A rotação de leitos é algo de extrema importância na gestão do hospital. É preciso eficiência, organização e uma equipe bem coordenada para manter a qualidade do serviço e principalmente manter os pacientes confortáveis e tranquilos.

Para uma atuação eficiente nesses casos é preciso programação detalhada, equipe preparada e treinada para a tomada de decisões e de preferência, um gestor qualificado responsável por coordenar as equipe de forma integrada e assertiva como forma de evitar a todo custo gastos desnecessários e atraso nos atendimentos.

O que muitas pessoas não prestam a atenção são nas atividades secundárias extremamente necessárias para manter a gestão do hospital e dos leitos sendo feita da melhor forma possível. Entre essas atividades é imprescindível uma limpeza terminal adequada!

Você não sabe o que é isso? Não se preocupe pois neste texto vamos te ajudar e entender melhor sobre esse tipo de limpeza e como terceiriza-la pode ser ainda mais vantajoso para a operação hospitalar. Venha com a gente!

O que hotelaria hospitalar?

Esse conceito é relativamente novo e muitos hospitais estão adotando estas praticas chamadas de hotelaria hospitalar. Esse modelo de gestão consiste em um conjunto de atitudes e serviços baseados na prática de hotelaria clássica, adaptados para o ambiente hospitalar. A limpeza hospitalar já faz parte desse método intrinsecamente, sendo um dos pontos principais para proteger a saúde dos pacientes.

Isso porque, sem uma higienização hospitalar apropriada, a probabilidade de ocorrerem infecções hospitalares é muito grande. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos.

Por isso, a maneira mais prática de resolver o problema é contratando uma terceirizada especializada. A seguir você verá o principais motivos que corroboram com isso e conseguirá entender as vantagens que a gestão conquista ao apostar nessa estratégia.

Por que você deveria terceirizar sua limpeza hospitalar

  • Projetos personalizados

Uma empresa terceirizada especializada é capaz de desenvolver projetos de limpeza personalizados para o seu hospital, tendo como base o tamanho do prédio; alas críticas, semi críticas e não críticas; o fluxo de pessoas, orçamento disponível; entre outros elementos importantes.

Isso possibilita a criação de procedimentos específicos para melhor efetividade na limpeza, mantendo um cronograma que deixa os gestores sempre atualizados e à rotatividade mais eficiente. 

  • Gerenciamento de leitos

A higienização dos leitos incluída no contrato com a terceirizada é um grande diferencial e vantagem financeira para o hospital. Isso porque, quando um paciente é internado, é iniciado uma série de processos, que passam por diversos estágios e precisam caminhar com total fluidez em todos eles.

Quando surge algum fator que interfere nessa fluidez, os impactos são extremamente negativos, podendo ter consequências graves para o hospital, em relação à produção, qualidade, eficiência e custos da instituição.

Nesse sentido, um dos processos que mais impactam no gerenciamento de leitos é o processo de higienização. Uma limpeza terminal bem realizada, de forma eficiente e rápida, permite maior rotatividade dos quartos, diminuindo as filas de espera dos pacientes, para os mais diversos procedimentos médicos.

Pense bem, quando uma pessoa recorre a um hospital, mesmo que tenha havido boas interações e o paciente consiga o tratamento, se houver alguma coisa que desagradou, é justamente dessa falha que ela irá se lembrar. Pense em quantas vezes você não quis ir para um determinado hospital, porque um amigo disse uma vez que no mesmo não tinha quartos o suficiente ou que ficou mais de duas horas esperando para ser atendido?

Por isso é uma grande vantagem contar com esses colaboradores tercerizados, que são contratados e treinados exclusivamente para a higienização de leitos, é um jeito perfeito para evitar uma possível má reputação do  hospital.

  • Riscos mínimos

Uma equipe especializada também diminui os riscos ao manusear produtos químicos e diminui os acidentes de contaminação por elementos biológicos. Isso é um fato, por conta de todo o treinamento que os colaboradores terceirizados recebem de suas respectivas empresas, geralmente ministrados e supervisionados por enfermeiros, engenheiros e médicos especialistas.

Esse tópico é importante, pois é responsabilidade da empresa terceirizada também, preparar os colaboradores ao trabalho com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) completos, além de inspecionar e verificar tais equipamentos, diminuindo assim, a probabilidade de acidentes. 

  • Seguindo as normas

Como já mencionamos uma vez, a limpeza dos estabelecimentos de saúde devem atender às regras e padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Em hospitais e clínicas, analisar projetos; licenciar, autorizar e fiscalizar atividades; lavrar notificações e autos de infração e de imposição de penalidades; interditar estabelecimentos ou atividades de risco iminente, são algumas das principais e mais importantes missões desse órgão regulamentador.

Portanto, outra vantagem importantíssima da terceirização da limpeza hospitalar, é o conhecimento sobre essas exigências e os critérios de avaliação.

Esses colaboradores têm o conhecimento e as técnicas necessárias para fazer seu hospital passar em qualquer inspeção, além de trazer o maior conforto para os pacientes.

  • Delegação

A terceirização da limpeza ajuda a tirar o peso do ombro dos gestores do hospital também, dando mais tempo e energia para focar em outros setores da hotelaria hospitalar. 

Você pode delegar a supervisão da equipe de limpeza para o chefe de equipe que é enviado pela terceirizada, cujo trabalho é única e exclusivamente monitorar o desempenho se seus colegas terceirizados. 

As empresas têm parâmetros para analisar a performance de cada colaborador e os resultados do trabalho desenvolvido, garantindo a otimização de resultados e a melhoria constante dos processos de trabalho pelo feedback constante e feitos de primeira mão. Tudo é monitorado, registrado e compartilhado com a gestão do hospital.

  • Certificações

As terceirizadas que possuem o selo de certificação ISO 9001 em Gestão de Contratos, em Limpeza, Higienização e Desinfecção Hospitalar, com certeza irão te garantir mais qualidade perante os concorrentes.

As empresas que conseguem esses certificados são comprovadamente mais ágeis nas atividades e com processos e técnicas mais inteligentes; acostumadas a planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho, eliminando erros; melhorando a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho.


Para aproveitar completamente das vantagens e benefícios da terceirização é preciso firmar a parceria com uma empresa competente e experiente, que será capaz de entender sua necessidade e resolver a demanda da forma mais eficiente possível.

A Russel Serviços está no mercado há mais de 15 anos fornecendo os melhores serviços de terceirização do mercado, com responsabilidade e garantia de um serviço honesto e qualificado. Nosso banco de dados tem milhares de profissionais espalhados por todo o país capazes de atender empresas dos mais diferentes segmentos.

Para saber um pouco mais ou nos contar como podemos te ajudar, entre em contato através do e-mail contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *