O setor de logística vem ganhando muita força no contexto empresarial. Isso porque as organizações começaram a perceber que uma estratégia consistente de organização e transporte poderia reduzir muito os custos. Dessa maneira, a logística se tornou parte fundamental da estratégia de todo negócio. Essa ascensão modificou também o comportamento do profissional de logística, que precisa ter características e comportamentos específicos para se destacar.
Pratique o que você aprendeu na faculdade
O número de vagas de emprego na área de Logística tem ultrapassado o número de candidatos qualificados. Porém, isso não significa que ao sair da faculdade você encontrará emprego facilmente. Apesar da falta de profissionais, o mercado tem exigido cada vez mais candidatos com alguma experiência, mesmo que seja um estágio não remunerado. Por isso, no momento em que você ingressar neste curso superior comece a buscar por estágios, participe dos projetos de extensão que a faculdade oferecer e, claro, estude projetos alternativos para aplicar os conhecimentos que você adquiriu em sala de aula. No futuro, sem dúvida, essas experiências serão extremamente úteis para você. Pode confiar!
Inclua no seu currículo suas atividades práticas
Pode parecer óbvio, mas sempre inclua todas as suas atividades no seu currículo. Fez alguma contribuição em um projeto? Participou de uma pesquisa sobre soluções mais econômicas? Teve resultados surpreendentes durante o projeto de extensão? Anote suas percepções e as inclua no seu currículo. Acrescentar essas competências em seu currículo deixará o seu perfil mais profissional, podendo atrair oportunidades bem melhores do que você imagina.
Conheça o negócio em que está inserido
Antes de ir para entrevista e mesmo depois de conseguir o emprego, ou estágio, pesquise toda informação possível sobre o negócio em que você está prestes a se inserir. É uma indústria de calçados? Uma empresa de transporte de peças? Uma distribuidora de alimentos ou bebidas? Estude o nicho. Vale a pena visitar o site da empresa, conhecer os seus objetivos, valores e ambiente de trabalho, saber quem são os seus principais concorrentes, de que forma estão atuando, se o mercado está ou não instável para determinado produto ou se a tendência é que esse mercado se expanda ainda mais. Você verá que esses conhecimentos farão uma enorme diferença no momento da entrevista e, principalmente, depois da contratação. Aproveite todos os benefícios da web!
Seja curioso e demonstre o seu interesse em aprender
Essa premissa é básica para qualquer profissão, porém, na área de Logística ela é mais do que fundamental. Isso porque as estratégias de organização, armazenagem e transporte variam de acordo com cada produto. Não se armazena uma peça de um automóvel da mesma maneira que um saco de cimento ou um alimento, por exemplo. Por isso, o profissional precisa ser muito curioso, observar cada etapa do processo como um todo e questionar sempre que tiver dúvidas. Essas práticas além de enriquecer o seu repertório, fará também com que as pessoas percebam o quão interessado você está em trazer resultados para empresa. Lembre-se: estratégias iguais não geram resultados diferentes. Então, pergunte, sugira novas alternativas e não tenha medo nunca de errar, sem pelo menos tentar antes.
Tenha disponibilidade
A área de Logística envolve o transporte e a armazenagem de vários tipo de produtos, muitos deles com horários alternativos de transporte, como a noite ou durante a madrugada. Imagine que o mercado de trabalho já está difícil para encontrar profissionais qualificados, imagine, então, para trabalhar fora do horário comercial tradicional. Caso surja uma oportunidade dessas para você, não a desperdice. Ter disponibilidade para fazer turnos extras ou até mesmo indicar colegas para o trabalho ajudará você a ganhar credibilidade dentro da empresa e assim, quem sabe assumir cargos cada vez mais importantes.
Mantenha-se SEMPRE atualizado
Para se dar bem em Logística, não basta estudar apenas para a entrevista de emprego. Para se tornar um profissional qualificado, você precisará fazer cursos regularmente, buscar especializações, participar de congressos e, claro, estar sempre atento às notícias sobre a área e o mercado em que atua.
Fonte: Blog da Graduação Centro Universitário de João Pessoa
Republished by Blog Post Promoter