a etica na logistica

a etica na logisticaTodo profissional deseja ter uma carreira longa, respeitada e sólida. Alcançar esses três objetivos pode parecer fácil para aquele trabalhador visionário, que se dedica e se especializa em sua área. Porém, na prática, a técnica e experiências não definem o sucesso de um profissional, pois, apesar disso, ele precisa ser ético. O profissional que atua na Logística Empresarial deve agir corretamente com colegas de trabalho e clientes, mas sua ética é colocada à prova, principalmente, com fornecedores, que muitas das vezes causam situações embaraçosas.

As rotinas logísticas podem impactar em lucro ou prejuízo, afetando diretamente ao bom funcionamento da empresa e/ou setor. Por isso, agir com ética é “pilar” de um bom administrador de logística. A ética profissional preza pelo cumprimento das obrigações e atendimento correto dos clientes, dentro das normas estabelecidas e traz valores como dignidade humana, auto-realização e sociabilidade.

Hoje, vivemos e presenciamos uma alta competitividade entre empresas e trabalhadores que buscam ferozmente seu lugar ao sol, e por vezes colocam à risca a ética, que precisa sobressair em todas as situações. A seguir vamos apresentar algumas dicas que todo trabalhador deve seguir para manter uma postura ética profissional. Confira!

– Ser altruísta, isto é, não ser egoísta, individualista, é estar tranquilo com a consciência pessoal;
– Ser honesto em qualquer situação. A credibilidade é fruto da franqueza;
– Ter coragem para assumir decisões, mesmo que seja preciso ir contra a maioria;
– Ser tolerante e flexível. Saber ouvir sem pré-julgamentos;
– Ser íntegro. Agir conforme seus princípios;
– Ser humilde. Ter a consciência de que o sucesso individual é resultado do trabalho de uma equipe;
– Agir de forma correta em prol dos interesses organizacionais;
– Assumir uma postura proativa na construção da consciência e responsabilidade social.

Agora veja as diretrizes da ética em Compras e Vendas, que todo gestor de logística deve seguir:

– As políticas praticadas no departamento de vendas deverão ser as mesmas praticadas pelo de compras;
– Não aceitar presentes, material promocional sem nota fiscal e troca de serviços de fornecedores;
– Além de não aceitar a troca de presentes por parte de fornecedores, a empresa também não poderá oferecer presentes ou materiais;
– Não realizar pequenos pagamentos “por fora”.

Concluímos que, manter uma empresa com posicionamento ético vai depender de cada indivíduo que a compõem, e para isso é preciso contar com trabalhadores capacitados que tenham a postura correta diante dos conflitos diários. Porém, um dos desafios que os gerentes de logística enfrentam é a aquisição de mão de obra capacitada, com princípios éticos, para estruturar sua equipe. Para saber como identificar e contratar o profissional de logística ideal, clique aqui!

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