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A terceirização acontece quando uma empresa, a tomadora, entrega a outra, a prestadora, a responsabilidade de realizar alguma atividade ou serviço necessário à sua operação.
Esse tipo de regime de trabalho não deve ser confundido com o trabalho temporário, onde uma empresa fornece a outra trabalhadores por um período determinado, de forma justificada (substituição de gestantes, acidentados, em decorrência do aumento do movimento nas festas de final de ano, entre outros).
O mercado de terceirização no Brasil mudou drasticamente a partir de 2018. Antes, a Justiça do Trabalho proibia a terceirização da atividade fim, permitindo apenas terceirização nas atividades-meio do negócio. Com a vitória de ação judicial que questionava essa limitação no STF, a terceirização passou a ser liberada até mesmo nas atividades fins da empresa que contrata a terceirização.
Por que isso é positivo
Essa mudança é bastante razoável e faz sentido ao levarmos em conta que o objetivo da terceirização é permitir justamente que a empresa tomadora faça bem o que sabe fazer, sem perder tempo (e muitas vezes dinheiro), tendo que administrar outros serviços e atividades internas ou etapas na elaboração do produto, para a qual não está preparada e/ou não tem tempo.
Como essa mudança afetou o segmento de bares e restaurantes
Tradicionalmente, os bares e restaurantes, quando necessitavam, terceirizam as atividades de segurança, limpeza, manobrista e alguns outros serviços específicos como combate a pragas, etc. No entanto, com essa nova lei da terceirização, agora podem terceirizar o seu setor de compras e estoques, os serviços de cozinha e salão (que incluem cozinheiros, garçons e baristas).
Outro ponto desses negócios que viu de forma positiva a possibilidade de terceirização, foram os cargos de gestão e administração financeira. Ou seja, um restaurante pode ter qualquer etapa da sua operação terceirizada.
Devo ou não terceirizar no meu restaurante?
Vale lembrar, que a terceirização precisa fazer sentido para o negócio, e é evidente que para alguns estabelecimentos do setor pode convir manter certas funções sem pensar em terceirização.
Em um restaurante, a pessoalização, os relacionamentos humanos, a identidade e a empatia para com os clientes são de extrema importância. Na cozinha, o trabalho de um chef pode ser de fato o sucesso no mercado. Note-se quão diferente são as grandes cozinhas industriais e seus respectivos salões. Padronizados, totalmente impessoais, frios, e diferentes dos restaurantes comerciais.
O empreendedor deve, então, pensar na justa medida de que partes da sua operação ele deveria terceirizar, visando oferecer ao consumidor um melhor custo-benefício, para de alguma forma ganhar vantagens competitivas perante a concorrência acirrada existente no setor.
Tudo sem perder sua identidade, sua personalidade, fatores essenciais para um restaurante fidelizar seu público.
Como escolher a empresa parceira para terceirizar?
Se você, no fim, percebeu que a terceirização é a melhor solução pro negócio no momento, é preciso saber que se deve saber terceirizar, procurando sempre empresas idôneas e qualificadas, pesquisando as mais competentes e as que lhe oferecem a melhor relação custo-benefício.
Pesquise com outros negócios da área que já terceirizaram, procure saber o nível de capacitação dos colaboradores terceirizados e o grau de expertise da empresa especializada e etc. Tudo isso vai te ajudar, e muito, a terceirizar sem dor de cabeça, para poder colher os frutos mais pra frente na gestão.
Tenha em vista que, principalmente nas áreas trabalhista, civil e do consumidor, você poderá se tornar responsável pelos problemas que a prestadora criar e não resolver. Mesmo contratando empresas idôneas, é obrigação da tomadora fiscalizar o trabalho dos colaboradores. Qualquer erro na contratação ou fiscalização, fará o barato sair muito caro.
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A Russel Serviços tem mais de 15 anos de experiência no mercado de terceirização e conta com um gama enorme de profissionais para todos os segmentos da economia. Seja lá qual for a sua demanda, a Russel tem a expertise e a competência para entregar os colaboradores de forma ágil e eficiente.
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