“Anualmente, aproximadamente 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo e 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais surgem, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ainda segundo a OIT, há o registro de mais de 2 milhões de mortes relacionadas aos acidentes de trabalho, das quais 1,574 milhão ocorreram por doenças ocupacionais, 355 mil por acidentes e 158 mil por acidentes de trajeto.”

(www.portaleducacao.com.br)

 

Muitas pessoas ainda não sabem qual a real função da Segurança do Trabalho dentro das empresas, por isso resolvemos ajudar. No geral podemos dizer que a função exercida na Segurança do Trabalho é de prevenir a saúde e integridade física dos funcionários de uma empresa, que em consequência acarreta vantagens para os empregados bem como para a empresa, aumentando sua produtividade e rentabilidade.

 

Por que implantar Segurança do Trabalho em sua empresa?

 

Ao estabelecer este modal dentro de uma empresa é preciso considerar os porquês e para qual utilidade será essa implantação. Podemos considerar diversas, tais como: a melhoria do bem estar dos colaboradores e disponibilização de cuidados médicos. Além de beneficiá-los diretamente, irá aumentar a produtividade do seu negócio.

 

Evitar acidentes de trabalho também é uma das principais funções, assegurando que o trabalhador sempre esteja com equipamento de segurança adequado e que todo o material usado por ele esteja em perfeitas condições. Com isso evita-se as denominadas “doenças ocupacionais”, decorrentes das más execuções em um ambiente de trabalho despreparado.

 

Quais as funções de um Técnico em Segurança do Trabalho?

 

Dentre a funções que podem ser exercidas por eles, separamos algumas de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE):

 

  • Informar o empregado, através de um parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização;
  • Executar procedimentos de segurança e higiene do trabalho. Avaliar os resultantes alcançado adequando-os estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação beneficiando o trabalhador;
  • Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos. Utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, visando evitar acidentes de trabalho, doenças profissionais e do trabalho;
  • Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene dos trabalhos previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço.

 

Terceirização de Técnico em Segurança do Trabalho

 

Terceirizar é uma prática que vem se tornando comum no Brasil. Inúmeras vantagens são garantidas, inclusive na contratação de um técnico em segurança do trabalho. Ao realizar a contratação terceirizada é garantido a aquisição de mão de obra competente e qualificada, além da redução de custos e burocracia nas contratações.

 

 

Muitas empresas no mercado terceirizam técnicos de segurança com a Russel Serviços. Há 14 anos no mercado, a Russel oferece o melhor serviço de implementação de mão de obra em 48h. Além de possuir Certificado de Qualidade ISO9001 e se destacar por ter lançado o primeiro e-commerce de mão de obra do Brasil.

Entre em contato com os consultores da Russel através do e-mail: contato@russelservico.com.br ou através dos telefones:

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Espírito Santo: (27) 3029-3188

Minas Gerais: (31) 3657-9553

Paraná: (41) 3222-1356

 

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