Todos os anos o mercado busca a inovação. Para 2022, o marketing digital possui várias tendências que vêm para ficar e melhorar totalmente a forma de trabalhar com tecnologia. Conheça-as:

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é uma tecnologia que, basicamente, ensina as máquinas a desempenhar tarefas que exigiram a inteligência do ser humano.

Falamos de coisas que podem ser muito simples, como aprender a discernir algo através de padrões, a identificar visualmente, a falar diferentes línguas ou resolver problemas do tipo.

Hoje, o IA tem grande influência nos principais players de disrupção do mercado e pode ser um trunfo para o seu marketing. E conforme as pessoas se aproveitam da IA, especialmente no papel de consumidores, as empresas recebem dados personalizados muito importantes que podem ser utilizados pelo marketing.

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Big Data

De forma mais genérica, o big data é um enorme amontoado de dados estruturados e não estruturados, gerado pelas empresas todos os dias. É uma massa de informações — que pode conter muita coisa valiosa para as organizações e seus setores de marketing.

Se bem filtrado, uma empresa pode obter insights valiosíssimos para sua operação.

Automação

Não é de hoje que a automação vem ocupando lugares cada vez mais relevantes dentro do marketing. Porém, as inovações de automação ainda são suficientes para essa ser uma das tendências do marketing.

E o motivo é simples: a automação torna os processos mais ágeis e fáceis.

Com a união de recursos de automação com outras tecnologias, como o IA e outros recursos, como os chatbots, é possível simplificar vários processos totalmente operacionais.

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Chat Commerce

A realização de vendas via chat é uma daquelas tendências do marketing que negócios com e-commerces ou lojas virtuais não podem perder.

Com o chat commerce, uma loja pode vender através de um chat ao vivo, sem a necessidade do usuário precisar sair do local onde ele está (como uma rede social) para ir até seu site, procurar um produto, criar uma conta e efetuar o pedido.

Tudo é feito via chat — e claro, em grande parte, automatizado!

ChatBot

Os chatbots — softwares que constituem conversas com usuários reais — permitem que as marcas se relacionem com seus clientes para criar melhores relacionamentos, gerando mais vendas.

Não pense que chatbots são apenas bots com frases prontas: hoje, você encontra opções extremamente úteis, mudadas pela computação cognitiva e inteligências artificiais.

Desse modo, você facilita a interação do usuário com seu ambiente digital, bem como coleta dados vitais para melhorar suas campanhas.

Cibersegurança

A cibersegurança é um tema em voga nos últimos anos, especialmente por conta de leis como a LGPD. Sua empresa já se adequou à ela?

Apesar da LGPD ser um mecanismo de lei focado no tratamento de dados por parte das empresas, ela envolve também a maneira como a empresa protege suas informações.

Hoje, é cada vez mais importante garantir a segurança do seu ambiente e infraestrutura de TI, evitando vazamento de dados e — pior ainda — brechas para atos criminosos, como sequestro de informações.

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