O operador de empilhadeira possui diversas funções dentro de uma organização.

Esse profissional deve fazer o armazenamento de palhetes, a movimentação de materiais, a carga e descarga de veículos de transporte e a manutenção básica de empilhadeiras. Diante de tantas responsabilidades, o operador de empilhadeira deve alguns cursos específicos e cumprir pré-requisitos para exercer a função.

Sendo assim, a terceirização passa a ser uma opção mais vantajosa e vamos te explicar o porquê! Mas antes, vamos entender tudo sobre a profissão em foco nesse texto:

Existem documentações específicas para operadores de empilhadeira?

A legislação brasileira prevê, por meio da Norma Reguladora nº 11 e da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, as exigências legais para melhorar a segurança dos operadores de empilhadeiras.

São elas:

  •  O operador deve receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nesta função;
  • Os operadores de equipamentos motorizados devem ser habilitados e só podem dirigir se, durante o horário de trabalho, portarem cartão de identificação com nome e fotografia, em lugar visível;
  • O operador deve conhecer os detalhes do equipamento em operação.

As Normas Regulamentadoras 11 e 12 são relativas ao treinamento para operadores de empilhadeiras. Essas normas indicam como é a condução segura de máquinas e equipamentos.

Leia também: O que é a minicarregadeira, quais suas vantagens e para que serve?

Quais são os requisitos para fazer o curso de operador de empilhadeira?

  • Ensino médio completo;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) na categoria B ou superior

As empilhadeiras se tornaram máquinas indispensáveis por todo o mundo, elas são conhecidas por serem utilizadas nas indústrias, comércios e outros ramos que necessitam do uso e, como toda máquina útil, as empilhadeiras sempre devem estar em constante evolução para sua aplicação no transporte, voltada ao conforto, segurança, desempenho e facilidade de manutenção.

E os operadores dessa máquina, são profissionais caros e precisam ser extremamente qualificados. Qualquer erro na operação de uma empilhadeira pode gerar prejuízo para a empresa.

Leia também: Dicas e cuidados essenciais para operadores de máquinas pesadas 

Por que terceirizar um operador de empilhadeira?

Contratar um profissional dessa área de maneira errada pode custar caro para você e sua empresa. A terceirizada que realiza a contratação desse operador irá buscar a melhor opção no mercado para lhe fornecer uma mão de obra qualificada e estabelecer uma relação de confiança com sua empresa.

Uma empresa terceirizada pode também agilizar o processo de contratação e lhe entregar o profissional com rapidez, consequentemente aumentando a produtividade na sua empresa.


Contrate um operador de empilhadeira com a Russel Serviços! Integramos o profissional à sua empresa em até 48 horas e todo o processo pode ser feito de forma totalmente online. Entre em contato através do nosso e-mail: contato@russelservico.com.br

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *