Por mais que a primeira vista pareça ser uma atividade secundária, a limpeza é essencial para qualquer tipo e negócio. Hospitais, condomínios, industrias, hotéis, lojas, restaurantes e qualquer outro estabelecimento que você pensar precisa cuidar da limpeza dos seus espaços.

Pode parecer apenas um detalhe, mas um ambiente devidamente higienizado e organizado influencia diretamente em vários fatores. Seja a necessidade de causar uma boa impressão aos clientes que frequentam o local ou para perpetuar um ambiente de trabalho confortável para seus colaboradores, a limpeza precisa estar em dia para o bem geral do negócio, isso é um fato.

No entanto , dependendo do tipo de negócio e do espaço que seu empreendimento ocupa, realizar uma limpezade qualidade pode ser uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, demandando tempo e bastante coordenação para não afetar o fluxo de trabalho das equipes.

Por conta disso, contratar serviços de limpeza terceirizada tem se tornado uma decisão estratégica de negócio para diversas empresas. Delegar tarefas permite que as organizações foquem na atividade principal que desenvolvem, além de otimizar processos, reduzir custos e, assim, tornar-se mais competitiva no mercado.

Logo, ao pensar em contratar uma empresa terceirizada de limpeza para o seu negócio ou para o condomínio onde mora, você deve levar em conta alguns fatores para assegurar um serviço de qualidade. Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo com algumas dicas para acertar na hora de fazer uma boa contratação de limpeza terceirizada. Vamos a elas!

Os passos para contratar uma boa empresa de limpeza

1. Identifique a demanda

Antes de contratar uma empresa de limpeza terceirizada, procure analisar o que a empresa ou o condomínio onde você reside/trabalha precisa nessa área.

Por exemplo, se vai necessitar de limpeza somente da área interna, como salas e banheiros, ou também da área externa, como pátios e estacionamentos. Uma dica importante é fazer uma relação de todos os serviços demandados. Dessa forma, com o maior número de especificações técnicas possível, fica mais fácil pedir um orçamento.

Assim as empresas de limpeza terão condições de passar um valor mais próximo da realidade e você consequentemente tem um melhor controle de gastos através dessa previa dos custos necessários.

2. Faça um orçamento

Depois de saber o que realmente a sua empresa ou condomínio precisa, a próxima etapa é receber as propostas de interessados em realizar os serviços.

Como você já deve ter tarefas suficientes na gestão do seu negócio ou não quer mesmo perder tempo com isso, o ideal é encurtar o processo de busca de uma empresa de limpeza terceirizada.

Para tanto, uma dica eficiente é fazer o pedido de orçamento por meio de uma plataforma própria para essa atividade, que permita fazer a ponte entre você e a prestadora de serviços. Assim, você vai economizar tempo e dinheiro, pois receberá propostas de quem realmente pode cumprir os requisitos que você elencar.

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3. Escolher a terceirizada

Após receber os orçamentos de limpeza terceirizada solicitados para a sua demanda, você deve analisá-los cuidadosamente para fazer a escolha certa.

Para contratar uma empresa de limpeza, além do critério preço, avalie outros fatores como:

  • Tempo da prestadora de serviço no mercado;
  • Estrutura para suprir a demanda de trabalho;
  • Capacidade de fazer um atendimento personalizado – caso o local para a limpeza tenha necessidades específicas;
  • Pesquise a opinião de outros clientes para saber o nível de satisfação com o serviço.

Busque por uma avaliação espontânea de algum colega empresário que tenha contratado a mesma prestadora ou de alguém que more em local onde a limpeza é feita pela firma analisada.

4. Mantenha a unidade

Lembre-se de que, ao contratar uma limpeza terceirizada, você vai delegar um setor de sua própria empresa para uma prestadora de serviços. De alguma forma, solicite à empresa de limpeza um perfil de colaborador que se encaixe na cultura organizacional da sua própria empresa, de forma a se inserir melhor em relação aos valores por ela defendidos.

Afinal, para o público externo e, principalmente, para os seus clientes, a empresa é uma só e assim deve se apresentar. Uma vantagem, nesse sentido, é que você não precisará gastar com recrutamento e seleção de funcionários.


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