O recepcionista de hotel é uma das figuras mais importantes quando pensamos em hospedagem. É esse profissional quem fará o primeiro e o último contato com o cliente, além de dar o suporte necessário durante toda a estadia.

Por esse motivo, bom atendimento e tratamento adequado são qualidades que podem vir a se tornar um diferencial competitivo para o seu hotel e terceirizar essa função tem se mostrado uma opção viável.

Afinal, consumidores valorizam experiências satisfatórias e tendem a retornar, sendo esse um bom recurso para a fidelização da clientela.

Quais são as funções do recepcionista de hotel?

As funções do recepcionista de hotel podem mudar de lugar para lugar, no entanto, existem algumas atividades que são comuns.

Por exemplo:

  • Realizar checkin e checkout;
  • tirar dúvidas dos clientes;
  • fornecer informações importantes sobre a hospedagem;
  • realizar cadastro;
  • fechar reservas;
  • executar cancelamentos;
  • resolver pendências de hóspedes;
  • solicitar feedbacks;
  • responder e-mails.

Além das atividades focadas no hóspede, o recepcionista também é o responsável por algumas questões administrativas e burocráticas do hotel, como:

  • Controlar o acesso a determinados cômodos;
  • anotar recados;
  • atender o telefone;
  • cuidar da recepção;
  • ser o mediador de informação entre os setores da hospedagem.

Com tantas atividades a serem desempenhadas, é necessário um profissional qualificado e experiente no ramo. Para chegar num profissional que cumpre esses pré-requisitos, você pode optar pela terceirização.

Leia também: Saiba como a terceirização das reservas se tornou uma grande tendência da hotelaria

VANTAGENS DE TERCEIRIZAR ESSE SERVIÇO:

1. Maior foco da sua equipe interna

Ao terceirizar esse profissional, você terá uma mão de obra qualificada trabalhando na recepção do seu hotel. Ele fará o atendimento com excelência e poderá desafogar os restante da sua equipe, que poderá se preocupar com outras atividades não relacionadas a recepção.

2. Reposição rápida

Caso haja a necessidade de mais de um profissional, ou quando o colaborador que você contratou ficar doente e tiver que ser substituído, não se preocupe. A prestadora de serviços se encarrega de substituir novos profissionais para cobrir suas faltas. 

3. Mão de obra qualificada

Colaboradores terceirizados estão sempre se aperfeiçoando na busca de manter um trabalho de qualidade. Além do mais, têm bastante experiência no ramo. Isso faz com que eles cheguem ao local de trabalho prontos para executar qualquer missão.

4. Satisfação do seu cliente

O apoio de uma equipe de qualidade resulta na satisfação do público. Se as pessoas são bem tratadas num estabelecimento comercial, as chances de retorno aumentam. Esse é o primeiro passo para a fidelização da clientela. E com profissionais experientes nessa área, você certamente terá o feedback positivo de seus clientes.

5. Redução de custos

Trabalhadores terceirizados custam menos para o contratante. Você paga apenas uma taxa conforme a demanda. Os encargos trabalhistas ficam com a prestadora de serviço.


Se você deseja contratar um recepcionista para o seu hotel, você pode contar com a Russel Serviços, uma das líderes do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.

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