A terceirização de serviços nunca esteve tão em alta, e isso é ótimo para o mercado. Isso cria um cenário onde existem muitas possibilidades diferentes para as empresas e consequentemente gera uma diminuição nos valores médios desse tipo de serviço, além de torná-lo mais acessível a negócios de diferentes tamanhos e segmentos. 

Image of businessperson pointing at document in touchpad at meeting

A terceirização de serviços tem se tornado uma pauta cada vez mais discutida nas empresas atualmente desde as modificações recentes na legislação, que possibilitaram uma ampliação na prestação desse tipo de serviço além de regularizar diversos aspectos das relações comerciais que envolvem a terceirização. 

Isso provavelmente também significa, que essas relações trabalhistas devem mudar e se flexibilizar mais ainda em um futuro próximo. Até o ano de 2017, a terceirização só podia ser aplicada a atividades-meio, sem relação direta com o core business (núcleo de geração de valor) da empresa. 

Então, por exemplo: uma empresa de engenharia poderia terceirizar sua equipe de serviços gerais, mas não os seus engenheiros.

Isso mudou drasticamente com a  Lei n. 13.429/17 de 2017, que regulariza a terceirização não só para atividades-meio como também para atividades-fim, o que significa que a partir daquele momento, todo e qualquer tipo de profissional se torna passível de terceirização.

Vale lembrar, que a única exceção a esta regra é em relação a empresas de transporte de valores e vigilância, que possuem ainda particularidades em relação às possibilidades de terceirização. Nestes casos, as atividades-fim devem ainda ser contratadas obrigatoriamente pela CLT, sendo o outsourcing proibido.

Até aqui tudo bem, mas você deve estar se perguntando, qual a melhor forma de aplicar a terceirização de serviços na minha empresa? Presta atenção que você entenderá tudo!

O primeiro fator a se considerar é que a relação será de empresa (contratante) para empresa especializada (prestadora de serviços) e não mais de empresa para empregado. Isso implica, primeiramente, em uma maior flexibilização nas negociações.

Outra questão importante a se considerar é na alocação dos seus recursos, pois ao terceirizar, todos os encargos trabalhistas serão absorvidos pela empresa intermediadora (que contrata os funcionários via CLT). Além disso, a contratante vai garantir uma diminuição drástica na sua carga burocrática.

Outro benefício que a terceirização traz é a possibilidade de utilizá-la para contratação de serviços altamente especializados, usufruindo da expertise de recrutamento da empresa contratada para encontrar profissionais com capacitação em uma área ou atividade específica por um tempo determinado.

Em suma, seja lá qual for o seu objetivo (redução de despesas, aumento de eficiência ou ambos), a terceirização pode agregar valor em diversos pontos da operação e produzir resultados muito positivos para sua empresa, tanto a curto quanto a longo prazo. 

Para saber mais informações sobre os benefícios e vantagens da terceirização, visite nosso blog e fique por dentro de tudo que ela pode trazer. Se ficou interessado e quer aplicar a terceirização de forma ágil e eficiente na sua empresa, pode contar com a Russel Serviços!

Com mais de 15 anos de experiência no mercado, implantamos profissionais de todos os segmentos em apenas 48h. Para pedir um orçamento ou conhecer melhor nossos serviços basta entrar em contato através do email contato@russelservico.com.br

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *