O setor da construção civil sempre foi muito importante para a economia Brasileira. Em um país tão grande e populoso como o nosso é constante o crescimento da população e das cidades e consequentemente existe sempre muito espaço para a construção de novos empreendimentos, sejam moradias, indústrias e demais espaços.

Nesse contexto é relevante afirmar que é um setor que também contribuiu de forma bastante significativa para o mercado de trabalho nacional, à medida que emprega anualmente milhares de trabalhadores em canteiros de obra espalhados por todo o país. 

Justamente por isso, o período de pandemia  causou um impacto muito negativo no setor, com diminuição drástica dos negócios e consequentemente dos postos de trabalho. No entanto, após esses dois anos de retrocesso a construção civil começa a presenciar um reaquecimento, porém vem enfrentando um problema: a mão de obra.

O cenário atual do mercado da Construção Civil no Brasil

Estudos mostram que o setor cresceu quase 50% só neste ano e que desde janeiro as construtoras já entregaram mais 78 mil apartamentos em todo o país. 

Esses dados mostram claramente que o setor está a todo vapor, mas nessa retomada as empresas se viram sem mão de obra qualificada para ocupar esses postos de trabalho que surgem a cada dia.

Segundo a mesma pesquisa, 77% das construtoras estão enfrentando dificuldades para encontrar e contratar profissionais qualificados no mercado. Entre as ocupações com mais procura a pesquisa destaca principalmente:

  • mestres de obras
  • carpinteiros 
  • pedreiros 
  • serralheiros

A impressão geral dos gestores é de que existem muitas pessoas sem emprego e com vontade de entrar no mercado de trabalho, mas que não possuem a expertise necessária para preencher as vagas. 

Esse cenário está gerando, então, um movimento em que essas empresas estão investindo na formação de seus próprios trabalhadores através de oficinas profissionalizantes com o intuito potencializar talentos e formar equipes dentro do canteiro de obras. 

A ideia é facilitar o desenvolvimento desses profissionais, e construir carreiras de pessoas qualificadas dentro das áreas que estão em falta, suprindo a demanda de forma totalmente interna.

Como foi dito anteriormente, a construção civil é um setor que historicamente emprega muito e essa estratégia colabora muito para a ocupação dos postos de trabalho e para o setor voltar a produzir em seu total potencial. 

A questão é que para ter sucesso nesses treinamentos, a construtora precisa de estrutura, tempo e principalmente dinheiro para bancar os custos desses profissionais que precisam de um período antes de começarem a produzir e retornar o investimento colocado diretamente neles. Esse contexto é uma barreira para empreendimentos menores que não dispo?s de um ou mais desses recursos. 

Mas para esses casos, qual seria a solução?

A alternativa da terceirização

Dentro desse cenário, algumas outras empresas do ramo estão optando por seguir outro caminho para suprir suas necessidades latentes de mão de obra qualificada: a terceirização 

Isso se reflete em um crescimento considerável na procura por esse tipo de serviço ao longo deste ano, com mais e mais empresas de diferentes segmentos investindo em colaboradores externos para completar sua equipe de funcionários.

Entre as principais vantagens da terceirização com certeza estão a agilidade para encontrar mão de obra extremamente qualificada, o corte de custos em processos seletivos provenientes do RH e a transferência das responsabilidades trabalhistas para a empresa contratada.

Naturalmente, a construção civil pode usufruir positivamente desses mesmos benefícios ao optar por terceirizar e isso se torna mais valioso ainda quando pensamos na flexibilidade que um trabalhador em regime terceirizado pode trazer.

Empresas com equipes menores, por exemplo, podem aumentar sua equipe de forma pontual para conseguir entregar determinado projeto que requisite um pouco mais de braços sem ter que necessariamente contratar para seu próprio quadro de funcionários de forma definitiva. 

Isso dá muito mais liberdade para a gestão ser mais enxuta e assertiva, resolvendo o problema de qualificação de trabalhadores de forma muito mais rápida. 

A Russel Serviços pode te ajudar com isso e aqui você terceiriza profissionais de construção civil para realizar qualquer atividade no canteiro de obras de forma ágil e efetiva. 

A implantação da mão de obra acontece em até 48h para qualquer lugar do Brasil e você contrata de forma 100% online. Para saber mais ou requisitar um orçamento envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *