O porteiro é uma figura extremamente importante na vida de um condomínio. É ele quem recepciona os moradores e também os seus visitantes, sendo assim a primeira impressão, o cartão de visitas do local. Ele lida com situações diversas, incluindo as mais delicadas. Em outras palavras, é quem está presente na vida dos moradores diariamente.

Esse funcionário é essencial para o bom funcionamento do condomínio e, para exercer seu trabalho com excelência, deve ter boas condições de trabalho e um perfil coerente com a função. No mesmo sentido, precisa saber quais são suas atribuições para que não acumule ações que não são de sua responsabilidade.

Para encontrar um profissional adequado para esta função os maiores pré-requisitos não são apenas a qualidade e experiência. O contratante busca também um colaborador de confiança, já que esse serviço é o de maior contato com os clientes (condôminos).

Atribuições do porteiro

  • Recepcionar e orientar visitantes e hóspedes;
  • Zelar pela guarda do patrimônio, observando o comportamento e movimentação de pessoas para prevenir perdas, evitar incêndios,acidentes e outras anormalidades;
  • Controlar o fluxo de pessoas e veículos, identificando-os e encaminhando-os aos locais desejados;
  • Receber mercadorias, volumes diversos e correspondências;
  • Fazer manutenções simples nos locais de trabalho.

O porteiro precisa ser um profissional experiente e qualificado para que todas essas atribuições sejam desempenhadas com o maior nível de excelência. E por isso, a terceirização de mão de obra aparece como uma opção viável. Veja as vantagens de realizar esse processo:

1. Maior foco dos demais profissionais do condomínio

Com a presença de um porteiro terceirizado e qualificado, os demais funcionários do condomínio poderão se preocupar apenas com suas responsabilidades. 

O síndico, por exemplo, terá menos preocupações e poderá focar em outros assuntos referentes ao bem estar dos condôminos.

Zeladores e faxineiros, poderão focar em suas atividades principais.

2. Reposição rápida

Quando um colaborador ficar doente e tiver que ser substituído, não se preocupe. A prestadora se encarrega de escalar novos profissionais para cobrir o quadro de funcionários.

3. Mão de obra qualificada

Empresas terceirizadas podem encontrar facilmente porteiros qualificados. Os profissionais contratados por prestadoras de serviços têm bastante experiência e costumam passar por diversas empresas. Isso faz com que eles cheguem ao local de trabalho prontos para executar qualquer missão. 

Leia também: Entenda a importância de investir em mão de obra qualificada

4. Redução de custos

Colaboradores terceirizados custam menos ao empreendimento. Encargos trabalhistas como FGTS e 13º salário ficam por conta da prestadora de serviço. O contratante paga apenas uma taxa proporcional à demanda daquele momento.

5. Satisfação dos condôminos

O porteiro é responsável pelo primeiro contato direto com o condômino, ou seja, é ele o cartão de visitas do condomínio. A contratação através de uma empresa terceirizada trará ao seu condomínio um profissional qualificado para o serviço de portaria, que estará apto a oferecer a melhor hospitalidade para o residente.


Se você deseja contratar um porteiro qualificado, conte com a Russel Serviços, uma das líderes do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.

Para saber mais ou solicitar um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *