilhar) para liderar uma equipe que irá trabalhar cada vez mais remotamente.
Priorização
Conseguir entender a diferença entre importante e urgente e saber priorizar tarefas é uma competência crucial ao futuro do trabalho. Os colaboradores serão daqui para frente cada vez mais gestores de si mesmos em relação a conseguir tomar decisões em relação a prioridades de tarefas e prazos.
O profissional que domina esta competência poderá inclusive auxiliar seus colegas a fazer o mesmo e ajudará com o fluxo de trabalho geral. Então leve em consideração ao contratar ou promover pessoas na sua organização, a capacidade de priorização dela.
Adaptabilidade
A adaptabilidade já era uma tendência do mundo do trabalho há tempos, mas a pandemia da COVID-19 tornou esta uma das principais competências hoje. Profissionais que não conseguem se adaptar estão tendo muita dificuldade em acompanhar a velocidade das mudanças do cenário atual.
Por outro lado, aqueles que se adaptam com mais facilidade, são os mais procurados para este novo normal onde a maneira como fazíamos as coisas ontem, pode se tornar obsoleta amanhã.
Iniciativa
Assim como a priorização, a tomada de iniciativa é uma competência para o futuro do trabalho com profissionais mais auto geridos. Foi-se o tempo de líderes que ficavam demandando tarefa por tarefa para seus colaboradores.
Hoje, gestores são mais estratégicos e precisam que seus colaboradores tenham a iniciativa de propor melhorias, ou mesmo começar a realizar algum trabalho que precisa ser feito antes mesmo que seu líder lhe passe o comando.
Integridade
Ter integridade no ambiente de trabalho não é apenas obedecer às normas, valores e regras de conduta e da cultura de onde trabalha – apesar de estas serem condições importantes para qualquer colaborador, independente do cargo.
Também é saber transmitir informações de forma consistente, ser transparente em suas ações e ser honesto sobre riscos e benefícios de qualquer ação, seja tratando com um cliente ou com um colega, superior ou subordinado.
Pensamento Analítico
O pensamento analítico é uma das competências que devem ser sempre levadas em consideração no pós-covid. É a capacidade de detectar problemas, reconhecer as informações importantes, relacionar dados e questionar e traçar estratégias.
Em um cenário de mudanças, é importante que seus colaboradores sejam capazes de enxergar o todo e questionar novos e antigos hábitos de trabalho.
Construção de relacionamento
Saber se relacionar com outros é importantíssimo no cenário pós-covid, isso porque nunca antes a cooperação foi tão necessária. Mesmo com muitas empresas trabalhando remotamente, a necessidade de se comunicar com outras pessoas da empresa aumentou. E um bom relacionamento, seja com fornecedores, colegas ou clientes, facilita muito a colaboração.
Então é importante que seus colaboradores tenham uma boa percepção de si mesmos e dos colegas e sejam capazes de deixar os interesses do grupo prevalecerem sobre os seus próprios.
Empatia
Ter empatia é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender como ele está se sentindo, e como ajudá-lo. Profissionais empáticos criam um ambiente de mais harmonia e colaboração.
Pessoas que conseguem demonstrar atenção e ouvir atentamente o que dizem a elas, pensam antes de falar e buscam estabelecer conexões são extremamente valorizadas no mundo do trabalho, ainda mais em tempos onde a preocupação pelo bem-estar emocional das pessoas se torna uma prioridade das organizações.
Coaching
Aqui coaching não quer dizer necessariamente que o profissional precisa ser ou ter participado de algum treinamento específico, mas sim se relaciona à habilidade de ensinar e aprender.
Colaboradores de todos os níveis têm habilidades e competências diferentes e conhecimentos que podem ser passados adiante. Ter em sua organização pessoas que têm facilidade e vontade de ensinar e aprender vai ajudar você a desenvolver toda a sua força de trabalho.
Resiliência
Por fim, mas não menos importante, a resiliência. Uma palavra que se ouve já há algum tempo no mundo corporativo, ela está relacionada à capacidade de enfrentar adversidades sem se deixar ser afetado de forma negativa.
Obviamente, em um cenário de mudanças relâmpago e cheio de incertezas, os profissionais mais resilientes e flexíveis, que conseguem se manter produtivos mesmo em meio a tudo isso, são cada vez mais procurados.
Conclusões
Ficou claro que algumas novas habilidades serão esperadas dos profissionais nesse mercado de trabalho pós-pandemia elas são as chamadas soft skills e não tem necessariamente a ver com conhecimentos técnicos ou domino de algum programa ou software específico, são muito mais valiosas nas questões das relações humanas e da gestão do próprio tempo.
Algumas delas mostram que será cada vez mais requisitado que o colaborador tenha independência e capacidade de tomar decisões por conta próprias, duas mudanças extremamente ligadas a adoção e popularização de regimes híbridos ou totalmente em Home Office.
Por isso se prepare para desenvolver essas habilidades e procura-las em talentos do mercado nos próximos processos seletivos, vai valer a pena, principalmente a longo prazo.
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