Apesar de não ter muito destaque, a enfermagem offshore é fundamental para a segurança de quem trabalha no oceano. Os enfermeiros são responsáveis pela prevenção de acidentes, suporte médico aos funcionários, controle de doenças e vigilância sanitária. 

Com o crescimento do mercado petrolífero, cresceu também a demanda por enfermeiros capacitados para o atendimento em alto-mar.

Atuação no mar

O enfermeiro é a autoridade em saúde no oceano. Assim, suas funções se estendem desde a elaboração de programas de saúde corporativos até o atendimento emergencial para acidentes e patologias.

Trabalhar em uma plataforma de petróleo significa conviver com o risco iminente de desastre e a necessidade de estar pronto para atender um grande número de trabalhadores ao mesmo tempo. O profissional pode ser solicitado a qualquer momento, o que implica em longas jornadas de trabalho e pouca constância nos horários de descanso.

O trabalho na prática

O enfermeiro é responsável por monitorar os hábitos alimentares dos trabalhadores, acompanhar a evolução de quadros crônicos, atualizar registros médicos, prestar atendimento de urgência, controlar a dissipação de doenças transmissíveis e evitar o desenvolvimento de quadros de dependência química.

As condições para exercer esse trabalho costumam ser adversas. As equipes, em geral, passam 14 dias em alto-mar, seguidos de 21 dias em terra. O que pode gerar diversos problemas de saúde para a maioria dos funcionários e consequentemente mais trabalho para o enfermeiro.

Todo segmento offshore necessita de enfermeiros ativos, sendo assim, a função é de suma importância e indispensável em qualquer plataforma de petróleo. 

Leia também: Mecânico de manutenção offshore: entenda mais sobre a profissão

Pré-requisitos para a enfermagem offshore

Cada empresa solicita cursos e especializações diferentes, a maioria costuma requisitar uma especialização em Enfermagem do Trabalho. E além dessa qualificação, as seguintes certificações podem ser demandadas:

CBSP: É o Curso Básico de Sobrevivência em Plataforma. Necessário para todos o profissionais que trabalharão em plataformas offshore. O curso tem duração de uma semana e aborda noções de sobrevivência, primeiros-socorros e funcionamento da plataforma;

ITLS: Este é o International Trauma Life Support (Treinamento Internacional de Suporte à Vida em Situações de Trauma). Ele oferece um certificado válido em todo o mundo, atestando que o enfermeiro está apto a realizar intervenções críticas, reanimação e transporte da vítima de trauma;

HEUT: A sigla significa Helicopter Underwater Escape Training (Treinamento para Escape de Aeronave Submersa). O transporte para as plataformas é realizado por meio de helicópteros. Assim, algumas empresas exigem que os enfermeiros saibam administrar eventuais crises nesse intervalo.


Encontrar um enfermeiro offshore é uma tarefa difícil. Mas não para a Russel! Disponibilizamos em nosso site, uma diversidade de funções no segmento de petróleo e gás, basta você clicar aqui. Entregamos a mão de obra em 48 horas e o processo pode ser feito de forma 100% online. Não perca tempo, entre em contato conosco através de contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *