Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas buscam em seus fornecedores o Certificado de Qualidade ISO 9001, que comprova a eficiência da empresa em suas atividades. Você sabe sua importância?

 

O ISO 9001 é a padronização de um produto ou serviço. Tendo como objetivo adquirir a confiança do cliente, a partir do momento em que por ele é atestado a qualidade do que será oferecido, através da sua repetição na forma de produção ou execução.

 

Princípios

Ela conta com 8 princípios de qualidade. Esses requisitos provém de experiências vividas pelas organizações que desejam o certificado. Desta forma cada um deles passa por uma análise para que haja a implementação do modelo. Sendo eles:

  • Foco no Cliente:

    Os funcionários devem trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e agradável.  Sem eles a empresa não obteria a sua fidelização;

  • Liderança:

    Deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;

  • Abordagem de Processo:

    É a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada;

  • Abordagem Sistêmica para a Gestão:

    Os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faz parte do sistema interaja. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;

  • Envolvimento das Pessoas:

    Conforme explica o conceito de Gestão da Qualidade, a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa;

  • Melhoria Contínua:

    Nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade;

  • Abordagem Factual para Tomada de Decisões:

    Através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;

  • Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores:

    Tanto funcionários, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.

 

Como implantar a ISO 9001?

“Inicialmente é feito um diagnóstico por um especialista da norma e elaborada uma proposta comercial para a empresa. Após isso, é criado um cronograma de atividades do cliente (empresa), de acordo com a norma. O especialista a implanta por meio de consultoria e treinamento. Em um segundo momento, é realizada uma auditoria interna e, posteriormente, uma pré-auditoria, que pode ser opcional. Um organismo certificador realiza uma auditoria de certificação e se tudo estiver conforme a NBR ISO 9001, a empresa recebe o certificado.”

(http://gestao-de-qualidade.info)

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento de mão de obra e possui o Certificado ISO 9001 que garante qualidade em seus processos internos. Atuando no mercado a mais de 14 anos, oferece a implementação qualificada em até de 48h.

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