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A pandemia transformou todas as relações, e o impacto na educação não foi diferente. O ensino a distância ou EAD se tornou o principal método de aprendizado em um mundo onde o distanciamento social se tornou regra por tanto tempo.
Por mais que as coisas estejam lentamente voltando ao normal, essa herança do EAD veio pra ficar, e muitas pessoas e empresas descobriram que esse método é extremamente rentável para atrair leads e consumidores. Por isso, muitos estão apostando de maneira pesada na produção de cursos online. As possibilidades são gigantes, e quase todos os segmentos já apostam em infoprodutos para aumentar sua base de fidelização.
Pensando neste novo cenário, preparamos este conteúdo para te dar dicas de como montar um curso online matador para poder entrar de cabeça nesse novo mercado que se mostra super aquecido. Leia com atenção, você não vai querer perder nada!
A importância de montar um bom curso
Se você decidiu lançar um curso online e está pesquisando tudo a respeito para fazer um lançamento que lhe gere suas primeiras vendas, é interessante ficar por dentro das ferramentas que você precisará ao longo de seu projeto para que ele mantenha-se sustentável.
Isso porque mesmo um produto digital deve ter um tom profissional para atender os alunos da melhor maneira possível e você deve começar começar a pensar nisso desde já.
As dicas que você verá a seguir vão especialmente para as etapas que vem depois que o curso online já está produzido. Elas te ajudaram torna-lo mais rentável e atrativo para os usuários além de serem estratégias que impulsionam as vendas de modo geral. Veja só:
1. Área de membros para cursos EAD
O primeiro tópico a se pensar após finalizar a produção de seu curso EAD, é hospedá-lo em uma plataforma ou área de membros que permita um fácil acesso dos alunos. É interessante que a plataforma suporte diversos formatos de arquivos, caso você deseje inserir ebooks, áudios ou vídeos, por exemplo, para tornar seu curso mais interativo e completo.
A dica aqui é consultar alguns produtores digitais que já possuem um curso EAD hospedado e peça recomendação da melhor plataforma para seu negócio.
2. Controle de módulos
Uma ferramenta que lhe permita gerenciar os módulos do seu curso, pode contribuir muito para sua estratégia de vendas. Você pode utilizar o recurso para acesso de módulos gratuitos, por exemplo, e liberar as próximas aulas mediante pagamento. Fica a seu critério! Esse controle vai te possibilitar administrar seu curso da maneira muito melhor e de acordo as estratégias mais adequadas para você.
3. Sistema de pagamento
Para ter autonomia em seu negócio, aposte em um sistema de pagamento seguro, ágil e flexivel para simplificar suas transações. O checkout de sua página de vendas também influencia diretamente sua taxa de conversão de vendas, então pesquise previamente se sua ferramenta de pagamento oferece algum tipo de checkout customizado.
Um outro aspecto que poucas pessoas consideram ao lançar um curso digital, é a possibilidade de alcançar pessoas do mundo inteiro! Para tanto, considere contratar um sistema que lhe proporcione transações internacionais já convertidas para as moedas de cada país.
4. Suporte aos clientes
A venda de produtos digitais é extremamente escalável e será inevitável que em algum momento de seu empreendimento você precisará de suporte para atender possíveis dúvidas e problemas de seus compradores. Nesse caso, é ideal que você tenha uma plataforma que ofereça esse tipo de serviço para quando for necessário.
Uma ótima dica é verificar a reputação da empresa em sites de avaliações públicas como o Reclame Aqui, onde as avaliações são feitas pelos próprios clientes, sendo assim, completamente imparciais.
5. Suporte ao produtor
Existem muitos profissionais que decidem lançar cursos EAD, mas ainda não estão familiarizados com o mundo digital. Você, enquanto produtor, também pode ter dúvidas ou alguma necessidade de atendimento ágil em relação à plataforma e transações geradas. Dessa forma, pesquise as empresas que dão suporte adequado aos produtores digitais, para não ficar na mão quando algum tipo de problema surgir. Sempre é bom estar prevenido!
6. Entrega automatizada
Muitos clientes desejam iniciar os estudos logo após a compra do curso. E convenhamos: nada mais justo do que fazer uma entrega imediata de um produto que é digital. A entrega automatizada do acesso ao curso lhe poupará tempo e a possível frustração de clientes ansiosos.
7. Ferramenta para monitoramento
Através do monitoramento você pode analisar o comportamento de seus alunos em relação ao seu curso: se eles assistem a todas as aulas, se conseguem concluir o curso com sucesso e diversos outros fatores que são importantes para seu negócio. Através desse comportamento, você pode entrar em contato com seus clientes e pedir feedbacks para promover melhorias em seu curso.
8. Programa de afiliados para curso EAD
O programa de afiliados permite que o produtor tenha pessoas divulgando seu curso em troca de uma comissão – que é definida pelo dono do produto – por cada venda realizada. Ter um programa de afiliados associado ao seu produto lhe ajudará a escalar mais suas vendas, principalmente se você não é um especialista em estratégias de marketing digital.
Em geral, afiliados são pessoas que dominam algum nicho e associam esse conhecimento à vendas de produtos relacionados.
Ao pesquisar as melhores plataformas para hospedar seu curso EAD, faça um checklist com todas as funções citadas acima. Uma vez que você adquire todos os recursos necessários, é possível traçar estratégias fundamentais para dar destaque ao seu negócio. Isso, sem dúvidas, tornará seu curso um infoproduto matador que atrairá muitos clientes e fidelizará uma grande base de fãs e te proporcionará um grande presença digital.
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