Você já deve ter ouvido falar em terceirização, não é mesmo? Esse modelo organizacional existe a muito tempo mas mesmo assim ainda gera dúvidas em algumas pessoas pois é um mercado muito amplo. Se você é uma dessas pessoas, está na hora de tirar todas as suas dúvidas!

 

Vamos entender um pouco mais?

 

O que é a terceirização?

A terceirização, na prática, nada mais é do que o processo de transferência de certos processos de uma empresa para outra empresa. Normalmente, as atividades terceirizadas são as atividades-meio, atividades que não fazem parte do foco principal de lucro da empresa, mas são necessárias para o funcionamento das operações.

Pense em uma loja de roupas, seu objetivo final é vender as peças certo? Isso significa que essa é sua atividade-fim. No entanto, para a loja funcionar, são necessárias muitas outras atividades complementares, como uma equipe que faça a limpeza, e funcionários de logística que levem os produtos até a casa dos clientes, essas são as atividades-meio.

A empresa especializada em terceirização servirá então para assumir as responsabilidades por essas atividades-meio, e dessa forma, a empresa que terceirizou terá disponibilidade para dedicar-se apenas as suas atividades-fim.

 

De que maneira é aplicada?

O processo de terceirização consiste basicamente na contratação de empresas especializadas que serão responsáveis por disponibilizar mão de obra qualificada para diversas atividades.

A empresa cliente, ao entrar em contato com a empresa especializada em terceirização, passa uma demanda de serviço específico e recebe um orçamento baseado no tipo de profissional que vai precisar e por quanto tempo vai precisar dele. Com o orçamento aceito, cabe a empresa de terceirização escolher entre sua gama de colaboradores, os profissionais que mais se adequam ao perfil da demanda. 

A questão central desse tipo de gestão, é que esse profissional implantado em outra empresa não terá qualquer vínculo direto com ela, sendo de total responsabilidade da empresa de terceirização. Atualmente a terceirização pode ser considerada um meio moderno de gestão de empresas, pois traz diversos benefícios  em relação ao aumento da produtividade interna e as questões burocráticas que envolvem qualquer processo de contratação..

 

Terceirizar no Brasil

A terceirização no Brasil é apenas uma amostra de uma tendência que está tomando conta do mercado de trabalho em escala mundial.

Essa relação de trabalho teve suas origens por aqui entre os anos 50 e 60, com as primeiras indústrias de automóvel. Inicialmente, a terceirização no Brasil se baseava em serviços de conservação, limpeza e vigilância, e aos poucos foi se expandindo para demais setores e hoje já pode ser feita em praticamente qualquer segmento da nossa economia.

Primeiramente o trabalho terceirizado temporário foi regulamentado pela Lei do Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas (Lei nº 6.019/1974), seguida pela Lei nº 7.102/1983, que passou a autorizar também o trabalho terceirizado permanente. Por fim, a Lei nº 8.987/1995 foi determinante para a definição da regulamentação para a prestação de serviços públicos.

Mas a terceirização no Brasil se consolidou de fato em 2017, quando foram aprovadas a Lei da Terceirização e da Reforma Trabalhista. Com essa nova lei aprovada pelo ex-presidente Michel Temer, as empresas passaram a ter direito de terceirizar funcionários relacionados também com as atividades-fim e não mais apenas às atividades-meio.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por volta dos 22% dos trabalhadores formais hoje no Brasil são terceirizados, e esse número só tende a aumentar.

 

Cenário atual 

O que se vê hoje no mercado nacional, é um mercado de terceirização aquecido e cada vez mais consolidado, com empresas especializadas de bastante destaque no setor. 

Por conta disso, a modalidade tem se popularizado e os custos diminuindo, tornando o acesso a esse tipo de serviço mais acessível para empresas de qualquer tamanho. No entanto, a legislação do trabalho nesse sentido é rigorosa, e atua com foco em investigar se a empresa está realmente contratando terceirização para ter bons resultados com as atividades-meio ou se está apenas tentando evitar o vínculo empregatício com o trabalhador, que gera obrigações como impostos, por exemplo. 

 

As principais vantagens da terceirização incluem: 

  • Redução dos custos operacionais;
  • Otimização dos serviços;
  • Priorização dos investimentos;
  • Equipe qualificada em todas as áreas;
  • Aumento na produtividade.

Terceirizar acaba sendo uma escolha acertada na maioria dos casos, mas para realizá-la é necessário fazer uma boa pesquisa sobre quem será a empresa parceira nessa empreitada. Ela possui experiência no mercado e algum Certificado de Qualidade como o ISO9001? Fornece a mão de obra com agilidade?

 

A Russel Serviços atua há mais de 15 anos no mercado e se destaca pela qualidade e velocidade na implantação dos profissionais: em até 48 horas você tem o profissional trabalhando já com documentação completa, além de encargos, uniformes e benefícios.

Deseja receber um contato de nossos consultores?

Entre em contato com os consultores da Russel através do e-mail: contato@russelservico.com.br ou através dos telefones:

Rio de Janeiro: (21) 2223-0397

São Paulo: (11) 2892-4975 / (11) 2548-6510 / (11) 3138-6120

Espírito Santo: (27) 3029-3188

Minas Gerais: (31) 3657-9553

Paraná: (41) 3222-1356

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *