- Home
- Construção Civil
- Tendências e Projeções para ...
A economia mundial foi extremamente afetada pela pandemia da Covid-19 e isso afetou os mais diversos segmentos de negócios. No entanto, à medida que avançamos em 2021 vários desses setores começam a mostrar indícios de recuperação conforme as atividades econômicas voltam aos padrões normais.
A construção civil é um desses nichos que vem mostrando grande força de recuperação nos últimos meses e promete ser um setor bastante aquecido para o ano de 2022.
A economia mundial foi extremamente afetada pela pandemia da Covid-19 e isso afetou os mais diversos segmentos de negócios.
No entanto, à medida que avançamos em 2021 vários desses setores começam a mostrar indícios de recuperação conforme as atividades econômicas voltam aos padrões normais.
A construção civil é um desses nichos que vem mostrando grande força de recuperação nos últimos meses e promete ser um setor bastante aquecido para o ano de 2022.
Pensando nisso, montamos este conteúdo informativo que vai te ajudar a se preparar para o que o mercado da construção civil pode oferecer para o ano que vem, seja em novas tendências, inovações e perspectivas do mercado. Olha só!
Crescimento otimista para o mercado
Como foi dito, a economia ainda não se recuperou completamente dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19 e o setor de construção civil foi afetado por várias crises durante este período, principalmente na oferta de matérias primas, como a escassez e aumento nos custos do aço observados ao longo de 2020.
Mesmo assim, o setor de construção civil está superando as expectativas com a retomada econômica. Segundo uma pesquisa recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil está projetando um crescimento de 4% em 2021, o maior crescimento desde 2013!
No começo do ano, essa previsão era de apenas 2,5%, mas o novo panorama do mercado mostrou que o setor é um dos primeiros a ter uma grande retomada no país, superando as expectativas de crescimento.
Sendo assim, a realidade mostra um grande otimismo para este setor no restante deste ano e para 2022.
Importações continuam em alta
As crises de abastecimento por conta da Covid-19 ainda prometem afetar o setor por mais que a recuperação esteja à vista. A falta e/ou o alto custo da matéria-prima continua sendo o principal problema enfrentado pelos empresários da construção. Essa nova realidade gera um aumento considerável no preço dos produtos.
Nesse cenário, a tendência é que o setor público sofra maiores consequências e tenha mais dificuldades no período. No entanto, da mesma forma que nos últimos dois anos, 2022 promete ser um ano de alta para as importações de materiais, que se mostram ainda muito necessárias para manter a demanda do mercado abastecida.
Tecnologia cada vez mais aliada
O crescimento populacional exponencial observado todos os anos faz com que novas demandas continuem abastecendo o setor da construção civil e em 2022 não será diferente.
Com isso, novas possibilidades serão exploradas no mercado da construção civil, que busca acompanhar essas mudanças.
Dentro deste contexto ganham cada vez mais espaço as tecnologias diretamente inseridas neste nicho da construção civil e que surgem para inovar e transformar os processos básicos. A tecnologia então torna-se uma grande ferramenta de inovação e tem conduzido o setor a novos horizontes.
Entre as principais tecnologias com expectativa de despontarem em 2022 podemos citar as de maior destaque:
Realidade aumentada – com o aumento das relações remotas nesses últimos 2 anos, tecnologias que ajudam na interação entre pessoas nesse cenário de distanciamento social ganharam muito espaço. Nesse sentido, a realidade aumentada surge como uma grande solução para o mercado da construção civil.
Essa tecnologia permite uma maior interação na hora de montar um projeto e facilita sua visualização ao tornar mais claras as delimitações de toda a estrutura mesmo à distância.
Essa imersão é feita a partir do uso de softwares de desenho que incluem imagens em 3D sobrepostas ao local da construção. Por meio dessa tecnologia, os colaboradores conseguem identificar melhorias e garantir a correção de problemas antes da efetiva construção, reduzindo o índice de erros e consequentemente os custos de maneira geral.
Digital Twin e BIM (Building Information Modeling) – Digital Twin é um conceito que pode ser traduzido ao pé da letra como gêmeo digital, e já está presente em diferentes áreas. No contexto da construção civil, essa tecnologia é usada de modo a auxiliar na hora de realizar os projetos além do papel e da caneta.
Ela segue uma linha muito semelhante à realidade aumentada e auxilia na representação de objetos reais no ambiente virtual, criando dados ou sistemas que se inspiram em outros projetos para a realização de um objetivo desejado.
O BIM é justamente uma ferramenta de digital twin que vem ganhando bastante destaque recentemente por sua funcionalidade extremamente relevante. Ele funciona basicamente como um facilitador na revisão de projetos em andamento antes da sua finalização.
Ele reúne em apenas um lugar e reproduz em fácil visualização, informações ricas de detalhes estruturais, elétricos e hidráulicos. Assim, é possível evitar o retrabalho, garantindo mais tempo e qualidade para o seu projeto.
Sustentabilidade e eficiência
A tecnologia é um grande motor de inovação e a inovação tem trazido fatores determinantes para o futuro do mercado da construção civil. Assim como em diversos outros setores, a sustentabilidade está em alta e diversas empresas estão buscando atualizar seus processos para ter mais eficiência e menos desperdício.
Entre as principais mudanças podemos destacar um investimento em mais segurança ao trabalhador, uma renovação e transformação do fluxo de trabalho para que seja mais automatizado, materiais que gerem maior vida útil às construções, um uso mais racional e inteligente dos recursos naturais e o desenvolvimento de processos de construção mais assertivos e eficientes.
Outro ponto de grande destaque é um investimento em transparência, com maiores demandas por relatórios em tempo real e a maior procura por plataformas de gestão mais modernas e completas.
Tudo isso leva o setor da construção civil a se modernizar e se adequar aos novos paradigmas do mercado de trabalho, que vem sofrendo profundas mudanças nos últimos anos.
Mão de obra qualificada é cada vez mais valiosa
Como ficou claro, o setor de construção civil está projetado para crescer bastante ao longo do final deste ano e começo de 2022. Isso significa, que o número de obras e projetos realizados no Brasil deve ser crescente e que o mercado mais do que nunca estará em busca de mão de obra.
Assim, um dos grandes desafios será reter mão de obra de alto nível, já que a qualidade da mão de obra de construção civil no país tem se mostrado bastante precária. Dessa forma, com o crescimento de obras, vai ser cada vez mais difícil encontrar uma mão de obra qualificada para trabalhar e garantir as entregas necessárias.
Por conta disso, aumentará o interesse das construtoras por empresas de terceirização e afins, capazes de auxiliar no processo de obtenção de mão de obra qualificada e ajudando as empresas a acelerarem e simplificarem seus processos de maneira a impulsionar o crescimento deste mercado.
A Russel tem mais de uma década de experiência no mercado de terceirização e entrega um serviço eficiente e prático de contratação realizado 100% online e com profissionais para todos os segmentos, incluindo construção civil.
Para saber mais, converse com um dos nossos consultores ou visite nosso site e contrate agora!
Rio de Janeiro: (21) 2223-0397 | São Paulo: (11) 2892-4975 / (11) 2548-6510 / (11) 3138-6120
Espírito Santo: (27) 3029-3188 | Minas Gerais: (31) 3657-9553
Paraná: (41) 3222-1356 | Bahia: (71) 3043-6152
Republished by Blog Post Promoter