Sabemos que o mundo dos negócios está em constante evolução, impulsionado principalmente pelo avanço da tecnologia. Por isso, é cada vez mais importante entender o que é gestão de TI, saber como ela funciona na prática e conferir as atividades e os benefícios que este departamento pode gerar para o seu negócio.
Equipamentos, sistemas, protocolos, inovações — esses são alguns dos conhecimentos que um gestor da área de TI precisa ter para fazer o setor funcionar como se espera. Porém, isso não é suficiente. No dia a dia, quem faz tudo acontecer são os funcionários, e demonstrar habilidade com a gestão de pessoas é essencial para conseguir o desempenho desejado dos colaboradores.
Para te deixar por dentro do assunto, preparamos este artigo, no qual explicamos o que é gestão de TI e mostramos qual é o seu papel no dia a dia de uma empresa. Vamos nessa?
Uma boa gestão é primeiro passo para o sucesso
Segundo dados do 2021 People Management Report, que entrevistou mais de 2.000 profissionais, mostrou que 63% consideram o gestor péssimo e revelaram que pensam em pedir demissão no próximo ano. De acordo com o relatório, a habilidade que os profissionais mais sentem falta em seus gestores é a comunicação assertiva.
Além disso, 36% dos profissionais diz que seus gerentes estão esgotados. E, a falta de comunicação é ainda mais pronunciada entre os entrevistados com gerentes exaustos. A falta de comunicação aliada à exaustão dentro da gestão do time de TI, costuma gerar consequências como falta de engajamento, motivação, alinhamento e bem-estar geral dos profissionais.
Por isso, a fim de auxiliar gestores de tecnologia a manterem a produtividade do setor, oferecendo à equipe liderança e apoio, mesmo a distância, listaremos a seguir 8 boas práticas para o engajamento e bem estar dos profissionais e como ser um líder que inspira seus liderados.
Como deve ser a gestão de pessoas de TI
É unânime entre os gestores de TI que, por mais que as inovações tecnológicas sejam essenciais para o crescimento e a evolução da empresa no mercado, o capital humano continua sendo o recurso mais importante dentro de uma organização, sendo diretamente responsável pelos resultados alcançados.
Por isso, é tão importante para o sucesso das operações ter uma boa gestão de pessoas de TI, a fim de garantir uma equipe qualificada, motivada e produtiva. Afinal, muitos profissionais buscam mais do que alguém para chefiá-los, e querem um gestor que esteja atento às suas necessidades profissionais e em muitos casos as pessoais também.
Até porque a motivação de um profissional de TI, atualmente, não está somente no recebimento de um salário compatível com o mercado, mas sim em benefícios que vão além disso, como plano de carreira, bom ambiente de trabalho, horários flexíveis e autonomia.
Inclusive, a própria noção de liderança para alguns gestores precisa ser atualizada, à medida que novas gerações assumem papéis de destaque no dia a dia dos negócios e estar à frente de um grupo de pessoas que trabalha pautado na colaboração e no sentido de propósito não é uma tarefa simples.
Contudo, é fato que, atualmente, uma boa gestão de um time de TI abrange tarefas de recrutamento e retenção, mas também de desenvolvimento contínuo de profissionais. Nesse sentido, um bom trabalho nessa área garante um melhor desempenho do time e potencializa os resultados da empresa.
Ao avaliar seu trabalho como gestor ou pesquisar perfis para assumir essa função na sua empresa, procure priorizar características como:
- Incentivo à inteligência;
- Reconhecimento dos méritos;
- Capacidade de tomar boas decisões;
- Assumem responsabilidades;
- São proativos e observam dores;
- Estão a par das novidades;
- Estabelecem limites pessoais claros e;
- Serão um exemplo aos liderados.
A seguir, vamos ver as 8 práticas consideradas indispensáveis para qualquer gestor que quira ter sucesso comandando um time de TI. Elas são:
8 boas práticas para gestão de pessoas de TI
1. Organize os processos
Revise todos os processos, o modo de trabalho e as atividades de cada profissional do setor, com objetivo de ver o que pode ser melhorado. Se precisar, realoque o profissional ou a atividade e alinhe tudo às atuais práticas de TI, aumentando as chances de potencializar a produtividade e a satisfação da equipe.
2. Desenvolva talentos
Gestores experientes sabem que o talento é um elemento crucial para garantir o sucesso das operações no setor. De modo que pessoas talentosas na área de TI precisam estar em sintonia com as inovações tecnológicas. Isso gera motivação no profissional e cria uma vantagem competitiva para a organização.
3. Ofereça e receba feedbacks
A comunicação entre os gestores de tecnologia com seus times é uma das tarefas mais poderosas para uma boa gestão de pessoas de TI. Afinal, para contar com uma equipe inovadora e criativa é importante dar e receber feedbacks. Poder se expressar, sanar as dúvidas e expor o que incomoda faz com que as tarefas estejam mais alinhadas.
4. Incentive a capacitação
Oferecer treinamentos e cursos aos profissionais de TI impacta diretamente na qualidade do serviço e indiretamente na rentabilidade da empresa. Para contar com uma equipe que responde bem aos desafios propostos é preciso que todos possuam os conhecimentos necessários para exercer suas funções com excelência.
5. Identifique as necessidades
Para identificar as necessidades de cada profissional dentro da equipe, o gestor deve avaliar individualmente o que está prejudicando os resultados. Incentivar uma competição saudável entre os profissionais também é válido, inclusive com metas e recompensas individuais e em grupo.
6. Conceda autonomia
Ao focar na gestão de pessoas de TI, evite a todo custo o microgerenciamento. Este estilo de liderança leva à alienação dos profissionais, sendo pouco produtivo. Ao invés disso, assegure que os profissionais tenham independência e autonomia para encontrar soluções aos desafios que enfrentam no dia a dia.
7. Invista em melhoria contínua
Nenhum profissional gosta de se sentir robotizado. Nesse sentido, uma gestão de pessoas de TI realmente efetiva é aquela capaz de aumentar os níveis de satisfação e desempenho de cada integrante da equipe, para que o profissional esteja preparado e se sinta capacitado a tomar decisões assertivas em relação às suas atividades.
8. Aposte em novas tecnologias
Contar com tecnologias que garantem mais efetividade aos processos operacionais pode ser bastante eficiente para uma boa gestão de pessoas de TI. Afinal, a aplicação de tecnologias de automação que otimizam serviços manuais potencializam os resultados da equipe e fazem com que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar a tarefas de maior valor.
Líderes de TI que inspiram profissionais
Uma boa gestão de pessoas de TI deve garantir profissionais capacitados, motivados e altamente qualificados para executar todos os processos do setor com máxima efetividade. Pode ter certeza que um líder competente, democrático e inspirador fará toda a diferença para isso.
Porém, contar com lideranças que tenham técnicas e habilidades para atrair e reter bons profissionais de TI, principalmente, os que detêm alta capacidade de entrega, é um desafio nos dias de hoje.
Contar com um líder influente, admirado por outras áreas da empresa, também é importante para muitos profissionais de TI, justamente porque a área de tecnologia, como já abordamos, vem assumindo cada vez mais uma posição estratégica nas organizações.
Ter um gestor que participa efetivamente das decisões da empresa, junto aos demais líderes, é essencial para inspirar os liderados e fazê-los acreditar que as áreas de uma organização podem trabalhar muito bem unidas por um objetivo em comum.
Os setores de RH e TI de muitas organizações com visão analítica já atestaram os benefícios de atuarem juntos e cada vez mais colocam em prática ações no sentido de tornar a área tecnológica das empresas mais humanizada.
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