terceirizacao nao reduz salarios

A ideia de que a terceirização de mão de obra é informal e precariza salários e benefícios de trabalhadores é um mito. Recentemente, a USP divulgou um estudo, realizado entre 2007 e 2014, comprovando que a terceirização no Brasil é concentrada em áreas de limpeza, segurança e telemarketing, cargos que possuem remuneração mais baixas. A pesquisa mostra que a realidade é distorcida quando a remuneração desses profissionais é comparada com outros trabalhadores com cargos de maiores salários.

Cerca de 6% dos trabalhadores brasileiros são terceirizados segundo o PNAD 2015. De acordo com pesquisas do IBGE a terceirização é a atividade que mais gera emprego no Brasil. Pois, dinamiza a economia, alocando mão de obra mais facilmente em momento que empresas buscam profissionais qualificados e ao mesmo tempo precisam cortar custos para driblar a crise e seguir competitivamente no mercado.

Direitos dos trabalhadores terceirizados

Para esclarecer e desmistificar a demonização do serviço terceirizado, vamos expor os direitos legais dos profissionais dessa categoria. Confira!

– Direito ao contrato formal, igual ao profissional admitido de forma direta;
– Direito a férias;
– Direito a 13º salário;
– Direito a adicionais de insalubridade e periculosidade (se for o caso);
– Direito a FGTS;
– Direito a garantias de segurança e saúde no trabalho e todos os demais direitos previstos em lei;
– Além de possuir garantias de livre associação ao seu respectivo sindicato, ganhando proteção sindical.

Os benefícios de contar com empresas de terceirização de mão de obra

Para as organizações, terceirizar é sinônimo de economia e praticidade. Pois, ela pode contratar sob demanda específica  e se isenta das despesas de contratação e demissão de funcionários, como por exemplo, triagem de profissionais, exames admissional e demissional, e multa de rescisão. A responsabilidade burocrática, administrativa e dos encargos é da instituição terceirizada. No entanto, antes de contar com profissionais terceirizados é preciso se certificar que a empresa terceira é de confiança. Alguns critérios devem ser pesquisados pelo gestor na hora de contratar a organização que irá fornecer mão de obra, como: tempo de mercado, clientes, prêmios e certificados.

Na Russel Serviços, por exemplo, não há espaço para informalidade. Profissionais capacitados e qualificados são entregues em até 48 horas com toda a documentação necessária, exame médico, encargos e benefícios. A Russel livra a empresa parceira de possíveis passivos trabalhistas e garante a carteira assinada do funcionário. Há 12 anos no mercado, já recebeu prêmios e certificados que afirmam a qualidade do trabalho.

A Russel possui o primeiro e-commerce de mão de obra operacional e atua em diversos segmentos, como: Construção Civil, Petróleo e Gás, Eventos, Hotelaria, Varejo, Logística, entre outros. Clique aqui para saber quais profissionais sua empresa pode contratar com a Russel Serviços.

Republished by Blog Post Promoter